Powered By Blogger

3/25/2014


No ar,

a AGÊNCIA BELÉM

AB é novo canal de informação e interação da Prefeitura de Belém com os cidadãos

    
    Foto: Tássia Barros


I

nstantaneidade, imediatismo e apuração em tempo real serão os três pilares trabalhados pela Agência Belém, novo portal de notícias da prefeitura, para manter a sociedade melhor informada sobre as ações e eventos que envolvem a administração municipal. No ar desde a última segunda-feira, 24, o site possui plataforma multimídia que facilita o acesso e a interatividade dos internautas.
O objetivo da Agência Belém, de acordo com o Coordenador de Comunicação Social da Prefeitura (COMUS), Mauro Neto, é de ampliar o conteúdo produzido pela administração atual e facilitar o acesso tanto da imprensa quanto da população. “A Agência Belém vai aproximar a administração pública da população. Será uma plataforma interativa e, num segundo momento de implantação da nova ferramenta, iremos criar uma sala de imprensa que irá atender as redações online e em tempo real”, explica o coordenador.
As ferramentas multimídias da Agência Belém também têm a função de promover maior agilidade e transparência na prestação de contas da gestão municipal. Através delas, a população fica por dentro das ações das secretarias e órgãos municipais, além do dia-a-dia do prefeito Zenaldo Coutinho, praticamente em tempo real.
De acordo com Igor Fonseca, diretor do Núcleo de Imprensa da Prefeitura/NID, o maior desafio da Agência Belém é fazer com que a informação seja atualizada minuto a minuto com conteúdo para jornal impresso, rádio, tevê e web. “Toda a equipe está passando por treinamento para lidar com a notícia apurada em tempo real e fazer com que a informação chegue a um número cada vez maior de pessoas com riqueza de detalhes”, comenta o diretor.
A população também pode interagir utilizando as redes sociais ou entrando em contato com a própria agência de notícias. “A comunicação da Prefeitura é bem transparente nesse sentido. Ouvimos a população e procuramos atender às demandas com as respectivas secretarias, encontrando solução imediata para muitas denúncias apresentadas pela população. O próprio prefeito, em muitos casos, responde aos internautas pelas redes sociais”, acrescenta Igor Fonseca.
Para os veículos de comunicação, a Agência Belém atuará como uma espécie de porta voz. Os jornalistas poderão recorrer à plataforma em busca de informações e serviços da prefeitura e poderão transmiti-los, alcançando até mesmo as comunidades mais carentes que não possuem acesso à internet, democratizando a notícia. “Essa é a importância de se trabalhar com uma agência de notícias, porque além de democratizar ela difunde a informação. E o mais importante ainda é trabalhar com a notícia em tempo real”, relata Ingo Muller, do portal G1.
A estudante Vânia Pinto usa as agências de notícias para se manter atualizada do que acontece tanto no mundo quanto na região em que vive. “Eu faço pesquisas e procuro novidades periodicamente através das agências de notícias e ter esse contato permanente é fundamental. As disciplinas da faculdade exigem muitas informações, tanto mundiais quanto regionais, e eu preciso me atualizar todo dia”, comenta a estudante.
Criado em janeiro de 2013, o antigo Portal da Prefeitura passará a ser somente canal dos serviços da Prefeitura. “O caráter noticioso será de responsabilidade da Agência Belém. O cidadão que estiver com alguma dúvida quanto a algum serviço específico que a Prefeitura oferece poderá recorrer ao antigo portal para esclarecer essa dúvida”, explica Igor Fonseca. “Algumas notícias ainda vão ser postadas no antigo portal até a população se acostumar. Quem acessar o portal antigo vai ser redirecionado, através das matérias, para o novo portal, mas se o cidadão estiver procurando por um serviço de alguma secretaria permanecerá no antigo portal”, acrescenta.

Para acessar o novo canal de notícias da prefeitura de Belém basta digitar o link: http://www.agenciabelem.com.br/

_________________
Vanessa Lago


Nenhum comentário: