Powered By Blogger

5/20/2013

   Foto: Patrícia Sarges



Programa de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescente encerra com uma caminhada em Icoaraci


Com uma caminhada nesse sábado/18, em Icoaraci, que 
reuniu centenas de alunos e professores, foi encerrada a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A marcha organizada pelo Comitê de enfrentamento à exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes, formado pelo Pro Paz Integrado, várias secretarias órgãos do Governo Estadual e a parceria da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Ministério Público do Estado e Rádio Margarida, Agência Distrital de Icoaraci e Administração Regional do Outeiro.
Tendo a frente à Coordenadora do Pro Paz Integrado, Eugênia Fonseca, o agente distrital de Icoaraci Armando Tavares e a animação de um, trio elétrico da Rádio Margarida, a partir do Liceu Escola de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Com faixas e cartazes e corinhos apropriados os alunos alertaram as pessoas sobre a gravidade e o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tão comum no dia a das cidades, inclusive Icoaraci– Travessa dos Andradas – a caminhada percorreu parte da Rua Juvêncio Sarmento - 5ª Rua de Icoaraci - Travessa Souza Franco e Rua XV de Agosto.
Em frente da Praça da Matriz (Praça Paes de Carvalho) a caminhada foi encerrada com um show e a apresentação de grupos musicais, coral da Escola Estadual Isabel dos Santo – fazendo uma apresentação de alto nível – Dias, entidades e uma equipe de capoeira - Equipe de Capoeira Brasileira com 12 participantes sob o comando de Marcelo Dias (“Mestrando de Gato”). O Grupo Parafolclórico Trilhas da Amazônia, do bairro da Brasília (Outeiro), encerrou a festa que teve, apesar do sol incremente uma notável participação popular.
Participaram da caminhada, além da Isabel dos Santos Dias, as escolas, Fernanda Souza Vieira, Laís Aderne, Coronel Juvêncio Sarmento, Guajarina, Escola São João Batista São Pedro do Paracuri, Madalena Corrêa Raad, Alfredo Chaves, Professor Jorge Lopes Raposo, - de Icoaraci; além das escolas Monsenhor Azevedo do Outeiro e Marta da Conceição, de Cotijuba, participaram, ainda, o Grupo de Música da Escola Isabel dos Santos Dias – e a Escola de Música Arte & Vida.
Semente – Armando Tavares ao encerrar a caminhada, falou da importância da manifestação dos alunos das escolas icoaracienses “isso mostra que os nossos jovens estão tendo consciência problema causado sobre os diferentes tipos de violência sexual e uma manifestação com essa que assistimos é muito benéfica” Ele se congratulou com a organização Pro Paz Integrado e a sua coordenadora Eugênia Fonseca pelo sucesso do evento e por ter escolhido Icoaraci para o seu encerramento. “Exatamente no Dia Nacional de Combate ao abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” E concluiu”: Esse evento pé só início. Com a realização dessa caminhada foi plantada a semente que, em breve, germinará e fará com que a nossa juventude fique livre dessa ameaça”.
Waldenize Braga, presente na caminhada enfatizou – “É importante fazermos esse combate à exploração sexual em Outeiro, Cotijuba e Icoaraci”.
Objetivos - A caminhada de Icoaraci encerrou a programação iniciada no início da semana em quatro escolas de Cotijuba e em oito de Icoaraci, com palestras e oficinas para alunos, pais e professores. O objetivo é difundir o conhecimento sobre a violência sexual para que a sociedade denuncie e ajude a diminuir os índices de exploração de crianças e jovens. A expectativa era atingir um público de mais de duas mil pessoas em toda a ação; e pela observação das técnicas da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o objetivo foi alcançado.
 O Pro Paz Integrado realizou 9211 atendimentos desde o seu início, no ano de 2004, até o ano de 2012. Já no ano 2013, as quatro unidades existentes do Pro Paz (Santa Casa, CPC, Bragança e Santarém) realizaram 876 atendimentos entre os meses de janeiro e abril. Cerca de 30% dos casos de violência sexual registradas pelas Unidades do Pro Paz Integrado na Santa Casa e no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves são dos distritos de Icoaraci e Outeiro.
                                          

Nenhum comentário: