Powered By Blogger

5/17/2013


   Foto: Patrícia Sarges

   Armando Tavares visita escolas estaduais na manhã desta sexta-feira;17



Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescente é lembrado em Icoaraci

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual 
contra Crianças e Adolescentes, e o Governo do Estado, em parceria com a Agência Distrital de Icoaraci, dá início nesta semana uma programação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nesta sexta-feira; 18 de maio. A programação começou em Outeiro e Cotijuba e se encerra no sábado/18 em Icoaraci, com uma caminhada que terá início de Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso (Travessa dos Andradas, Paracuri) dissolvendo no estacionamento da Praça Paes de Carvalho, em frente ao Departamento de
Operações da ADIC, Praça da Mariz.
Na quinta-feira/16, dentro da programação da semana, houve oficinas, palestras, exibição de vídeos e outras atividades referentes ao tema, em duas escolas municipais, Liceu Raimundo Cardoso e Alfredo Chaves, na Rua Dois de Dezembro (7ª Rua de Icoaraci) – bairro da Cigana, com a participação de equipes formadas por psicólogos, delegado de polícia, advogados e técnico da Secretaria Estadual de Saúde (SERSPA) que transmitiram aos alunos informações e orientações sobre cuidados e prevenções que podem evitar que sejam vítimas da violência e da exploração sexual.
Nesta sexta-feira/17, as atividades prosseguiram com a 
mesma programação, em quatro escolas da rede estadual, ou seja, Coronel Sarmento, no centro de Icoaraci; Izabel dos Santos Dias, na Oito de Maio – Bairro da Campina de Icoaraci; Maria Antonieta Serra Freire um pouco mais adiante, na Avenida Contorno Sul, também na Campina e Almira Gabriel, na Rodovia Augusto Montenegro – Bairro Tenoné.
Pela manhã o agente distrital Armando Tavares visitou as escolas estaduais onde estavam sendo desenvolvidas as atividades educativas de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes levando o seu apoio e o gente coaraciense, da qual é o representante oficial.
 Programação – A programação baseada no tema “O Amor vence a Violência” é organizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, formado pelo Pro Paz Integrado, Secretarias de Estado de Assistência Sexual (SEAS), Educação (SEDUC) e Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH); Fundações Curro Velho e de Atendimento – Socioeducativo do Pará (FASEPA), com a participação da Prefeitura Municipal de Belém, através da Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) e agências distritais de Outeiro e Icoaraci; Ministério Público do Estado e a ONG Rádio Margarida.
Constam ainda da programação palestras de prevenção de DSTs e distribuição de preservativos, seguindo o modelo da Política Nacional de Promoção de Promoção da Saúde, adotada pelo Ministério da Saúde, além de informações sobre as leis voltadas ao combate à violência.
Aumento da Violência – De acordo com o Serviço Social da Agência Distrital de Icoaraci, a escolha dos distritos de Icoaraci e Outeiro foram motivados por dados que indicam elevados índices desse tipo de violência nesses locais, já que nessas comunidades a violência contra criança e adolescente são comuns, segundo dados do Comitê Estadual.
Para a coordenadora do Pro Paz Integrado, a ação é de caráter educativo. “Trabalhar com as escolas é uma forma de fazer com que o professor se envolva nesse trabalho de conscientização”, destacou. Ela disse que além das escolas o trabalho está sendo desenvolvido em bares e pousadas de Icoaraci, como um todo.
O Agente Distrital de Icoaraci Armando Tavares entende que a parceria com os órgãos do governo estadual, Pro Paz e os outros que integram p Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e de vital importância para todos os envolvidos, não apenas para crianças e jovens das comunidades contempladas.

Nenhum comentário: