Powered By Blogger

7/29/2011

COLÉGIO PAES DE CARVALHO completa 170 anos





Estatus de escola tradicional, mas atenta à ações inovadoras. Com essa definição o Colégio Estadual Paes de Carvalho chega ao seu 170º ano de atividade. Instituição pública de ensino mais antiga em funcionamento do Estado do Pará e uma das mais antigas do país, o CEPC comemora o aniversário de sua fundação nesta quinta-feira/28, mas a programação oficial que celebra a data começou em maio, com a realização de um concurso que elegeu a logomarca a ser adotada pela escola nos próximos dez anos. As atividades prosseguem neste semestre, reunindo, além dos cerca de 1.600 estudantes e 113 funcionários, toda a comunidade do entorno.
A “Ação Social "Cepeciana" marca a retomada da programação neste semestre, oferecendo, entre outros serviços, a emissão de documentos, como carteiras de identidade, CPF e título de eleitor, além de esclarecimentos sobre o serviço militar. Atividade similar foi realizada no primeiro semestre, com a organização de um mutirão, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA).
A diretora do Paes de Carvalho, professora Maria do Socorro Maciel, destaca a necessidade de se buscar ações inovadoras para o presente e futuro da escola, que teve participação ativa de alguns de seus célebres educandos em movimentos como a abolição da escravatura, a Proclamação da República e a Revolução Constitucionalista de 1932. “Hoje, observo a importância de mostrar o Colégio Paes de Carvalho com toda sua tradição, mas com uma visão inovadora. Essa é uma escola que tem respeito pelo cidadão, pela comunidade em que está inserida, e que busca o resgate da cidadania”, diz ela.
História - Fundada pelo então presidente da Província do Pará, Bernardo de Sousa Franco, em 28 de julho de 1841, com denominação de Liceu Paraense, a instituição ganhou o nome de "Paes de Carvalho" durante o período da República, sendo renomeado mais tarde de "Ginásio Paraense" depois da revolução de 1930, e por último transformado em Colégio Estadual, em cumprimento à lei federal que transformou os ginásios em colégios.
Figuras -Pelos bancos do CEPC passaram grandes figuras do cenário político, acadêmico, profissional e empresarial paraense que atuaram ou ainda atuam em vários segmentos, alguns com projeção nacional, como ministros de Estado, Senadores da República, deputados federais e estaduais, prefeitos, governadores, reitores e empresários. 
Entre esses personagens ilustres estão mais de 15 ex-governadores, incluindo o atual chefe do Executivo Estadual, Simão Jatene, o senador Jader Fontenelle Barbalho – sendo inclusive presidente do Centro Barbalho Cívico Honorato Filgueiras por vários anos - Jarbas Passarinho, Alacid da Silva Nunes, Lauro Sodré, Justo Chermont, Fernando José de Leão Guilhon, Augusto Montenegro, Joaquim de Magalhães Cardoso Barata, Gama Malcher e Aluísio da Costa Chaves, além do redator deste blog, que antes de ingressar no Curso de Bacharelato da Universidade Feederal do Pará (UFPa.) no final dos anos 60, cursou os três anos do Curso de Ciências Humanas – antigo Curso Clássico - no velho e querido colégio da Praça da Bandeira, que à época era considerado o colégio padrão de Belém, e os professores ainda detinham cátedras; e para conquistá-las faziam provas de conhecimento e de títulos.
Também ilustram o panteão dos ilustres alunos formados no Paes de Carvalho o ex-Procurador Geral da República, Inocêncio Mártires Coelho; o médico patologista, cientista e professor Gaspar Vianna; o escritor e jornalista paraense Dalcídio Jurandir; Visconde de Souza Franco, que ocupou vários cargos políticos de projeção nacional entre 1839 e 1865 e foi o responsável pela criação do Liceu Paraense, regularizando a instrução primária e secundária no Estado.
O primeiro prédio da escola era localizado no antigo Largo do Palácio, onde se situa a Praça Dom Pedro II. Antes de ser instalado em seu endereço atual, na Praça Saldanha Marinho, bairro do Comércio, o Paes de Carvalho também funcionou na Travessa Campos Sales e no Convento do Carmo.


● Ao meu querido e saudoso CEPC, a homenagem deste orgulhoso ex-aluno.


_____________________________
●●● Com textos da Ascom/Seduc

Nenhum comentário: