Powered By Blogger

9/08/2011




MÉDICOS

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, lançou mais uma ação estratégica para atrair médicos para atuarem em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em municípios onde há carência desses profissionais. O Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica vai conceder até 20% de pontuação adicional na nota final das provas de residência aos egressos do curso de Medicina que optarem por atuar nos municípios de extrema pobreza e em periferias das grandes metrópoles.


MÉDICOS II

A bonificação já poderá ser utilizada nos exames que serão realizados em novembro de 2012. Pelo programa, serão abertas duas mil vagas, que poderão ser preenchidas a partir de fevereiro de 2012. “A concessão do benefício representa um avanço. Consideramos que essa é uma das maneiras mais efetivas de disponibilizar, de forma rápida, médicos para ampliar a assistência à população”, afirma o chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales.


IMPRENSA

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), defendeu apoio irrestrito à liberdade de imprensa e o fim do voto secreto nas votações em plenário. As bandeiras foram defendidas após o Congresso Nacional do PT apresentar moção com pedido de regulação da mídia e a absolvição, na semana passada, da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada, em 2006, recebendo dinheiro do operador do mensalão do Governo do Distrito Federal, Durval Barbosa. Segundo o líder, o PSDB se posicionará contrariamente a toda e qualquer forma de cerceamento da liberdade de imprensa.


SEGURANÇA

Começam a chegar ao mercado brasileiro modelos avançados de câmeras de segurança megapixel e resistentes a atos de vandalismo que oferecem imagens de alta qualidade para ajudar na identificação de suspeitos. Atualmente, a maior parte das câmeras instaladas no Brasil não é megapixel, gerando vídeos incapazes de auxiliar nas investigações. Para responder a esse problema, a Axis Communications, fabricante de câmeras de videomonitoramento IP, lançou este mês novos modelos de câmeras fixas de 5 megapixel, para uso em áreas internas ou externas, adequadas para cobrir uma área ampla ou oferecer imagens com muitos detalhes numa área limitada. Os produtos são ideais para uso em monitoramento urbano, áreas de escolas e universidades, estacionamentos e outras áreas de grande fluxo de pessoas, como halls de aeroportos e estações de metrô. A identificação de suspeitos pode ser feita mesmo em condições de baixa luminosidade, graças ao sensor de 5 megapixel com altíssima sensibilidade à luz em alta resolução.

ATENÇÃO


A combinação do diabetes tipo 2 e da pressão arterial elevada pode aumentar significativamente as chances de um indivíduo de desenvolver glaucoma de ângulo aberto. Os resultados são de um estudo recente da Universidade de Michigan, publicados na revista Ophthalmologv. De acordo com os pesquisadores norte-americanos, o diagnóstico de diabetes tipo 2 aumenta o risco de glaucoma em 35%. O de hipertensão arterial em 17%. Mas, quando ambas condições estão presentes, a probabilidade de desenvolver glaucoma é de 48%. Para chegar a estes números, a equipe de Joshua D. Stein analisou dados de mais de 2 milhões de pessoas, com 40 anos ou mais, que integravam uma rede de atenção gerenciada nos Estados Unidos, entre 2001 e 2007.


AVISO


Ida ao dentista deve ocorrer antes da 1ª. dentição. É por volta dos seis meses de vida que nascem os primeiros dentinhos do bebê. Mas para que a criança cresça com a dentição saudável, é preciso que a rotina de cuide da saúde bucal seja introduzida antes mesmo de o primeiro dente de leite aparecer. A cárie é um problema que pode perturbar tanto os mais velhos quanto os mais novos. Para evitá-las, uma das recomendações do Ministério da Saúde é massagear uma gaze úmida na gengiva do bebê após a última mamada do dia. Assim que aparecerem os primeiros dentinhos, mude da gaze para uma escova própria para bebês, junto com pasta sem flúor. A recomendação é de uma odontopediatra da USP.

ATLETAS

Não há dúvida de que praticar esportes é uma das maneiras mais prazerosas de manter a saúde em dia. Mas, aqueles que não praticam regularmente – os famosos atletas de fim de semana – devem tomar uma série de medidas para evitar problemas, como estiramentos musculares, câimbras e até problemas cardiovasculares. O cirurgião da área de joelho do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Jorge Wenke, alerta que a pessoa deve manter o corpo preparado durante a semana para não correr riscos.


ATLETAS II

O especialista recomenda uma alimentação balanceada, musculação e exercícios aeróbicos, como a caminhada. Caso a pessoa sinta a lesão na hora em que está praticando o esporte, o cirurgião alerta que a atividade deve ser interrompida imediatamente, para evitar que o problema seja agravado. Ele recomenda colocar gelo na região afetada e procurar um serviço médico o mais rápido o possível.

MULHER

No último sábado/03 aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Pará - UEPA, a Pré-Conferência Municipal de Política Para Mulheres, que abordou o tema “Saúde da Mulher, Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos”. O encontro foi realizado sob coordenação da secretaria municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o Conselho Municipal da Condição Feminina – COMCF. O objetivo do evento foi promover um debate sobre a promoção da melhoria das condições de vida e saúde das mulheres, em todas as fases do seu ciclo vital, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos. Ao final do encontro, propostas foram formuladas e apresentadas posteriormente, durante a II Conferência Municipal de Política para Mulheres, que acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês no auditório da UFOPA.

MOTINHAS
_______________________________________________

A famosa e tradicional Garapeira Ypiranga administrada com competência pelo amigo Cacheado, completou na quarta-feira/07 89 anos de bons serviços prestados a comunidade santarena. Parabéns a toda família Farias. ●●● De acordo com o Ministério da Saúde, as primeiras causas de internação de idosos são as quedas. Por isso, é muito importante que a residência desse idoso esteja totalmente adaptada a essas dificuldades. Banheiros, escadas e tapetes, por exemplo, são ambientes onde as quedas acontecem com freqüência. ●●● “O homem é um ser tão dependente que até pra ser corno e viúvo precisa da ajuda da mulher”. Pense nisso! ●●● Que fique bem claro. “Passar a mulher pra trás é fácil. O difícil é passar adiante”. ●●● O Ministério do Planejamento autorizou a nomeação de duzentos e doze candidatos aprovados no concurso público da Fundação Nacional do Índio, a Funai. ●●● Um motorista do Senado ganha mais para dirigir um automóvel do que um oficial da Marinha para pilotar uma fragata! Um ascensorista da Câmara Federal ganha mais para servir os elevadores da casa do que um oficial da Força Aérea que pilota um Mirage. Aposto que isso você não sabia. ●●● Rico em ômega 3 e em proteínas de alta qualidade, o peixe não é um hábito na mesa do paraense. Para tentar mudar essa realidade e incentivar o brasileiro a comer mais peixe, o Ministério da Pesca e da Aquicultura (MPA) promove, a partir do próximo dia 11, a oitava edição da Semana Nacional do Peixe. ●●● Os governadores do Pará, Simão Jatene e do Mato Grosso, Sinval Barbosa, voltaram a se encontrar no final da noite de segunda-feira/5, em Santarém. A caravana da “Rota da Integração” é um movimento organizado pelos dois Estados para mostrar a importância da consolidação do eixo logístico da rodovia BR-163, a rodovia Santarém-Cuiabá, para o escoamento da produção do Centro Oeste brasileiro. ●●● Governo do Estado através da Secretária de Estado de Meio Ambiente-SEMA/PARÁ, promoverá no período de 09 a 18/09/2011, Projeto Ação Verão, no Município de Santarém, nas praias de Ponta de Pedras, Maracanã e Alter do Chão, durante a semana serão realizadas oficinas de Educação Ambiental. Maiores informações – Professora Conceição Rocha (91) 8191922 ●●● Neste sábado vamos comemorar em alto estilo 89 anos da Garapeira Ypiranga um marco em Santarém. Convidadas especiais: Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente e Negra Gostosa. Fui.

Nenhum comentário: