Powered By Blogger

5/08/2016

LAZER


CONJUNTO PROMORAR ganha praça com Academia ao Ar Livre

    Foto: Uchôa Silva/Comus 

D
ono de uma lanchonete há 30 anos, seu Antônio Gomes de Oliveira, 75, não escondeu a emoção de receber nesse sábado/7, da Prefeitura de Belém, a chave para trabalhar em um novo ponto, totalmente reformulado, que foi entregue junto com a inauguração da praça do conjunto Promorar, na rodovia Arthur Bernardes.
“Eu estou vivendo um sonho. Nem acredito que estou vendo essa praça tão bonita, onde as crianças vão poder brincar e ainda lanchar aqui no meu estabelecimento, de forma segura. A nova praça virou um verdadeiro espaço para a família”, afirmou Antônio.
Antigamente, a área chegou a servir de estacionamento para carretas, além de um lamaçal que durou simplesmente 35 anos.Com a nova praça, a população foi beneficiada com urbanização e um espaço de esporte e lazer em uma área de quase dois mil metros quadrados, composta por playground, quiosque para lanchonete com banheiro, bancos em concreto, lixeiras, área de passeio, meio-fio e calçadas com piso tátil para pessoas com deficiência.
No local foi implantada nova iluminação pública com luminárias de luz branca, que vai auxiliar na garantia de mais segurança à população. Além disso, foi realizado um projeto de paisagismo, com várias espécies de plantas e grama, que embelezaram ainda mais a praça. “É uma grata satisfação entregar esse novo espaço de lazer para os moradores do bairro e adjacências. É um esforço grande que estamos fazendo neste momento de crise pelo qual passamos com a economia, mas temos feito um esforço grande para continuar cumprindo com nossas obrigações. E é neste contexto que estamos aqui entregando mais esta obra para a população”, disse Zenaldo.
O gestor municipal afirmou, ainda, que a parceria com a comunidade é fundamental, principalmente em relação à preservação da praça. “Antigamente aqui tinha um grande acúmulo de lixo, buracos e os moradores pediam a construção de uma praça, e hoje estamos entregando. Por isso, é muito importante que a gente tenha cuidado e zele por ela”, enfatizou.
Para a dona de casa, Raquel Pena, de 37 anos, a praça deixou de ser um local apenas para pegar ônibus. “Antigamente nós tínhamos receio de ficar no local por muito tempo, pois era escuro e degradado, o que influenciou muitos assaltos, mas agora me sinto tranquila para vir passear à noite e até mesmo entrar para o grupo da academia da praça”, afirmou.
Qualidade de vida - A comunidade conta, a partir de agora, com uma Academia ao Ar Livre contendo 14 equipamentos para a prática de exercícios físicos. “O projeto visa levar qualidade de vida por meio do exercício, e hoje estamos aqui entregando mais uma academia, com carga de acordo com a capacidade física de cada usuário, e teremos um educador físico orientando os usuários durante a semana”, afirmou Edson Padilha, coordenador do projeto Academia ao Ar Livre, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel).
A obra, iniciada em fevereiro, teve o custo total aproximado de R$ 250 mil e foi executada em conjunto pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Sejel), Meio Ambiente (Semma) e Urbanismo (Seurb).

__________________
­­­­Karla Pereira

Nenhum comentário: