Powered By Blogger

8/24/2012



Bosque Rodrigues Alves completa 129 anos


Apresentação teatral, brincadeiras, assinaturas de convênios, plantio de mudas. Essas foram algumas das atividades realizadas na manhã desta sexta-feira/24, para comemorar o aniversário do Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves.
As atividades em comemoração pelo aniversário de 129 anos de um dos mais importantes cartões postais da capital paraense, programadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), seguem até o próximo domingo/26 e tem como objetivo conscientizar e mostrar a importância de se preservar o espaço. A programação teve a participação de diversas autoridades, entre eles o Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, Edilson Pereira, no ato representando o Prefeito de Belém, Duciomar Costa, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Camilla Miranda, o Presidente da Fundação Escola Bosque, Elton Braga e o vice-reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Paulo Santos, entre outros.    
“É com uma grande felicidade que estamos comemorando mais um ano do Bosque. Um espaço que já faz parte da tradição da população paraense, por esse motivo, temos que cada vez mais preservar e apreciar essa área de preservação nativa no meio da cidade”, afirma a secretária da Semma, Camilla Miranda.
“Antônio Lemos” - Na entrada principal os convidados foram recebidos pelo arte educador Leocir Medeiros, caracterizado de “Antônio Lemos”, que guiou os visitantes em caminhada pelo Bosque. Na trilha monitorada o público pode conhecer a história do Jardim, seus monumentos e atividades realizadas, além da fauna e flora.
Em seguida, os convidados e visitantes seguiram para o ‘Castelo em Ruínas’ onde foi contada um pouco da história do espaço, e também foi realizada uma apresentação teatral, pelo grupo de arte-educadores da Semma.  
Termo -Na Fonte dos Intendentes houve a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica da SEMMA com a UFRA e Escola Bosque. Com a assinatura do termo, os alunos da UFRA e da Escola Bosque terão a oportunidade de estagiar no Bosque, aprendendo com os técnicos que trabalham no local. Em contra partida, o Bosque terá o apoio da Ufra para dar assistência clínica e biológica aos animais. “É muito importante essa assinatura, pois ajudaremos o Bosque cuidar dos animais, e os nossos alunos vão poder vivenciar no dia a dia, como é lidar e cuidar desses animais”, afirma o Vice-Reitor da Universidade, Paulo Santos.
Oficinas -Mais de 500 crianças de escolas municipais, estaduais e particulares participaram da programação, que incluiu também oficina de reciclagem, apresentação de filmes com lendas amazônicas, plantio de mudas, apresentação folclórica da escola de dança da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL), entre outras. “Eu sempre venho visitar o Bosque com meus pais, mas hoje eu aprendi muito, coisas que ninguém nunca tinha me contato sobre os animais e plantas”, disse Aline Victoria Souza, de 7 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) também esteve presente no aniversário do Bosque realizando a medida de pressão arterial e exame de glicose nos adultos visitantes.  
A festa teve direito, ainda, a um coquetel de frutas e sucos regionais, e os convidados puderam apreciar a exposição de elementos naturais e fotografias antigas do Jardim Zoobotânico, no Chalé de Ferro.
A programação segue neste sábado/25 e domingo/26 com diversas atividades, entre elas as oficinas de reciclagem, apresentação de filmes, pintura e apresentação teatral. 

_________________
Ana Paula Azevedo 

Nenhum comentário: