Powered By Blogger

5/13/2013

  Foto: Patrícia Sarques


ARMANDO TAVARES recebe a diretoria do Círio de Icoaraci 2013 



O agente distrital de Icoaraci, Armando Tavares recebeu a visita dos diretores do Círio de Nossa Senhora das Graças/1913, Padre Agostinho Cruz – Pároco de Icoaraci, a coordenadora Narja Oliveira e o empresário Reginaldo Garcia Pena – Diretor de Marketing. Eles foram convidar o administrador para o grande préstito - o 61º da sua história - que se realizará no dia 24 de novembro, que anualmente mobiliza milhares de fiéis sendo considerada a segunda romaria mais importante de Belém, depois do Círio de Nazaré.
Nesse encontro realizado todos os anos a partir do mês de maio, são feitas várias reivindicações à administração municipal, que contribuem para o brilho da maior festa religiosa de Icoaraci, as quais, são transformadas em parceria, visando em última análise, uma grande mobilização do povo católico icoaraciense.
A administradora Narja Conte de Oliveira entregou a Armando uma pauta contendo 10 itens, que nortearão as diversas etapas do Círio de Icoaraci junto a ADIC; desde a carreata inicial que levará a imagem da Santa da Matriz para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na rua Oito de Maio (Agulha), à trasladação; ou seja, o retorno da imagem da Virgem das Graças, em procissão noturna, de Fátima até a Capela de Sebastião, rua Pimenta Bueno – 1ª Rua de Icoaraci – na orla.
Na visita que deixou de ser protocolar para se transformar num encontro cordial agradável, Armando Tavares afirmou que o estiver dentro das possibilidades da Agência Distrital a diretoria do Círio das Graças pode ter a certeza que todas as reinvindicações serão atendidas; e interpretando o pensamento do prefeito Zenaldo Coutinho, colocou-se a disposição da diretoria e estará presente a todas as atividades da Igreja de Icoaraci.
Memória - Em determinado momento do encontro, ao se tratar da limpeza e conservação da Praça da Matriz, Armando informou que por ocasião de sua primeira passagem pela Agência Distrital – Gestão Augusto Rezende - 1989/1992 – reconstruiu a Praça da Matriz, abrindo pequenos canteiros onde foram plantadas gramas japonesas fornecidas pela Granja Modelo (Horto Municipal); construiu um anfiteatro (destruído posteriormente, sem explicações) em frente à antiga Congregação Mariana, onde hoje funciona Capela Mortuária e recondicionou os brinquedos da Pracinha das Crianças, que não mais existem.
Com o apoio do prefeito Rezende, Armando Tavares também construiu no final da Praça da Matriz, em frente à antiga Estação de Trem, uma espaçosa quadra de esporte multiuso equipada com alambrado, piso especial e tabelas o que, infelizmente, foi destruída pelo agente que o substituiu.
Monumento - Na época, e por ocasião do aniversário de Icoaraci (08 de outubro) o administrador icoaraciense deslocou o monumento alusivo ao Iº Centenário de Icoaraci (1969) do inicio da Praça Paes de Carvalho, ao lado da Igreja de São João Batista (Matriz) para um espaço menor, um pouco mais adiante no meio de um jardim construído especialmente para recebê-lo.
O marco dos 100 anos em forma de obelisco, criado por artistas locais, foi construído em tamanho menor observando as linhas originais. Ele possuía duas rodas dentadas entrelaçadas formando o número “100” que identificava o 1º Centenário; bem como, uma a placa em bronze, cuja inscrição era a seguinte; ”Aos que nos antecederam agrademos o trabalho; a posteridade, com orgulho entregamos os alicerces da grande Icoaraci do futuro”.
Esse obelisco foi literalmente esquecido. As rodas dentada foram  destruídas e a placa em bronze desapareceu sem deixar vestígios. Armando Tavares garantiu aos visitantes que Zenaldo Coutinho, e a sua administração, farão todo que foi necessário para resgatar o marco do centenário criado pelo engenheiro rodoviário Evandro Simões Bonna – falecido em setembro de 2011 e considerado maior “sub-prefeito “ que Icoaraci já teve em 144 anos de existência - e o recolocarão em seu devido lugar.
O padre Agostinho Cruz, ao agradecer a acolhida de Armando Tavares e sua equipe, disse “que o Círio de Nossa Senhora das Graças promete um ano de benções e graças, nutridos pela palavra do Evangelho, pela Eucaristia e, assim, unidos pelo compromisso pastoral, Igreja e Prefeitura, através de uma abençoada parceria, dão início às atividades para a realização deste grande evento religioso que trará como sempre graças, luzes, aspirações e progresso para Icoaraci.
Missa – Armando Tavares compareceu à Missa das Mães celebrada pelo padre Agostinho Cruz, na capela do Cemitério de Santa Isabel (Icoaraci), sendo muito cumprimentado pelo povo em virtude das melhorias introduzidas naquele campo santo. Ele falou que não vai parar por aí.  A centenária necrópole vai ser cuidada ainda mais.

Nenhum comentário: