Powered By Blogger

4/11/2014



Obras do novo Hospital Abelardo Santos avançam em ritmo acelerado
A reestruturação do novo Hospital Abelardo Santos, cuja obra foi iniciada em outubro do ano passado, avança em ritmo acelerado. Mais de 15% do cronograma já foi cumprido e no início do próximo mês será iniciada a etapa de levantamento dos pilares para a primeira laje da fundação. “Tivemos um pequeno atraso por conta das chuvas, mas agora a obra já está em ritmo total”, diz o engenheiro responsável pelos trabalhos, Marcílio Fusco.
Para garantir a agilidade da obra, 150 funcionários trabalham diariamente no andamento do projeto. O novo hospital, que beneficiará os mais de 430 mil habitantes do Distrito de Icoaraci, a cerca de 20 quilômetros do centro de Belém, funcionará em um moderno prédio de doze andares com 250 leitos para atendimentos de média e alta complexidade e 30 para urgência e emergência, ampliando em 200% a atual capacidade, que atualmente é de 55 leitos.
O autor do projeto e arquiteto da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Joaquim Meira, explica que o projeto, orçado em R$ 156,8 milhões, sob a responsabilidade da Sespa, e executado pelo Consórcio Nova Saúde, será entregue com todos os equipamentos e pronto para iniciar o atendimento. “O contrato fechado com o consórcio é na modalidade "turn-key" (chave na mão), ou seja, a empresa contratada se responsabiliza por todo o empreendimento, desde o projeto até o início da operação”, detalha o arquiteto.
O Abelardo Santos terá Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrica, divididas da seguinte forma: 20 UTI adulto, 20 UTI pediátrica, 20 UCI Neonatal e 20 UTI Neonatal. O empreendimento também contará com um setor especializado em neonatologia completa, imagenologia (mamógrafo, RN, CT, raio-x e USG), métodos gráficos, endoscopia digestiva, terapia renal substitutiva, reabilitação, urgência adulto e pediátrica, unidade de emergência, laboratório de patologia clínica e agência transfusional.
Detalhamento da obra:
Início da obra: outubro de 2013.
Previsão de conclusão: 18 meses
Andamento: 15%.
Valor global: R$ 156.870.472,22.
Empresa responsável: Consórcio Nova Saúde.
Secretaria Responsável: Secretaria de Obras do Estado do Pará (SEOP).
Secretaria Beneficiada: Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA).
__________
Agência Pará

Nenhum comentário: