Powered By Blogger

6/06/2011

JOSÉ WILSON MALHEIROS




A MONTANHA

Esta mnsagem é para você meu leitor, que sempre me honrou com sua leitura e preferência

“A montanha da SABEDORIA, com o pico da
ILUMINAÇÃO, fica além da planície do CONHECIMENTO. Antes dela, o pântano da IGNORÂNCIA. A grande massa da humanidade fica presa aí, por desconhecer o segredo da passagem. Só se pode passar volitando o pântano – e raros conseguem abandonar à margem o peso do ORGULHO. Só o coração humilde tem asas.”(SHI-LING).
Vamos tentar explicar, vindo do final para o começo.


Há em nossa existência um pântano (rio de lama, de matéria fétida). Todos nós precisamos atravessá-lo. Ele simboliza a IGNORÂNCIA (existem doutores extremamente ignorantes e analfabetos muito sábios). Mas para atravessar, chegar à outra margem do rio pantanoso, precisamos nos livrar do PESO. Que carga pesada é essa? É o ORGULHO humano. Livres dessa carga, desse peso, desse estorvo, podemos, agora, volitar, isto é voar, para atravessar até a outra margem onde há uma planície, que se chama do CONHECIMENTO, isto é, do estudo, do conhecimento, do auto-conhecimento, do entendimento, da noção das coisas espirituais, das mensagens dos grandes avatares para sabermos o que viemos fazer aqui nesta Terra etc.
Quando tivermos um excelente conhecimento, após muito tempo de estudo e reflexão, voamos até o pico da ILUMINAÇÃO, isto é, ganhamos luzes, ficamos espiritualmente mais evoluídos, no rumo daquilo que a humanidade entende como paraíso, que não é um lugar, mas um estado de espírito de felicidade suprema, mesmo assim segundo os parâmetros e os acanhados limites da Terra, pois há mundos bem mais evoluídos e, portanto mais felizes e nós estamos, ainda, engatinhando.
Quando crescemos mais (na verdade estamos “condenados” a seguir sempre em frente) chegamos ao nível dos sábios, ao patamar da SABEDORIA, que supera o conhecimento. Aí só poucas pessoas na humanidade terrena já chegaram, até hoje.
Talvez aí estejam, além de Cristo, pessoas como São Francisco, Chico Xavier, Buda, Gandhi, Madre Tereza e outros poucos sábios, boa quantidade deles totalmente desconhecidos e não cultuados pelos terráqueos. Jesus disse que quem se humilha será exaltado, que os últimos serão os primeiros etc.
Pois é, Ele quis explicar que só o coração humilde tem asas, como está mencionado antes. Mencionei Cristo, mas isto nada tem a ver com religiões, seitas, credos, rituais ou coisas do gênero. É um código de vida.
Poderia fazer referência, também, a outros condutores da humanidade. Temos que procurar fazer o bem. Não é que Deus vai punir ou o tal do “Diabo” vai pegar. O inferno ou o paraíso são portáteis. Nós os carregamos dentro de nós mesmos. Não são lugares. São formas de pensamento, estados de espírito que se leva para o outro lado da vida.
Tudo isso faz parte do caminho que devemos percorrer rumo à sabedoria... E uma vida apenas é muito pouco para chegarmos lá. Isso dura milênios. Somos seres em permanente construção. Pense a respeito!

__________________________
José Wilson Malheiros
jwmalheiros@hotmail.com

Nenhum comentário: