Powered By Blogger

9/06/2014

MELHORAMENTOS


Obras da PMB beneficiam moradores e o polo cerâmico em Icoaraci


  Foto: Isis Fonseca
        
Uma ação conjunta das secretarias municipais de Saneamento (SESAN) e de Urbanismo (SEURB), em parceria com a Agência Distrital de Icoaraci/ADIC, vem transformando o cenário e melhorando a vida de quem mora no bairro do Paracuri.
Com uma população de quase dez mil habitantes, segundo o Censo 2010, e um dos principais polos de produção de cerâmica do Estado, o Paracuri sofreu pouca ou quase nenhuma intervenção estrutural ao longo de décadas, na contramão da intensa ocupação e expansão urbana. 
As mudanças começaram a ser sentidas pela comunidade com o início das obras de macrodrenagem e urbanização da Bacia do Paracuri, que prevê a implantação de vias sanitárias ao longo das margens do igarapé de mesmo nome, a ampliação e melhoria na rede de abastecimento de água potável, implantação de sistema de esgotamento sanitário, ampliação e melhoria da coleta de resíduos sólidos e construção de rede de micro-drenagem para erradicar pontos de alagamento.
O igarapé do Livramento foi o mais recente a passar por obras de drenagem. Algumas vias próximas também receberam recapeamento asfáltico, limpeza e troca da tubulação que dá vazão às águas das chuvas. Mais de 400 metros de tubulação estão sendo substituídos e darão lugar a um novo sistema de drenagem, reduzindo os transtornos e prejuizos dos moradores que sofreram durante anos com os constantes alagamentos.
Bruna Cordeiro, moradora do bairro há 30 anos, acompanha com interesse e bastante satisfação as mudanças que a Prefeitura de Belém vem realizando no local. "Moro aqui desde que nasci e essa é a primeira vez que vejo ser feita a limpeza e drenagem no nosso igarapé. É daqui muitas famílias tiram o seu sustento - referindo-se à argila extraída da margem do igarapé e que serve de matéria-prima para o polo cerâmico do distrito -, assim como outros artesãos, que levam a nossa arte para o mundo", argumenta.
"O bairro do Paracuri atrai turistas do mundo todo, que vem em busca do nosso artesanato. Com a limpeza do igarapé, eles também terão a oportunidade de acompanhar o 'passo a passo' da produção, desde a extração da argila até o produto final", explica Armando Tavares, agente distrital de Icoaraci.
O artesão José da Silva acredita que o novo sistema de drenagem vai impactar direta e positivamente na sua renda, já que no período das chuvas as vendas diminuem por conta dos alagamentos. "Não vou mais me preocupar em ter que carregar meus vasos para locais mais altos ou em fechar a olaria mais cedo por falta de movimento. É um sonho que esperei mais de 20 anos para realizar", conta. 
A primeira etapa das obras de saneamento será entregue no dia 25 de setembro. Os trabalhos estão sendo feitos em todo o distrito, e a previsão é que até 31 de dezembro todo o cronograma definido para o distrito seja concluído.
__________________
Milene Amaral

Nenhum comentário: