Powered By Blogger

5/31/2012

RAY CUNHA


  Anoitecer na Estação das Docas, em Belém do Pará, Amazônia Caribenha



Minha amante precisa de um prefeito


Belém do Pará era a cidade brasileira mais desenvolvida e umas das mais prósperas do planeta, no século 19, a Belle Époque, e continua sendo uma das mais atraentes e movimentadas do Brasil. Fundada em 12 de janeiro de 1616, precisa desesperadamente de um prefeito, que a entenda, que seja honesto, democrático e empreendedor. Seus 1.402.056 moradores (IBGE/2011) certamente ficarão muito gratos, pois há décadas os alcaides tratam o Portão de Entrada da Amazônia como se fosse sanitário público.
A Cidade das Mangueiras é uma península que avança na baía de Guajará, no trópico equatorial, como um pórtico para o Mundo das Águas, o arquipélago de Marajó: o maior rio do mundo, o Amazonas, ao norte; os rios Tocantins e Guamá, ao sul e sudeste; o rio Pará, a sudoeste, e o Atlântico, a noroeste. Só o Amazonas, fertiliza o Atlântico com pelo menos 200 mil metros cúbicos da sua água túrgida de húmus, por segundo. Assim, a Amazônia Azul do setentrião é a maior província piscosa e de frutos do mar do planeta, e a mais mal guardada do Brasil. Mas isso é outro artigo. Agora, precisa-se de prefeito na principal cidade da Hileia.
Quem chega à Metrópole da Amazônia pelo Aeroporto Internacional de Val-de-Cães, à noite, mergulha na baía de Guajará até ver emergir a península de luzes, cada vez mais próxima, e então os gigantescos pneus do jato se chocam no chão e a nave desliza para o terminal de passageiros. Se é madrugada, a cidade parece dormir profundamente, mas suas entranhas fervem nas casas noturnas, feéricas, insones, e que somente o sol as aquietam. Amanhece, e suas ruas é que fervem, agora. A temperatura chega aos 34 graus, chove e a chuva vira vapor. Em alguns pontos, sente-se o cheiro adocicado de cavalo morto, inchado, ao sol e à chuva, minando de esgotos antigos, estourados, no meio-fio.
A esmeralda mais preciosa do Trópico Úmido precisa de um prefeito que não seja covarde como os das cidades que todos os anos vão para o fundo. Precisa de um prefeito que, além de recuperar os prédios tombados, implemente nova infraestrutura básica na urbe e saneie as favelas erguidas sobre fossas.
Embarco em Mosqueiro numa lancha coletiva pública, que faz parada na Vila Sorriso, na Escadinha do Cais, no Porto do Sal e no campus do Guamá, da Universidade Federal do Pará, e faz a linha de volta. Cruzamos com outras lanchas coletivas, de outras linhas. Os passageiros viajam sentados como se estivessem num ônibus. É um sonho recorrente na Cidade Morena, minha amante.
São 7 horas. Aprecio o dorso dos peixes enfileirados no mercado do Ver-O-Peso, maior feira livre da Ibero-América. A mais fantástica variedade de peixes de água doce do planeta, além dos do mar, é enfileirada em balcões de mármore. Há deles de todos os tamanhos e tons, sem falar nos frutos do mar, com seu cheiro de aventura. A cidade dos tupinambás precisa de um prefeito que dê ao Ver-O-Peso a dimensão desse cheiro de romance, que os viajores procuram avidamente.
No meu delírio, quedo-me na Estação das Docas. Uma portuguesinha em vestido de seda passa e deixa um rastro de esperança. Ouço um merengue, distante, talvez de um quarto de hotel no sétimo andar, e a tarde me leva, como um rio, para a dimensão do sonho. A chave do sonho é uma cuia de tacacá, jambu, que se entranha na minha memória e desnuda minha amante.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

* Escritor e jornalista baseado em Brasília - DF - Brasil
   raycunha@gmail.com

5/26/2012

LUIZ SOLANO – O Repórter do Planalto





CPI SEM CONCHAVO

Cresce a desconfiança de que a CPI para investigar  o bicheiro Cachoeira não chegará a lugar nenhum ou apresentará resultados pífios, não obstante a natureza e gravidade dos crimes listados pela Comissão, ou seja sequestros, cárcere, protistuição, jogatina, sonegação fiscal, evasão de divisas, tráfico de influência, corrupção ativa, formação de quadrilha, suborno e outras coisas mais, além dos seus tentáculos e conexões, envolvendo pessoas físicas e jurídicas.
Os integrantes da CPI certamente estão cientes de sua responsabilidade perante a Nação, e que a sociedade repudiará com veemência qualquer tipo de conchavo ou acordão com o objetivo de proteger quem quer que seja.
A proteção que se requer é ao erário, à ética, à moralidade.
O noticiário dá conta, por exemplo, de que há brindagem para livrar de inquirição os governadores Agnelo Queiroz, Marconi Perillo e Sérgio Cabral. Se houver indícios da participação desses personagens ou mais que seja no esquema do bicheiro, por que não ouvi-los?
A CPI é ótima oportunidade para deputados e senadores resgatarem, ao menos parcialmente, a imagem tão desgastada dos políticos ou piora-las de vez.

PROFETA

Eu queria que os meus olhos enxergassem o Brasil que os olhos de alguns políticos veem.Tenho boa vontade, me esforço, mas só consigo visualizar um pais onde as pessoas agonizam nos hospitais públicos chamando por atendimento, cientes de que estão bem próximas da morte; eu enxergo um transporte público caótico, o que faz com que trabalhadores que contribuem para o desenvolvimento sejam transportados erm situação de extremo desconforto, certos de que estão realmente "ao Deus dará".
Vejo escassez de  moradia; escolas públicas caindo aos pedaços e professores mal remunerados; eu vejo o cidadão de bem enjaulado em casa com receio de ser pego pelo homem mau; vejo inescrupulosos fazendo dos cofres públicos,seus cofres; vejo demagogos distribuindo ao povo migalhas, como se fossem grandes conquistas.
Eu espero que um dia eu possa ver um disco voador e esse Brasil que alguns políticos vêem.

QUE VERDADE?

Se a Comissão da Verdade não apurar os dois lados da História, estará vilipendiando um milenar princípio jurídico consagrado em nossa Carta Magna - o do contraditório.
Bem sabem seus integrantes, juristas, na maioria e amigos da "rainha" e do "primeiro ministro". Entretanto, mais importante de que mostrar os malfeitos da esquerda é desfazer, de uma vez por todas, a inversão histórica propagada por ela, de que "houve um golpe ditatorial e ela pegou em armas para lutar pela democracia".
Foi o oposto - os militares é que saíram de seus quartéis para enfrentá-la, impedindo suas tentativas desde 1935, de implantar uma ditadura comunista no Brasil, até que seu procedimento saturou a população em 1964.
Essa é a "verdade verdadeira" que os esquerdistas atualmente no poder tentam varrer para debaixo do tapete.

ENDIVIDAMENTO

Na contramão, o Brasil desestimula a poupança doméstica, mas carece da poupança externa para fechar as contas públicas e a permanente rolagem ad impagável dívida interna.
Um conselho valioso é igonorado: poupar.
Não importa o tamanho do salário, deposite todo mês um pouco, digamos 10% do ganho, no mínimo servirá numa situação emergencial ou, na aquisição à vista de um eletrodoméstico, um automnóvel ou uma viagem de férias.
O governo estimula a gastança, pensa no hoje  e quer arrecadar - esquece o futuro e pobre daqueles, aposentados, que não têm pensão de ex-guerrilheiro, nem pertercem a um dos Três Poderes e tenha os pés no chão.
Poupe. Esqueça o conselho consumista do governo, senão você se ferra.

CRIAR UM NOVO PT?

Essa tal " Comissão da Verdade" deveria se chamar "comissão da salvação", dos petistas, é claro. Agora mesmo foi divulgado que em junho, a presidente Dilma vai receber R$ 20 mil de indenização por ter sido  interrogada durante o regime militar. Mas, quantos ainda vão inventar que foram perseguidos para receberem também a sua comissão.
Me consta que tem gente no Rio Grande do Norte, do Pará e aqui de Brasília, que se prepara para pedir indenização e eu vou acompanhar com lupa essa situação de mentiras. Bem que eles todos deveriam pagar pelas vidas que ceifaram em seus atos de terrorismo.
Mas não vão pagar porque, senão, terão de pagar também pelas atrocidades cometidas nos últimos dez anos do governo de Lula e Dilma.
Esses malandros que há uma década fazem Caixa 2, produzem dossiês, comandam mensalões, defendem invasores de terras e abrigam terroristas internacionais, como o Césare Batistti, são aqueles mesmos que foram perdoados e receberam indenizações milionárias.
Agora estão querendo levar mais com essa tal “Comissão da Verdade”, porque com eles é assim: se não dá para carregar na cueca legitimam a patuscada.
Fico imaginando quando começarem a pagar indenizações a todos eles, pois era um que tinha sido preso, outro que ia ser preso, um que estava sendo procurado, outro que havia sido trocado pela vida de uma autoridade; um que estava saindo da cadeia por promover greves, um que tinha arrombado um cofre para roubar e mais uns que atacavam bases militares. Sem se falar naqueles que se exilaram porque sabiam que iam ser presos pelo tamanho do crime que tinham cometido.
Pode ser até que já estejam pensando criar um novo PT, reconhecendo que o atual ficou muito manjado com os escândalos de corrupção que praticaram, inclusive no governo do "Primeiro ministro" Lula.
A verdade  é que do mensalão ao escândalo do Carlinhos Cachoeira, existem muitos petistas envolvidos nesse furto coletivo ocorrido no País nesses últimos dez anos... ainda vão receber indenizações.
Não dá para entender porque afrouxamos tanto. 

CÓDIGO FLORESTAL

A população tende acreditar que o Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados constitui um absurdo, um passo para a devastação total dos biomas brasileiros.
Não é bem assim.
O Código, contém mesmo algumas violências que precisam ser corrigidas. Dou um exemplo: a destruição dos manguezais no meu querido Estado do Pará, fontes de vida que podem desaparecer.
Outro exemplo seria a ameaça que pesa sobre as matas ciliares.
Isso sim, deve ser objeto de veto.
É preciso lembrar no entanto, que a agropecuária brasileira precisa de espaço. Sem isso, não haveria alimentos para essa população que cresce a ponto de se tornar a quinta maior do mundo. Também não haveria exportações capazes der sustentar a balança comerciakl, ou seja, os bens necessários a fazer funcionar a nossa economia.

PARDAL GANANCIOSO
  
Informa-se que o pardal que mais multa no trânsito do Distrito Federal é localizado próximo o Palácio das Metas, a 200 metros do Palácio do Planalto.
É uma violência.
Pela localização da arapuca, ninguém circularia por lá em alta velocidade. Não há espaço para acelerar, vindo por uma importante avenida de Brasília.
Em outras palavras, o referido pardal constitui apenas um instrumento de arrecadação destinado não a punir quem abusa da velocidade colocando em riscos de vida, mas que se distrai por um momento.
 
ADVOGADOS

Não há dúvidas de que o Carlinhos Cachoeira, com o dinheiro que lhe rendeu a contraversão, soube escolher e pagar o melhor advogado para defende-lo que, pelo preparo e experiência na área jurídica, conhece profundamenter os meandros e truques para tentar ludibriar a Justiça.
Resta saber se existe Promotor que tenha a competência necessária para desbaratar seus ardilosos argumentos conduzindo o processo a um julgamento de acordo com a verdade.

RICARDO UCHÔA – Grande Aniversariante da Semana



  Ricardo Uchôa está em forma!



Este cidadão aí da foto é o engenheiro mecânico RICARDO 
UCHÔA, meu irmão. O sobrenome não é igual, mas o Rico 
saiu do mesmo e privilegiado ventre que euzinho aqui; só 
que, alguns anos depois em São Paulo, onde nasceu e vive 
até com a família – mulher e três rapazes – num belo 
confortável “apê” no Jardim Catarina.
É muito difícil falar de um irmão que vive distante, no 
outro, lado do Brasil, quando não se vive o seu dia-a-dia 
senão pela internet; mas, amigos, me orgulho deste irmão e 
dos outros três que ainda vivem, já que os três primeiros se 
foram.
Ele estudou na Escola Politécnica de São Paulo onde 
ingressou após muito esforço.  Cinco anos depois, à guisa de 
muito estudo aplicação e noites mal dormidas, ganhou o 
que mais almejava: o seu título de Engenheiro Mecânico.
Meu irmão Ricardo – o mais bonito de todos – sãopaulino 
assumido e juramentado – e ainda mais, doente! – chegou 
aos 61 anos nessa semana cheio de disposição e fome de 
bola - ele ainda faz fissura na saga, após figurar por muito 
tempo no ataque, nos finais de semana! - cuidando da 
família com extremado amor e dedicação.
Regozijados,  os filhos resolveram fazer uma festa pro 
“véio” num clube paulistano com tudo o que ele tem 
direito, Missa, almoço e karaokê – fizeram o mano cantar 
“Gatinha Manhosa” do Erasmo, com filmagem e tudo o 
mais.
E o cara mandou direitinho.
Todo material se encontra no You Clube e quem quiser pode 
conferir através do link:  

Ricardo se considera maluquete... mas que beleza de 
maluquete. Acho que isso mal é de família.

A Telma – e os amigos – que o digam.

Assim, e com essas palavras saídas agora do teclado do computador, cumprimento o Ricardo - em nome da família aqui de Belém – com os merecidos Parabéns e Votos de Felicidades e longa vida... para que estejamos sempre juntos, apesar da distância , e ele possa sempre fazer as críticas  - como acontece nesses quase sete anos - do Jornal do Feio.

Parabéns Mano.

Que Deus e São Paulo – o primeiro repórter – O abençoe.

5/25/2012







GRIPE    

A campanha de vacinação contra a gripe será encerrada 
nesta sexta-feira /25, com a meta de vacinar 80% do 
público-alvo, entre idosos a partir dos 60 anos, 
trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e 
menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da 
gravidez e povos indígenas. Foram vacinadas no Pará 
410.799 pessoas, o que representa 41,9% de cobertura. Em 
todo o país, o número de doses aplicadas chegou a 13,5 
milhões, o que representa 44,87% dos 30,1 milhões de 
pessoas do grupo prioritário. O prazo está acabando e o 
inverno chegando. Então, as pessoas precisam se proteger 
contra o vírus da gripe. A detecção de anticorpos protetores 
se dá, em média, entre duas e três semanas, após a 
vacinação. A vacina proporciona impacto direto na 
diminuição dos casos e gastos com medicamentos para 
tratamento de infecções secundárias, das internações 
hospitalares e da mortalidade.

GRIPE II                                                                                                                             


A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1). A melhor adesão à campanha no Estado é das crianças. Mais de 96 mil crianças entre seis meses e dois anos de idade já receberam a vacina, o que representa 44,9% do total.  Já entre os idosos, o índice de cobertura vacinal foi de 43,7%. O percentual corresponde a 233.900 mil pessoas com 60 anos ou mais. As gestantes alcançaram o percentual de 37,1% de cobertura, ou seja, pouco mais de 6,6 mil futuras mães procuraram uma unidade de saúde para receber a vacina. O Secretário Municipal de Saúde de Santarém, Emannuel Silva, alerta: “É importante que a população procure nesta sexta-feira (25) uma unidade de saúde para se proteger e evitar as formas graves da doença e, até mesmo, óbitos”.


MÉDICOS                                                                                                                          

Os conselhos de medicina de todo o país estão em alerta por conta da edição da Medida Provisória 568/2012, pelo Governo Federal. A regra, editada em 11 de maio, visa equiparar os salários dos servidores federais. No caso dos médicos, ela tem um efeito perverso, pois reduz em 50% os vencimentos dos profissionais da área em nível federal, tanto ativos, quanto inativos. Para o presidente em exercício do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriça Miranda, as entidades médicas e os profissionais devem acompanhar de perto a tramitação da proposta e sensibilizar os parlamentares e os gestores sobre a necessidade de modificá-la. “Essa medida desconsidera a Lei 3999, que desde 1961 determina uma carga horária semanal de 20 horas para médicos, diferente dos demais servidores, cuja carga é de 40 horas”. Ressalta Miranda.
BALANÇO                                                                                                                              
Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Pará (SRTE-PA), Odair Corrêa, revela que, no mês de março do ano de 2012, 3.191 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) informatizadas e 21727 manuais foram emitidas no Estado e o Setor de Fiscalização do Trabalho (SEFIT), fiscalizou 1098 empresas e resgatou 3 pessoas no trabalho escravo. De acordo com a Coordenação de Aprendizagem, 97 crianças foram retiradas do trabalho infantil no período de janeiro a março, e neste mesmo período foram contratados 820 aprendizes e 85 Pessoas com deficiências PCD’S.
VOZ                                                                                                                                      

Falta de cuidados simples pode resultar em calos nas cordas 
vocais e até câncer de laringe; homens com mais de 40 
anos são os mais atingidos. Estar atento à própria fala é 
importante para prevenir alterações que, em casos 
extremos, podem levar à perda total da voz. Falar, para a 
maioria das pessoas, é algo tão natural que todo o processo 
de produção do som é ignorado. Produzida em função da 
passagem de ar pelas cordas vocais que ficam na laringe, as 
alterações na voz podem significar problemas, e sinais 
como rouquidão, por exemplo, devem ser observados. 
Pessoas que usam a voz como principal ferramenta de 
trabalho precisam ter atenção redobrada, mas todos devem 
estar atentos. Amigo (a), qualquer problema consulte os 
Otorrinolaringologistas Nélio Aguiar ou Jocivan Pedroso.

SALÃO DO LIVRO

No período de 25 de maio a 3 de junho, a cidade de Santarém, na Região Oeste do Pará, será palco do V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Prefeitura  e a Secretaria de Cultura de Santarém. O Salão tem como localização principal o Parque da Cidade, e outros espaços pela cidade de Santarém. Toda a programação é aberta ao público e tem entrada gratuita. Este ano, o Salão do Livro, tal como a Feira Pan-Amazônica, homenageia Portugal e tem como patrono o maestro Wilson Dias da Fonseca, o Mestre Izoca, que se ainda estivesse vivo comemoraria, em 2012, seu centenário de nascimento.

SALÃO DO LIVRO II

“Mestre Izoca” é santareno e um dos maiores compositores do Estado do Pará. Além do público de Santarém, o Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas também recebe leitores de municípios próximos como Alenquer, Belterra, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná e Óbidos. Além de Joca Reiners Terron, estão confirmados os escritores Antônio de Oliveira (Sr. Mucura), Carlos Correia Santos, Alfredo Oliveira, Luiz Ismaelino Valente, Nazareno Santos, Cristovam Sena,  Jairo Linhares, Ângela Dutra Menezes e Vicente Malheiros.

GRATUIDADE                                                                                                       

Chamadas nacionais de longa distância (DDD) podem ser 

feitas gratuitamente nos 1,5 mil telefones públicos da 
EMBRATEL. A determinação é da Agência Nacional de 
Telecomunicações (ANATEL), Apenas cidades entre 100 e 
300 habitantes serão beneficiadas. As ligações interurbanas 
devem ser feitas com o uso do código 21 e dispensam 
cartão telefônico para serem realizadas sem custos. Até 
junho, as ligações gratuitas deverão estar disponíveis em 
todos os orelhões da companhia.


MOTINHAS
_______________________________________________________________

Aniversaria neste sábado/26, José Maria Travassos, completa 60 anos. Recebe abraços de parabéns com saúde, paz, sucesso e felicidades da esposa Graça e filhos, amigas Conci e Mary, além de uma legião de amigos, dentre eles este jornalista ♦♦♦ Ilustre amigo Aldemyr Feio, Badvogado por formação e o jornalista mais conceituado de Icoaraci, autor do slogan “Vila Sorriso” que identifica aquele distrito de Belém, é o mais novo assinante virtual do Jornal O Impacto. Seja bem vindo.♦♦♦ A Prefeitura de Santarém entregou formalmente, ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o ‘Habite-se’ para o uso dos blocos construídos na área da sede própria da autarquia na Presidente Vargas. A expectativa do superintendente regional interino, Hugo Alan Moda Lima, é que a mudança do Incra para a sede própria ocorra até julho. ♦♦♦ Mais brasileiros terão acesso a tratamento dentário. O Ministério da Saúde liberou cerca de seis milhões de reais para implantar 908 Equipes de Saúde Bucal. Essas equipes são formadas por dentistas, cirurgiões e auxiliares e vão atuar em quase 60 municípios de 15 estados. O investimento faz parte do Programa Brasil Sorridente que tem como objetivo melhorar a saúde bucal dos mais pobres.♦♦♦ O PMDB promove encontro em Santarém, nesta sexta-feira/25, no plenário da Câmara Municipal, a partir das 17h. Vão estar presentes Senador Jader Barbalho, Deputados Federais José Priante e Elcione Barbalho, Prefeito de Ananindeua Helder Barbalho e Deputado Estadual Antonio Rocha, além de lideranças de municípios vizinhos.♦♦♦ A violência sexual em crianças de 0 a 9 anos é o segundo maior tipo de violência mais característico nessa faixa etária. A conclusão é de um levantamento inédito do Ministério da Saúde, que, em 2011, registrou 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos. Denuncie através do 100.♦♦♦ Pelo andar da carruagem, a CPI do Cachoeira não vai apresentar nenhum resultado concreto. Será mais uma comissão parlamentar de inquérito que vai acabar em "pizza". A opinião é do senador Mário Couto (PSDB-PA). A CPI servirá apenas "para desmoralizar" o Congresso Nacional. Enfatizou.♦♦♦ O Governo do Estado inicia nesta sexta-feira /25, o pagamento dos servidores públicos, das administrações direta e indireta, referente ao mês de maio. Os inativos militares e pensionistas civis e militares serão os primeiros a receber ♦♦♦ A Policia Civil do Baixo Amazonas vai intensificar a fiscalização durante a quadra junina, para cumprimento da Portaria 143/2012, publicada no Diário Oficial do Estado, que disciplina os eventos previstos para o período de 1º. a 30 de junho. Informou o Superintendente da Policia Civil na região, Gilberto Aguiar. ♦♦♦ Comunico aos meus ouvintes que estou com o Programa Thompson Mota, de segunda a sexta, de 16 às 18 horas, na Rádio Ponta Negra AM (890 KHZ). ♦♦♦ Lamentável atitude de alguns músicos locais que organizaram um protesto contra a presença do cantor paraense Nilson Chaves em Santarém, por conta de seu posicionamento contrario à criação do Estado do Tapajós. Estamos ou não vivendo uma democracia? ♦♦♦ Depois desta aberração, só tomando uma 
neste sábado, na Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, 
juntamente com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena 
Quente e Negra Gostosa. Fui

5/23/2012

RAY CUNHA








Josiane, quando a conheci, e hoje, ainda de cabelos compridos. Uma flor, Iasmim, Rosa do Cerrado, acrílica de André Cerino, e rosa colombiana. Jasmim e rosa são o que eu tenho para te dar, Josiane Souza Moreira Cunha, porque significam
meu coração.











A manhã de 20 de maio de 1968, em Macapá, foi excepcional. As flores desabrocharam em questão de segundos ao sol, deixando o ar prenhe de perfume e música de Mozart. Sentia-se o planeta girando na Linha Imaginária do Equador. Eu tinha 14 anos e devo ter amanhecido de ressaca, mas, certamente, percebi que a manhã fora arrumada por Deus, pois entre as flores vivificadas pela luz uma recebeu o nome de Josiane Souza Moreira.
Só a conheci 19 anos depois, em Brasília. Cafuza, linda que só ela, parecia um arbusto e tinha sabor de Dom Pérignon, safra de 1954. Começamos a namorar em 15 de maio de 1988, no cinema que havia no Conjunto Nacional, vendo O Último Imperador da China, de Bernardo Bertolucci. Casamo-nos no religioso em 21 de maio de 1989 e, no civil, em 6 de agosto de 2010. Em 22 de fevereiro de 1990, Josiane deu à luz uma princesa com nome de flor: Iasmim - a minha menina da foto.
Quando a conheci, eu tinha 33 anos de idade, vinha de um casamento fracassado, vivia mergulhado no álcool, era redator de um jornal sem futuro (Correio do Brasil, que já fechou as portas há muito tempo) e não sou fisicamente atraente. Mas desde aquela noite de 15 de maio de 1988, nos amamos todos os dias, até quando estamos perdidos, pois nos encontramos no coração.
Ela entrou na minha vida como uma rádio que passamos décadas tentando sintonizar e, um dia, eis que ouvimos, alto, o Concerto para Piano e Orquestra em Ré Menor, de Mozart, descobrimos que não existe tempo nem espaço e que o passado não existe, só existe o agora e o agora, o momento mesmo da vida.
Josiane Souza Moreira Cunha, deposito nas tuas mãos todo o meu tesouro, que conquistei por ti: a Luz do meu Pai, que 
torna luminosos todos os dias da minha vida, pois, à minha passagem, os jardins florescem e as crianças riem ao triunfo da Luz.

5/19/2012

LUIZ SOLANO – Repórter do Planalto


É REVANCHISMO MESMO



Presidente Dilma, cadê o representante do Estado da área militar? Sua comissão esta capenga, unilateral... será que seus escolhidos não farão nenhuma armadilha covarde apanhando e acreditando em apenas em um dos lados? Cadê a democracia genuína ou a Senhora não sabe o que é isto? A nossa imprensa deve se valer de suas publicações de época para darem suas notas.
Ficou esquisito a falta de militares nesta comissão
Aliás, demorou tanto, e por que agora pelo momento conturbado da entrada do Mensalão em pauta? Dessa CPI/Demóstenes indecente que iniciou-se agora? Esquisito Dona Dilma; poderia ter editado bem antes, o momento não oportuno ou é?
Mas esperamos uma ratificação em incluir um membro representaivo das Forças Armadas e do Estado, senão farão o que imaginarem e os militares ficarão mais uma vez como bobos da corte; afinal Dona Dilma, não sei se seus estudos lhe levaram conhecimentos de que desde o Império, os militares têm prestado serviços honrados e relevantes ao desenvolvimento deste País.
Não entendo a exclusão desses da tal comissão.
Me cheira a mais indenizações/ e altíssimas como sempre.
Ainda há tempo presidente Dilma.

ESTAMOS IMPORTANDO MÉDICOS

Estamos diante de mais um equívoco com a saúde pública brasileira. O Governo Federal vem externando a intenção de autorizar a atuação de médicos formados no exterior sem a devida e necessária prova de revalidação.
Assim, algumas universidades federais vêm revalidando diplomas ao arrepio da lei com a omissão da Polícia Federal, Ministério Público e TCU.
Se faltam médicos a culpa é exclusivamente do Governo Federal.
Por que não aumentam o número de vagas nas universidades públicas? A Universidade de Brasília, por exemplo. disponibiliza apenas vinte vagas por semestre.
E por que os formandos nas universidades públicas não devolvem a sociedade brasileira o pesado  investimento atuando no interior do País pelo SUS ? Por que o MEC não aumenta as vagas na residência médica e paga uma bolsa miserável de R$ 2 mil brutos? Não querem formar especialistas, ou seja, pediatras, geriatras etc..?
Importar médicos sem nenhuma qualificação, que não se submeteram ao concorrido vestibular e as provas práticas e ténicas. é cuspir na cara de milhares de jovens brasileiros que se prepararam e disputam democraticamente através do vestibular as concorridas vagas no curso de medicina.
Saúde não tem que ter ideologia e sim seriedade.

PEIXE PEQUENO

Está tudo errado. Os culpados maiores pela morte de Celso Daniel, prefeito assassinado de Santo André, que pretendiam encher os cofres da campanha de Lula em seu primeiro mandato, são acobertados pela condenação de alguns lambaris pescados no mar de lama da corrupção.
A culpa pelos desmandos da Delta será desviada de quem foi responsável pela contratação sem conferir sua idoneidade, e se esqueceu de vigiá-la, para alguns peixes tigres pescados nas àguas barrentas da cachoeira do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos.
Aí quem realmente manda, vai anunciar aos seus quatro ventos que está moralizando o Governo esquecendo a nascente do rio da corrupção.

CAIXA 2

O Ministério Público afirma que os réus foram contratados para cometer o crime após Celso Daniel, descobrir que dinheiro de um esquema de corrupção montado na Prefeitura de Santo André, para financiar a campanha eleitoral do PT à Presidência da República estava sendo desviado.
Então ele sabia do Caixa 2?
Espero que os assassinos sejam todos punidos embora alguns já foram apenados, silenciados com suas mortes. Que o Ministério Público de São Paulo, continue investigando o que ocorria naquela época na Prefeitura de Santo André, pois se não houvesse os desvios, o falecido prefeito Celso Daniel continuaria aceitando o famoso Caixa 2 ?
Isto é correto ou seria prevaricação?

AINDA CELSO DANIEL

É claramente um crime político ligado a desvios de verbas públicas, para a campanha do PT, praticado por petistas de grosso calibre.
Como classificar de comum, o assassinato de um prefeito petista, se sete - não é conta de mentiroso - repito, sete testemunhas foram mortas para silenciar seu restemunho? Os irmãos do morto se mandaram do Brasil para não serem, também, vítimas de crime comum.

DOUTORES SEM DIPLOMAS

Espero que a farra nas universidades públicas brasileiras distribuindo título de doutor honoris causa a semi-analfabetos, tenha terminado antes que alcance outras universidades.
Todos correm esse risco porque muitos formados em universidades públicas - e hoje quase todas estão aparelhadas – e estão nas mãos de reitores subservientes e ideólogos jurássicos.
É vergonhoso para o país ver que um energúmeno que nunca estudou, nunca trabalhou, nunca leu um livro, não lê jornal porque sente azia, ser homenageado por picaretas = que em troco dos cargos que ocupam - lhe concederam a honraria, e são apoiados por um bando de asseclas que se beneficiam direta ou indiretamente do sistema podre reinante na atual República.
  
CPI DO CACHOEIRA

A confusão que se tanta provocar com a convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para depor na CPI do Cachoeira, por mais que tenha culpa no cartório, tem endereço certo - ou provar que o mensalão não existiu ou que foi, apenas um pequeno deslize partidário, como quer e tenta o ex-presidente Lula, ou que todo mundo, nesta republiqueta tupininquim, tem telhado de vidro sendo recomendado que todos se acautelem, tanto da situação como da oposição.

CÓDIGO FLORESTAL

A aprovação pelo Senado Federal do Código Florestal, com apoio da bancada ruralista, desagradou a ambientalistas, aos organismos ligados ao campo, a ecologistas, à CNBB, e ao Palácio do Planalto.
Resta à presidente Dilma, o veto total ou parcial da proposta empurrada "goela abaixo" sem respaldo da maioria dos brasileiros, que não querem o abuso no uso das nossas terras e florestas.
Ou cuidamos de nossa casa ou teremos um local impróprio para viver para nós, nossos filhos e netos.

5/17/2012






AÇAÍ

Considerada uma super fruta por causa dos nutrientes, o açaí deixou de ser apenas um alimento. Muito consumida no Brasil, a fruta típica dos ribeirinhos do norte do País também previne contra o câncer, controla o colesterol e preserva os neurônios. É o que aponta um estudo da Universidade Tufts, nos Estados Unidos.
A nutricionista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Rossana Gibson, destaca os benefícios do açaí. A fruta do açaí não é calórica, têm em média 60 calorias em cada cem gramas. Na verdade, o que engorda são os complementos que as pessoas colocam, como farinhas d’água e tapioca, leite condensado, mel, granola com açúcar e leite em pó. O açaí é rico em cálcio, ferro, potássio e zinco, essenciais para o organismo. O cardiologista, professor e pesquisador paraense Eduardo Costa defende que o açaí faz bem ao coração.

DIABETES

Pesquisa do Ministério da Saúde apontou que o diabetes no Brasil está crescendo entre os homens.  De 2006 a 2011 o percentual subiu de 4,4% para 5,2%.  O aumento é explicado pelo crescimento do diagnóstico da doença e dos fatores de risco do diabetes, como a obesidade e o envelhecimento da população.  O  ministério entrevistou 54 mil adultos nas 27 capitais do País.  A diretora de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, explica que o aumento acontece porque os homens estão tendo mais acesso ao diagnóstico. 

DIABETES II

Uma das medidas do ministério para controlar o diabetes é o Programa Saúde Não Tem Preço, que tem ampliado a distribuição de medicamentos gratuitos nas farmácias credenciadas desde 2011.  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informa que o acesso aos remédios reduziu as internações por diabetes: Em 2010, o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, notificou 54 mil mortes por diabetes no País. A Sesma informa através do Secretário Emannuel Silva, que várias farmácias em nosso município estão credenciadas a fornecer gratuitamente os medicamentos para diabetes e hipertensão.

AGRICULTURA                                                                                                                    

O Pará será palco da primeira edição da Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal. O evento, que vai reunir em Belém representantes dos nove estados da Amazônia Legal, será realizado no Hangar - Centro e Convenções e Feiras da Amazônia, de 25 a 27 de maio. A Agrifal chega com a proposta de colocar em uma vitrine interativa as experiências agrícolas familiares dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. O acesso à Feira será livre e gratuito. O espaço funcionará das 8h às 22h, nos três dias. Sob a temática “Interagindo a sociobiodiversidade, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável”, a feira servirá como um veículo em potencial de interação e comunicação entre a comunidade agricultora familiar e a sociedade civil organizada. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 70% dos alimentos que abastecem a mesa e a indústria paraense vêm da mão de obra da agricultura familiar nos 144 
municípios do Estado.

LIXO

Apesar do trabalho de mais de 500 mil pessoas que recolhem material reciclável pelas ruas do País, o Brasil ainda está longe de ter uma atitude sustentável com relação ao lixo produzido diariamente. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 18% das cidades têm coleta seletiva, a maioria delas concentrada nos Estados do Sul e Sudeste. E mesmo em algumas dessas cidades, a qualidade do serviço é questionada. Além dos impactos ambientais, o País poderia economizar R$ 8 bilhões por ano se todos os resíduos reutilizáveis fossem reciclados. Para se ter uma idéia, o reaproveitamento dos resíduos da produção de cana de açúcar poderia gerar potencial energético maior do que o produzido pela usina de Itaipu, considerada hoje a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia.

ESCRAVOS

A maioria são nordestinos e analfabetos funcionais, pessoas que estudaram menos de quatro anos. Quase duas mil pessoas foram libertadas em blitz do Governo. Há exatos 124 anos, com uma canetada, acabava oficialmente a escravidão no Brasil. Negros e negras escravizados na África e tratados como objeto no País ganhavam a liberdade. Infelizmente, porém, apesar de o regime escravagista ter sido superado, o assunto ainda frequenta as páginas policiais dos jornais. Tanto por deixar marcas ainda não superadas na sociedade brasileira – especialmente na trajetória dos afrodescendentes – quanto pela sua faceta moderna. Nos últimos 5 anos, 1.849 trabalhadores mantidos em condições descritas no artigo 149 do Código Penal como análogas à escravidão foram libertados por grupos de fiscais do Ministério do Trabalho (MTE).

ESCRAVOS II

Até o final de abril deste ano, já aconteceram 41 libertações, como a de sete pessoas (entre elas duas crianças) resgatadas numa fazenda de gado em Codó, no Maranhão. Todas elas cuidavam da manutenção dos bois e do pasto sem nenhum tipo de equipamento de proteção, dormiam em cabanas sem paredes e bebiam a água retirada de um rio cheio de girinos. A mesma água lamacenta era dada aos animais. Esse número tende a crescer. Novos casos já vieram à tona. No início de maio, foram libertados 17 trabalhadores obrigados a dormir sob pedaços de espumas sujas no chão de um curral, em Rio Verde, em Goiás. A comida a que tinham acesso era acondicionada de maneira inadequada e eles não tinham sequer chuveiros para banho. Lamentavelmente, o Pará é considerado um dos maiores estados com incidência de trabalho escravo. Vamos torcer para que o governo do Estado reverta este quadro.

MOTINHAS

_______________________________________________

O Ministério Publico Federal no Pará recomendou o Instituto Chico Mendes a não autorizar a exploração de madeira solicitada pela Tapajós Verde em áreas localizadas nas Terras Indígenas Munduruku-Taquara e Bragança-Marituba, na Floresta Nacional do Tapajós, Unidade de Conservação Federal no Oeste do Estado do Pará. ♦♦♦ O Ministério da Saúde incluirá, a partir de 4 de junho, no programa Saúde Não Tem Preço, medicamentos para asma de forma totalmente gratuita à população. Além de já ter acesso a 11 medicamentos para hipertensão e diabetes nas 554 farmácias populares da rede própria (administradas e montadas pelo governo) e 20.374 da rede privada, a população poderá retirar mais três medicamentos para asma, em dez apresentações. São eles: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. ♦♦♦ Vereador Rogelio Cebuliski – Gaúcho (PSB), denunciou a depredação ambiental que está ocorrendo na serra saúbal, zona Sul da cidade de Santarém.  “Estão derrubando madeira de lei, colocando máquinas na encosta da serra, prejudicando o meio ambiente e principalmente a nascente do Igarapé Urumari, que está sendo assoreada”. Gaúcho solicitou da prefeita Maria do Carmo Martins Lima, que implanta o Conselho Municipal de Meio Ambiente. ♦♦♦ Vereador Mauricio Corrêa (PSD) requereu votos de aplausos ao Grupo Empresarial CR pela inauguração de mais uma loja na cidade. ♦♦♦ O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa aceitou a denúncia do Procurador Roberto Gurgel contra a “sofisticada organização criminosa”, que criou o mensalão. São 38 réus envolvidos com o esquema. Alguns políticos do Pará voltarão à mídia nacional na condição de corruptos. Aguarde. ♦♦♦ Uma vergonha nacional. O presidente do Cametá, Campeão Paraense de Futebol 2012, Orlando Peixoto, renunciou o cargo após negociar a vaga na série D com o Clube do Remo.  Segundo algumas fontes Orlando Peixoto teria recebido a soma de R$ 140.000,00 (Cento e quarenta mil reais). Diretoria do Mapará afirma que vai tentar recuperar a vaga do time na série D do Campeonato Brasileiro deste ano. A briga só está começando. A corrupção já está no futebol há muitos anos. Isso é uma vergonha como diria o jornalista Boris Casoy. ♦♦♦ O governador Simão Jatene foi eleito A Personalidade do Ano do Esporte Paraense através do programa, Troféu Camisa 13, apresentado pelo jornalista Zaire Filho na TV RBA (Bandeirantes). ♦♦♦ Miguel Barbosa, competente profissional assumiu a direção do Grupo RBA (Rádio e TV) aqui em Santarém. Desejo ao amigo boa sorte e sucesso. ♦♦♦ O Dia Nacional de Combate ao Abuso e  Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado nesta sexta-feira18. Faça sua parte, qualquer suspeita, denuncie através do telefone 100. ♦♦♦ Segundo a Defesa Civil Estadual, dez municípios da região oeste do Pará já decretaram situação de emergência, mas somente Alenquer, Óbidos e Porto de Moz estão com seus decretos homologados pela Defesa Civil Nacional. Na região, já são 115.136 pessoas afetadas pela enchente e só em Santarém são 20.377. ♦♦♦ Jornalista Ronaldo Brasiliense, ganhador de dois Troféus Esso de Jornalismo é pré-candidato a prefeito em Óbidos. Trabalhamos juntos por muito tempo no Grupo Liberal. Desejo sucesso ao ilustre amigo. ♦♦♦ Hoje é sexta-feira, inicio de final de semana, como ninguém é de ferro, neste sábado estaremos na Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente e Negra Gostosa. Fui