Powered By Blogger

3/02/2012

Solidariedade a LÚCIO FLÁVIO PINTO



Na próxima terça-feira, às 18 horas, no auditório do Ministério Público Federal em Belém, haverá um ato de solidariedade ao jornalista Lúcio Flávio Pinto, que vem sofrendo pressões, ameaças e processos judiciais por exercitar seu compromisso de cidadão e jornalista com a liberdade de expressão, o direito de informar e denunciar as investidas contra o patrimônio da Amazônia, ações ilegais, corrupção, crimes contra o interesse e o patrimônio público, além de irregularidades no exercício da função pública. Na ocasião, serão vendidos exemplares do Jornal Pessoal e livros de Lúcio Flávio e discutidos os rumos da campanha de solidariedade ao jornalista.
Farão parte da mesa de debate a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará, Sheila Faro; o presidente da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, Marco Apolo; o procurador da República Felício Pontes; o professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Jeronimo Treccani; a pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ima Vieira; e a jornalista e professora do curso de Comunicação Social da UFPA, Rosaly Britto.
Em 1999, o Jornal Pessoal denunciou Cecílio do Rego Almeida, dono da construtora C.R. Almeida, por grilar 4,7 milhões de hectares de terras públicas no Pará. Ao invés de o empresário ser punido – até porque o próprio Tribunal de Justiça do Pará e o governo do Estado denunciaram que as fraudes fundiárias somavam área superior três vezes ao território paraense – foi ele que processou o jornalista por – vejam só! - “ofensa moral”. E o TJE-PA não só aceitou a queixa-crime como também condenou Lúcio à indenização de R$ 30 mil (valor atual). Ao recorrer, o Superior Tribunal de Justiça negou seguimento a seu Agravo por erros formais.

A campanha “Liberdade para Lúcio Flávio Pinto" conta com o blog somostodoslucioflaviopinto.wordpress.com e um grupo do Facebook. Quem quiser ajudar na arrecadação de fundos pode depositar na conta poupança nº 22.108-2, do Banco do Brasil, Agência 3024-4, variação 1, em nome de Pedro Carlos de Faria Pinto, irmão do jornalista, CPF 212.046.162-72.

Nenhum comentário: