Powered By Blogger

10/14/2011


DOR DE CABEÇA

Pesquisa aponta que mulheres sofrem mais com o problema do que os homens. Oito a cada dez brasileiros tem dor de cabeça. A informação é de uma pesquisa apresentada pela Sociedade Brasileira de Cefaléia que revelou ainda que 81% das mulheres já tiveram algum tipo de dor de cabeça. Nos homens esse percentual cai para 59,7%. A neurologista da Sociedade Brasileira de Cefaléia, Eliana Melhado, explica porque a população feminina sofre mais com o problema.
DOR DE CABEÇA II
“Nós postulamos a hipótese a respeito do estresse. Mas, o que acontece no organismo delas com relação aos hormônios, as mulheres tem o ciclo menstrual, e ela tem uma maior proporção de estrogênio na primeira fase do ciclo. O estrogênio vai ser o causador nesse caso da dor de cabeça no período menstrual. Quando acontece a queda dele, o cérebro interpreta aquela queda com algo que é doloroso”. A especialista explica que existem mais de 200 tipos de dor de cabeça. E no mercado, hoje, existem diversas possibilidades de medicamentos para combater esse desconforto.

MEDICAMENTOS

O Programa “Saúde Não Tem Preço” continua a beneficiar cada vez mais brasileiros. A iniciativa do Ministério da Saúde, que começou em fevereiro deste ano e oferece gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabetes, ampliou em 239% o acesso ao tratamento dessas doenças nas mais de 20 mil drogarias credenciadas ao programa. O número de pacientes atendidos pulou de 853 mil, em janeiro, para 2.888.956, em setembro. Foram realizados 306.826 atendimentos de pessoas diabéticas, em janeiro, e 892.820, em setembro, o que representou um crescimento de 191%. Já o número de hipertensos beneficiados foi ampliado em 271%, passando de 658.648 para 2.443.044, no mesmo período.

PROTESTO

Médicos do SUS vão protestar contra as más condições de assistência e a baixa remuneração. Em 25 de outubro, médicos de todo o país protestarão contra as más condições de assistência e a baixa remuneração dos profissionais oferecidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A mobilização nacional em defesa da rede pública quer chamar a atenção da sociedade e dos tomadores de decisão para a crise instalada na assistência em saúde na rede pública. O clima de insatisfação é grande. Em alguns estados – como Minas Gerais, Pará e Pernambuco – há, inclusive, indicativo de suspensão dos atendimentos na data do protesto. “Com a mobilização queremos chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e melhor assistência à população”, afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d’Ávila.

INDIOS

TRF1 vai julgar direito dos índios a serem consultados sobre Belo Monte.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, marcou para segunda-feira, 17 de outubro, o julgamento do processo que trata da consulta prévia aos povos indígenas afetados por Belo Monte. O processo foi iniciado em 2006 pelo Ministério Público Federal no Pará e questiona o decreto legislativo 788/2005, do Congresso Nacional, que autorizou o poder Executivo a iniciar Belo Monte. O decreto tramitou em menos de 15 dias no Legislativo e a pressa impediu a realização da consulta prévia aos índios, obrigação prevista na Constituição e em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. A consulta prévia, livre e informada foi definida como direito em 1989, quando a Organização Internacional do Trabalho ratificou sua Convenção 169. O Brasil aderiu formalmente ao tratado em 2002.

DELEGADOS

O 26º Congresso Nacional dos Delegados de Polícia do Brasil, que começou na quarta-feira/12, no resort Costão do Santinho, na cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina e encerra nesta sexta-feira/14, reúne delegados de polícias de todos os estados brasileiros. O evento é promovido pela a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL/BR). Do Pará, vários delegados da Polícia Civil estão participando. De Santarém, o delegado Hebert Farias Jr., titular da delegacia do município de Alenquer, participa do congresso este ano.

AGRÔNOMO

Além do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, o feriado do dia 12 de outubro também se comemora o dia do Engenheiro Agrônomo. Os profissionais que são responsáveis por tudo o que envolve a prática agrícola, passaram a ganhar destaque no mercado de trabalho com o crescimento do setor no Brasil. Segundo o Plano Agrícola 2010 e 2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção brasileira de grãos neste ano cresceu 8,2% em relação ao ano anterior. O índice torna o Brasil um dos principais fornecedores de proteínas no mercado internacional de alimentos. Nesta semana, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público na Câmara dos Deputados, aprovou a proposta que enquadra as atividades dos engenheiros agrônomos como essenciais e exclusivas de Estado quando realizadas por servidores públicos efetivos federais, estaduais e municipais.

CÂNCER

Maioria dos fumantes acha que câncer “só acontece com os outros”. A maioria dos fumantes ignora o tumor que mais mata no País. A informação é da última pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, sob encomenda de uma empresa farmacêutica, que analisou o perfil dos pacientes. Normalmente ao receber o diagnóstico de câncer de pulmão, os pacientes costumam associar a doença ao tabagismo. Mas, apesar de uma grande maioria ser fumante ou ex-fumante quando recebe a notícia da doença, 83 por cento deles nunca imaginaram que um dia poderiam ter o problema. O pneumologista da área de divisão de controle de tabagismo do INCA, Instituto Nacional de Câncer, Ricardo Meirelles, afirma que por serem dependentes químicos, os fumantes acabam se esquecendo da existência do câncer e da relação direta da doença com o cigarro.

BELO MONTE

A usina de Belo Monte está sendo construída em uma área atualmente ocupada por cerca de 4,3 mil famílias em zonas urbanas e 800 famílias em zonas rurais. As estimativas indicam que 19 mil empregos diretos serão criados no pico das obras, atraindo aproximadamente 90 mil pessoas para a região nessa etapa. O custo da obra é estimado em R$ 20,3 bilhões. Em função da geração de milhares de empregos, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Pará, Odair Corrêa, destacou que a unidade de Agência no município de Altamira foi transformada em Gerencia Regional do Trabalho e Emprego, já publicado no Diário Oficial da União. A nova unidade funcionará para dar atendimento a Belo Monte e Região da Transamazônica. Com um suporte maior e a presença de mais servidores administrativos e auditores fiscais que deverão assumir em Altamira serão chamados pelo último concurso, enfatizou Odair Corrêa.

MOTINHAS
___________________________________________

“Criar dois novos estados no Pará, é querer tirar da subserviência, uma região inteira chamada Amazônia que, junto com seu povo, tem apenas servido de almoxarifado para o Brasil e para o Mundo” Odair Corrêa. ●●● O Ministério da Saúde apresentou nesta terça–feira o conjunto de ações que serão executadas para combater a dengue neste verão. Entre as novidades, está o monitoramento da situação epidemiológica pelas redes sociais. As mídias sociais vão funcionar com um sistema de vigilância complementar em tempo real de informações sobre a doença por região geográfica e municípios com população acima de 100 mil habitantes. ●●● Comércio santareno sentiu e muito a greve dos bancários com relação às vendas em comemoração ao Dia da Criança. ●●● Enquanto isso o governo federal está sem pulso para conter a onda de greves que tomam conta do País. Isso é lamentável. ●●● Minha solidariedade à família do médico Paulo Jennings que se jogou do toldo (a parte mais alta da embarcação) no rio Amazonas, na tarde de sábado/8, por volta das 15h em frente à cidade de Óbidos. ●●● Quero apresentar os meus sentimentos ao povo de Icoaraci pela perda repentina de sua “subprefeita” Dra. Ivy de Menezes Veiga Portella, ocorrida na última quinta-feira/7 ●●● Comentário sensacional do jornalista Manoel Dutra. Esse pessoal está esperando alguma forma de macumba do Duda Mendonça. Pensam que o plebiscito poderá ser ganho com reuniões e conchavos de gabinete. Nem em Santarém se vê campanha, imagina em Belém. Para sorte de uns de outros, também aqui em Belém os contrários esperam a macumba do Orly Bezerra. Não se vê também campanha por aqui. ●●● Com essa me despeço desejando a todos um excelente final de semana. Neste sábado estaremos na Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, acompanhado da Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente e Negra Gostosa. Fui.

Nenhum comentário: