Powered By Blogger

1/03/2016

CARNAVAL EM ICOARACI



CANAL 19, aos 56 anos, homenageará os 400 anos de Belém 



O Canal 19, em 2014, homenageou  o Payssandu  Sport Clube  


A
 Associação Carnavalesca Canal 19 - uma das mais simpáticas de Icoaraci que completou no dia 1º de Janeiro 56 anos -, se prepara para o Carnaval da Vila Sorriso, com uma homenagem aos 400 anos de Belém, através do enredo “Dos Tupinambás e Forte do Presépio a grandiosidade de Belém do Pará."
 A criação é do carnavalesco Manoel Paes, que nos últimos anos vem dando a sua parcela de colaboração à escola do “canto” da Rua Padre Júlio Maria (3ª. Rua) com a Travessa Itaboraí, bairro do Cruzeiro, graças ao esforço do presidente Fernando de Jesus Ferreira Guimarães, o popular Fernandão do Canal 19.
Origem – O Canal 19 foi fundado no dia 1º de janeiro de 1960, por um grupo de amigos. O Bloco Carnavalesco Canal 19, foi assim denominado devido ao advento, na época, do surgimento dos primeiros canais de televisão no país - e em Belém -, inclusive o Canal 2 – TV Marajoara e o 4, TV Guajará. Esse grupo de amigos costumava se reunir nos finais de semana para o tradicional bate-papo, troca de informações e o derramamento de várias “Cerpas”...  daí surgiu o nome Canal 19, inclusive porquê os seus integrantes eram em número de dezenove pessoas.
Nos primeiros anos, ainda como bloco de sujos, seus componentes improvisavam com latas e couro de animal, vários instrumentos de percussão, saindo aos domingos num arrastão que mobilizava uma verdadeira multidão de foliões pelas ruas da Icoaraci, - que ainda não era Vila Sorriso.
“Com o passar dos anos, tal manifestação tornou-se uma importante tradição, que dura até os dias de hoje! Ganhou o primeiro título do carnaval em 1982, como Bloco de Empolgação; deu importante contribuição à cultura de Icoaraci, fazendo a alegria de seus brincantes” festeja Fernando Guimarães. A partir de 1990, de acordo com a aprovação de todos, passou a ser denominada Associação Carnavalesca Canal 19.
Em 1998 se transformou em Bloco de Enredo, sagrando-se tricampeão em 2000, e no ano seguinte passou para categoria de Escola de Samba. Em 2004 contou sua própria história no carnaval de Icoaraci com o enredo, do sujo a empolgação, hoje escola de tradição, observando as cores tradicionais do Canal 19, que são vermelha, branca e amarela.
Com o seu primeiro presidente eleito por voto direto em outubro de 1981, Fernando Guimarães, o Canal 19 ganhou o primeiro título de campeão do Carnaval de Icoaraci. Com o enredo “As maravilhas do Largo da Matriz", de autoria do próprio presidente e Xaxá.
Em 2014 prestou homenagem ao Payssandu Sport Clube, como enredo “Payssandu”, 100 anos de paixão de um grande campeão”. No ano passado defendeu o tema “No meu Carnaval tem folclore, forró e fuzuê... quero dançar com você.”

Samba-enredo

Dos Tupinambás e Forte do Presépio
A Grandiosidade de Belém do Pará

Autores: Xaxá e Haroldo do Cavaco

Terra de índios tupinambás,
Que combateram toda invasão
De Cabanagens e cabanos
Bravos guerreiros da população
Forte do Presépio
Sua primeira edificação
Metrópole da Amazônia
De braços abertos pra ti meu irmão
Ao som lundu e carimbó
Brega, calipso e batidão.
Pai D´égua é tomar açaí
Com pirarucu, charque ou camarão
Tem maniçoba, pato no tucupi,
Tacacá, vatapá, piracuí
O amanhecer é lindo
E grande movimentação
Aos pés do Paço da Ladeira
O pôr-do-sol... contemplação
O vai-e-vem do mercado de peixe
No Ver-0-Peso tem viração
Caminhos da Virgem de Nazaré 
que com o seu manto nos dá proteção
Teatro da Paz e seus artistas
Icoaraci vem exaltar
Com cores, sabores e odores
Canal 19 é Belém, é Pará.
            Banhada pelo rio Guamá
            A beijá-la baía do Guajará
            Ornada por túneis de mangueiras
            Quatrocentona Belém do Pará


Um comentário:

Thomas Oliveira disse...

Qual é a data do desfile de Icoaraci?