Powered By Blogger

3/01/2016

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Moradores de Outeiro recebem serviços do “Ação Mulher
 Foto: José Pantoja
Cerca de 500 moradores da ilha de Caratateua (Outeiro) participaram na manhã desta terça-feira, 1º, do “Ação Mulher”, mobilização integrada para prestação gratuita de serviços de saúde e cidadania à população levada às instalações da Escola Bosque. A programação reuniu técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fundação Pro Paz, Defensoria Pública do Pará, Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Instituto Embelleze e Serviço Social do Comércio (Sesc).
Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o conjunto de ações oferecido pela Sespa ofertou testes rápidos para hepatite B, HIV e sífilis, consultas médicas e orientações para o combate à dengue, zika e chikungunya, prevenção do câncer de mama, Doenças Sexualmente Transmissíveis e planejamento sexual e reprodutivo.
Integrante do colegiado gestor da Sespa, o médico Helio Franco foi conferir as atividades e elogiou o esforço dos envolvidos no reforço do atendimento em atenção primária que, segundo ele, pode resolver até 85% dos problemas de saúde. “O que temos aqui são linhas de prevenção que ajudam a alertar a população para que adote uma postura preventiva, evitando complicações que podem causar ainda mais transtornos e acarretar gastos públicos”, explicou.
Uma das organizadoras da ação, a coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Gabriela Góes, agradeceu a atuação de todos os órgãos envolvidos na ação, sobretudo os integrantes da Escola Bosque, pela mobilização da comunidade. Segundo ela, ações como essa são importantes porque também estimulam a adoção do sexo seguro, ajudam a esclarecer dúvidas e orientam o cidadão para o acesso aos serviços de saúde.
Ao longo de toda a manhã, foram ofertadas doses de vacinas contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos aplicadas pela equipe da coordenação de Imunização da Sesma. Em princípio, o serviço ficaria restrito às mulheres e adolescentes, mas a organização decidiu ampliar o público-alvo e liberou as senhas também para os meninos e homens adultos, de acordo com a necessidade. 
A Fundação Pro Paz atuou na emissão de documentos como RG, certidão de nascimento e carteira de trabalho. Para o “Ação Mulher”, a Defensoria Pública levou às mulheres do Outeiro atendimento jurídico gratuito, enquanto o Instituto Embelleze ofereceu cortes de cabelos e palestras sobre higienização capilar. Durante a programação, que encerrou ao meio dia, o Sesc disponibilizou um escovódromo para auxiliar na orientação sobre higiene bucal.
Videoconferência - Ainda em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Sespa reproduzirá a videconferência “Saúde das Mulheres no Contexto da Microcefalia”, que será transmitida nesta quarta-feira/2, pelo Ministério da Saúde, das 14h às 17h (horário de Brasília), da sala da Coordenação de Tecnologia e Informática em Saúde da Sespa, localizada à avenida João Paulo II, entre travessas Vileta e Humaitá, em Belém.
A transmissão também poderá ser acompanhada, em tempo real e sem interação, por meio de qualquer computador com acesso à internet. Basta o internauta acessar o site http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal. O acesso deve ser feito utilizando-se o navegador Internet Explorer.
Serviço: 
Mais informações sobre a videoconferência com a equipe da Coordenação Estadual de Saúde da Mulher, pelo fone (91) 4006-4293.
______________
Mozart Lira
Agência Pará



 

Nenhum comentário: