Powered By Blogger

10/08/2016

ICOARACI - 147 ANOS


Lembrand0 EVANDRO BONNA





“Aos que nos antecederam, agradecemos o trabalho e o exemplo; à posteridade, com orgulho, entregamos os alicerces da grande Icoaraci do futuro”.


Inscrição de autoria do engenheiro civil EVANDRO 

SIMÕES BONNA - falecido há dois anos - o maior “subprefeito” que a minha Vila Sorriso:Icoaraci - e por tabela - Outeiro tiveram nesses últimos 50 anos, gravada numa plaza de bronze, colocada no rodapé do monumento, alusivo ao I Centenário de Icoaraci em 1969.
Mas que monumento é esse que a grande maioria dos icioaracienses não sabe, ou nunca ouviu falar?
Ele está localizado na Praça Paes de Carvalho ao lado da Matriz de São João Batista e Nossa Senhora das Graças plantado por sobre um pedestal corroído pelo tempo, sem manutenção e completamente esquecido de tudo e de todos.
Ø O monumento da maior efeméride ocorrida em Icoaraci nesses últimos 47 anos foi criado e erigido para lembrar a grande data.
Concebido, desenvolvido e construído pelo próprio Evandro Bonna, era um obelisco de 30 metros de altura em forma ogival recortado - como se fora duas mãos postas em direção ao Senhor rogando pelo futuro da minicidade centenária. No alto havia a marca do evento em bronze reforçado: duas rodas dentadas acopladas e cortadas por uma tinha horizontal. No centro da primeira havia uma linha vertical simbolizando o numero 1 estilizado. O “1” as duas rodas com o número 100 em bronze.
A obra de Bonna foi resultado de um concurso de desenhos e motivos para o futuro monumento do centenário, lançado entre as escolas icoaracienses dois meses antes de 8 de outubro, ou seja, em agosto.
O desenho, aprovado por Evandro Bonna e a Comissão do Centenário - nas caraterísticas citadas, foi de autoria de um estudante do 3º ano ginasial do Colégio Estadual Avertano Rocha.
Na manha de um sol incremente no dia 08 de outubro, às 10 horas o prefeito Stélio Maroja, acompanhado de todo seu secretariado, o subprefeito” Evandro Bonna, a Primeira Dama Mízar Bonna, Monsenhor José Maria Azevedo e os componentes da Comissão Executiva inauguraram o monumento do Iº Centenário de Icoaraci no inicio da Praça Paes de Carvalho.
O “monumento do centenário" ficou por muito tempo no local inicial.
Na gestão do prefeito Augusto Rezende – de saudosa memória – mudou de posição. De acordo com o Projeto de Reurbanização da Praça da Matriz e ajardinamento da Praça Paes de Carvalho – estabelecido em conjunto com o agente Armando Tavares -, o prefeito achou por bem modificar o monumento, fazê-lo um pouco menor e colocá-lo no meio do logradouro obedecendo todas as características originais.
Durante os quatro anos da administração Augusto Rezende o marco do centenário foi muito bem cuidado. Quase toda semana era limpo pelos trabalhadores da Agência Distrital supervisionados, pessoalmente, pelo então agente Armando Tavares.
Com o advento da administração Edmilson Rodrigues o monumento-orgulho de Icoaraci foi esquecido, abandonado, entregue à própria sorte e está caindo os pedaços e ninguém se lembra que ele existe.
Até mesmo a placa de bronze, sumiu... ninguém sabe, ninguém viu.


Que falta faz Evandro Bonna!

Nenhum comentário: