Powered By Blogger

2/06/2015




AFAI promove ´Campeonato dos Novos´ a partir de março


A
ssociação de Futebol Amador de Icoaraci/AFAI, fundada no último dia 06 de janeiro com o objetivo de resgatar e reativar de futebol amador de Icoaraci, Outeiro, Tapanã, Tenoné e adjacências dá o pontapé inicial em suas atividades. Em 1º de março será lançado o Campeonato de Novos que inicia uma série de atividades esportivas que serão desenvolvidas ao longo de 2015, sempre nos finais de semana no Estádio Abelardo Conduru, do Pinheirense Spot Clube, a Rua Santa Isabel, 6ª Rua de Icoaraci.
De acordo com o capitão PM e engenheiro Sérgio Ramos, idealizador e presidente da AFAI, “esporte é uma das principais ferramentas na busca pela melhoria da qualidade de vida. Por meio dele, é possível trabalhar o relacionamento interpessoal, melhorar a autoestima, aprimorar a saúde mental e física, além de aperfeiçoar o autoconhecimento e a capacidade de superar diferentes obstáculos que aparecem enquanto a vida durar”
E prossegue: “A nossa turma, por exemplo - com a finalidade de incentivar as crianças, jovens e adultos do nosso distrito a praticar o esporte saudável - tendo como referência o esporte-rei, o futebol- , desde o começo do ano passado se reuniu e propôs a realização de um Campeonato de Super Masters, o popular “Cinquentão”, que reunisse atletas com idade acima de 50, mas que nunca deixaram de praticar o futebol. Detalhe: com a cara e coragem.”
Sérgio explicou que a turma, ou seja, dirigentes de times amadores, abraçou a ideia, mesmo por que a Liga Distrital de Desportos Amadores (LDDA) já algum tempo estava inoperante. Na sequência dos encontros semanais, ficou decidido que o campeonato seria realizado no segundo semestre.
A partir daí o grupo se colocou em campo para conseguir recursos, local e tomar as providências necessárias para a realização do certame.
Com um pouco de dificuldade os recursos foram obtidos, graças à boa vontade de poucos, mas bons amigos. O local não poderia ser o Estádio Abelardo Conduru, cujas negociações lograram êxito.
Dessa forma, oito equipes que representam os diversos bairros de Icoaraci e uma do Outeiro, isto é, Brasileirinho, Juvêncio, 11 Unidos, Pontagrossense, Verona, C 20, Santa Cruz e Kararateua (do Outeiro), realizaram no dia 17 de agosto de 1024, no Estádio do Pinheirense, o Torneio-Início do Campeonato de Super Masters Jornalista Alfredo Coimbra, que se prolongou até o dia 27 de dezembro, tendo como campeão a equipe do Brasileirinho (Campina), e vice, a onzena do C-2 (Rua Coronel Juvêncio Sarmento, 5ª Rua, e áreas próximas).
Alfredo Coimbra - A escolha do nome Alfredo Coimbra para o inicio do Campeonato de Super Masters, segundo Sérgio Ramos ,“Foi um pedido do presidente do Pinheirense, Raimundo Teófilo, como uma forma de homenagear um homem ilustre, - falecido há cinco anos - que por mais de 50 anos dedicou–se à causa do esporte nos seus mais diferentes aspectos; inclusive, presidente por mais de uma vez, do Pinheirense Sport Clube, o mais importante clube desportivo/social de nossa Vila Sorriso de Icoaraci.”; “Alfredo Coimbra a quem o esporte amador de Belém, principalmente de Icoaraci, muito deve; mesmo não sendo filho da Vila Sorriso, criou todos os filhos aqui, à sombra das mangueiras e da brisa que emana da orla do Cruzeiro. Alfredo Coimbra era um apaixonado por Icoaraci. Fizemos fazendo justiça e deu tudo”, festeja.
Coimbra – Jornalista Alfredo Pinto Coimbra foi um dos baluartes do esporte-rei, profissional que dedicava com amor e maior atenção.  Foi funcionário de carreira da Imprensa Oficial do Estado, no cargo de “Redator”.  Após a aposentadoria, atendendo convite do desportista Manoel Chipello – um dos baluartes da Tuna Luzo Brasileira – exerceu as atividades de secretário executivo, sendo depois da diretoria o homem mais importante da agremiação do bairro do Souza, em Belém.
Alfredo Coimbra foi secretário da Federação Paraense de Futebol (FPF) em várias gestões. Também foi presidente, por duas vezes, do Pinheirense Sport Clube. Nos anos 60 colaborou, voluntariamente, com a diretoria do Santa Rosa Esporte Clube – o maior rival!!! – ajudando o desportista Salustiano Vilhena Filho (Chefe Salu) para quem o ”Santa”, depois da família e do Escotismo, era a sua razão de viver.
 Além disso, juntamente com outros jornalistas, ajudou a criar a Academia Paraense de Jornalismo/APJ - que no último dia 26 de outubro completou 23 anos -baseado na premissa da valorização da cultura, da atividade jornalística, estimulando a dimensão intelectual, bem como promover, conceituar, valorizar e elevar cada vez mais alto o jornalismo parauara, e consequentemente as figuras que o fazem. E dele, inclusive, o texto dos Estatutos da APJ, em vigor até hoje. Alfredo Pinto Coimbra ocupou a cadeira 18, cujo patrono é Dantas Tourinho.
Pra frente – Sérgio Ramos e sua equipe, com a AFAI, pretendem abri as portas para os participantes e atuantes no futebol, possibilitando oportunidades na carreira de futebol dos grandes clubes de nosso país. Icoaraci sempre foi um celeiro de atletas. Todos sabem, a nossa Vila Sorriso sempre se destacou no esporte amador não apenas de Belém, como de todo o estado. E conclui: “Agora, se Deus permitir, vamos reeditar o sucesso do passado, principalmente porque a AFAI é dirigida não apenas por mim, mas pelos dirigentes dos clubes participantes, cujas decisões são democráticas, claras e objetivas. Além do mais, a AFAI nasceu no dia 06 de janeiro, data que se comemora a fundação do Santa Rosa e do Outeirense. Aqui existe união; e o nosso único interesse é o esporte amador da vila onde a gente é feliz todo o dia sem olhar no calendário, como diz o compositor Pires Cavalcante".
 

Diretores da AFAI

Eis a primeira diretoria da Associação de Futebol Amador de Icoaraci/AFAI

Presidente: Capitão Sérgio Ramos: Vice: Teófilo Conceição Lira; 1º Secretário: Dianerley de Jesus Nascimento Miranda; 2º Secretário: Zilvam da Silva Miranda; Diretoria Técnica: José Moraes e José Macedo; Diretor de Arbitragem: José Sena; Diretor de Bairros: Valtinho Carlos; Diretor das Ilhas: José Maria Carvalho e Nilson Maia; Diretoria Financeira: Miguel Cristo e Ana Amélia Santos Ramos de Oliveira; Diretor de Contabilidade: Telma Menezes; Diretor Jurídico: Elzeman Tiego Cei Lobo; Diretor de Comunicação: Aldemyr Feio; Diretor de Patrimônio: Raimundo Messias Bezerra de Menezes e João Batista Sarmanho.
Conselho Fiscal. Membros Efetivos: Cicero das Neves, Cleiton Dimas Torres de Meneses e Dimas Seabra; Suplentes: Carlos Alberto Amoras, José Carlos Ferreira e Joaquim Souza Reis
 


Nenhum comentário: