Powered By Blogger

6/14/2011

Prefeitura de Belém homenageia ELINALDO FERREIRA

Elinaldo Ferreira - o primeiro a direita - no ultimo Cirio de N.S. da Conceiçao,do Outeiro, em que participou, ao lado do entao Arcebispo D. Orani Tempesta  




O prefeito de Belém, Duciomar Costa, inaugurou na tarde do ultimo domingo, 12, a Praça Elinaldo Sena Teixeira Ferreira. A nova área lazer fica localizada na Avenida Rômulo Maiorana, antiga 25 de Setembro, esquina da Travessa Humaitá, no bairro da Pedreira. As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que transformou o logradouro, antes ocioso, em um espaço de lazer e diversão.
Para Duciomar Costa, a inauguração de mais este espaço de lazer é motivo de alegria. Segundo ele, a única preocupação na entrega do empreendimento era o vandalismo que tem se mostrado bastante comum na capital, mas os moradores da avenida se comprometeram em cuidar e vigiar a praça. “Este é um espaço de lazer para nossas crianças, para que possam gastar suas energias da melhor forma possível”, destacou o prefeito, defendendo que precisa ser conservado.
De acordo com o titular da Seurb, Fernando Perreira, áreas estão em estudo em outros bairros de Belém para a construção de novas praças.
O nome da nova Praça de Belém homenageia Elinaldo Sena Teixeira Ferreira, falecido em setembro do ano passado, aos 56 anos. Ele ganhou reconhecimento quando foi há pouco tempo, Administrador Regional de Outeiro, mas atuou ainda como Militar da Aeronáutica e comerciante. Casado com Deronilde Costa Ferreira, e pai de três filhos, Edriane Costa Ferreira (30), Edriano Costa Ferreira (27) e Elinaldo Filho (25).
Para a esposa do homenageado, Deronilde, é uma emoção muito grande, saber que o trabalho do falecido esposo foi reconhecido. “Ficou tudo lindo, espero que a população conserve, porque pra gente que é família é uma emoção”, destacou a viúva.
Dona Iracelina Vanzeller, 69 anos, que mora na Humaitá há 50 anos, ficou maravilhada com o novo espaço. “Foi a melhor coisa que aconteceu porque esse lugar era abandonado, cheio de lixo!”, lamentou a idosa. Jamille Danin, moradora da Avenida Rômulo Maiorana há 25 anos, já usufrui do novo espaço, acompanhada da filha de seis anos. “Esse lugar será bem aproveitado, pois não havia nenhuma área de lazer no bairro”, enfatizou.
A pequena Maria Eduarda Monte, 9 anos, pulou, brincou de balanço e ainda degustou um delicioso picolé de frutas regionais e pipoca distribuída para as crianças pela Prefeitura de Belém. “Adorei tudo, venho todas as tardes com minha irmã de 10 meses e minha mãe”.
De acordo com Hamilton Portal, diretor administrativo do Sindicato dos Servidores Municipais do Belém - SISBEL - localizado na Travessa do Chaco, as proximidades da praça =, “... a iniciativa do prefeito Duciomar é digna de louvores. Primeiro, por lembrar-se de um excelente companheiro que por alguns anos, administrou o Outeiro. Segundo por proporcionar mais vida, alegria a 25 de setembro, atual Romulo Maiorana, não apenas para os moradores - como a nossa entidade. que fica a menos de 200 metros do novo logradouro - mas e principalmente para as crianças, jovens e atletas que poderão usar os equipamentos instalados. Agora e preciso que todos colaborem mantendo limpa e bem conservada a nova Praça Elinaldo Sena Teixeira Ferreira”, concluiu.
Estiveram presentes os vereadores Nadir Neves e Abel Loureiro e os titulares da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Ellen Margareth e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel), João Amaral.
Estrutura - A nova praça tem uma área de aproximadamente 1,3 mil metros quadrados, onde foram instalados balanços, gangorras e escorrega - bundas, que prometem fazer a alegria da criançada que visitar o local. Além dos brinquedos tradicionais, um trem artístico foi especialmente confeccionado para aumentar a diversão do lugar. O novo espaço recreativo, também conta com áreas de arborização, gramado, bancos e muito colorido, o que deixa o espaço mais alegre e atrativo.
E com o intuito de garantir a tranquilidade dos pais que vão levar seus filhos para usufruírem de um momento de recreação, a praça conta com um cercado de 1,20 metros de altura, como o que foi instalado na Avenida Marquês de Herval, com elementos metálicos decorativos e coloridos, bem atrativos aos olhos das crianças. A entrada principal ao logradouro será pela Humaitá.
O calçamento, tanto da área interna quanto externa, foi recomposto e nivelado, conforme o que é estabelecido pelo Código de Posturas, Lei das Calçadas e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Foram construídas duas rampas de acesso ao passeio, para garantir acessibilidade a todos, especialmente aos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Três postes, com três pétalas cada um, também foram instalados no espaço para garantir a luminosidade e ressaltar a beleza das cores aplicadas nos equipamentos.

-----------------
Luiza Farias

Nenhum comentário: