Powered By Blogger

5/04/2017

PRECAUÇÃO


GOOGLE deve mudar buscas para combater notícias falsas e conteúdo ofensivo




Com objetivo de evitar notícias falsas e conteúdo ofensivo, o Google anunciou na última semana, que mudará a forma como oferece a classifica as buscas em seu site. A novidade inclui alterações no algoritmo usado pela empresa para apresentar os resultados das pesquisas, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários mais opções para sinalizar conteúdos inapropriados, inclusive nas sugestões que o buscador faz quando é digitada uma consulta. As informações são do site G1.
“Nossos algoritmos ajudam a identificar fontes confiáveis entre as centenas de bilhões de páginas em nosso registro. No entanto, parece que pequena parte das consultas em nosso tráfego diário (cerca de 0,25%) vêm proporcionando conteúdo ofensivo ou claramente enganoso, que não é o que as pessoas estão buscando”, declarou o vice-presidente de engenharia do Google, Ben Gomes.
De acordo com o executivo, a empresa está em busca de acabar com as novas maneiras com que as pessoas tentam jogar com o sistema. Para ele, o mais destacado destes fenômenos é o das notícias falsas, quando o conteúdo na rede contribui para a disseminação de informações descaradamente enganosas, de baixa qualidade ou ofensivas.
Tanto o gigante das buscas, quanto a rede social Facebook tomaram medidas nos últimos meses para reduzir a difusão de informações falsas. As iniciativas surgiram após o rumor de que as notícias fake possam ter influenciado os eleitores e internautas durante a campanha presidencial americana de 2016.

Ainda segundo Gomes, com esta última iniciativa anunciada, o Google pretende que “pessoas reais avaliem a qualidade dos resultados de busca” e façam comentários e avaliações sobre eles. O profissional destacou também que a mudança nos algoritmos do pesquisador pretende “ajudar a que venham à tona mais páginas oficiais e a rebaixar os conteúdos de baixa qualidade”.

Nenhum comentário: