Powered By Blogger

11/26/2010

Especial. Círio 2010



“Se nos não estivéssemos em comunhão com Deus e Nossa Senhora das Graças, nada disso adiantaria...”

O Jornal do Feio nesta edição especial sobre o 58º Círio de Nossa Senhora das Graças, de Icoaraci, ouviu o casal Coordenador Geral Luiz Fernando/Eleny.
Veja o que disseram:

● Como se deu o convite para a coordenação do Círio de Icoaraci 2010?
- O convite se deu e uma celebração da Santa Missa, na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, momento da Eucaristia, em que monsenhor Cid, neste momento gostaria de conversar com o casal após a Mossa.
● Como o casal recebeu a missão?
- No primeiro momento ficamos em silêncio, analisando qual a resposta ser dada. Pedimos ao Monsenhor um tempo para pensar, na nossa casa com as nossas filhas. E após essa conversa em família, nos dirigimos ao Monsenhor Cid dizemos que aceitaríamos o convite.
● Quais os planos e metas estabelecidas para este ano?
- Os planos foram bem analisados juntamente com o Pároco, analisados o Círio de 2009, quais as falhas, quais foram os acertos. enfim é muito difícil de se fazer um trabalho de quase cem por cento, pois com o apoio dos coordenadores de equipe, algumas já montadas do ano anterior, apoio da comunidade, o nosso está sendo realizado com muito carinho.
● Como foi escolhido o tema deste ano ”Com Maria buscamos o verdadeiro sentido da vida”?
- Bem, no que diz respeito ao tem deste ano de 2010, nada melhor no assunto como Monsenhor Cid e o Padre George Jenner, que nos deram esse tema tão lindo que diz ”Com Maria buscamos o verdadeiro sentido da vida”, que sempre todo o ano preparam os temas para o Círio.
● Como está sendo a preparação para o Círio de 2010?
- Como fomos escolhidos já próximo de junho, então o tempo foi muito veloz para se estruturar todo o projeto do Círio, fizemos todos os esforços possíveis para realizar esse evento tai significativo para o povo de Icoaraci, um povo que é devoto e de muito respeito com a Senhora das Graças.
● O que os senhores irão solicitar da Agente Distrital?
- Graças à Deus, com a amizade de todos o que trabalham na Agência Distrital, todos os setores nos ajudaram no que diz respeito a Limpeza Pública, Código de Posturas, parte administrativa para que o Círio possa caminhar com todo o apoio e segurança para o povo de Icoaraci. Um apoio excelente da senhora Ivy Menezes Portella e da advogada Maria José que foram de total importância para essa realização. EM TEMPO: A Agência Distrital tem colaborado eficientemente, com todos os seus recursos, sendo e, material, licenças, recursos humanos, tudo o que s está ao seu alcance, a Agência nos ajuda.
● Como tem sido as peregrinações nas comunidades, entidades, empresas...
- Este ano lançamos um desafio para que as peregrinações alcançassem o objetivo mais profundo: aumentamos o número de imagens peregrinas para que pudéssemos evangelizar no mais pontos e locais distantes, mais pobre e trazer aqueles irmãos carentes e se sentir sua dignidade e respeito por nós todos.
Nas comunidades o trabalho foi muito utilizado, levando a palavra a todos aquelas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de participar em seus lares, a presença da imagem de Nossa Senhora das Graças e fortificar a Palavra de Deus, que é o nosso grande objetivo de se fazer esse grande trabalho de Evangelização a todas as comunidades de Icoaraci.
Nas entidades houve bastantes peregrinações neste tipo de entidades onde fomos muito bem recebidos. Essas atitudes nos deixaram bastante felizes.
Nas empresas a recepção foi ótima também. O diretor de cada uma das empresas visitadas reunia os seus empregados para receber e venerar Nossa Senhora das Graças nesses locais, originando um momento tão sublime de união e fraternidade de todos os presentes;
● Quais as providências imediatas para a procissão do Círio?
- Procissão queremos bastante organização, fundamental segurança em todos os setores, comprometimento de todos os coordenadores e, suas equipes, para que possamos proporcionar às procissões tranqüilidade e segurança para todas as pessoas que estão participando deste Círio. ● Na parte espiritual, como os senhores tem se preparado para o Círio?
- Esta é uma da parte fundamental para Coordenador Geral, esta espiritualidade, muita oração, muita presença ao Santíssimo em sintonia com Deus, pedindo a Sua orientação, paciência e humildade acima de tudo, rezando terços na Igreja, em casa, fazendo peregrinações também nos lares das pessoas. Enfim, se nos não estivéssemos em comunhão com Deus e Nossa Senhora das Graças, nada disso adiantaria para ficarmos tranqüilos para este trabalho.
● Falem sobre o Concurso de Redação sobre o Círio?
- Este ano foram escolhidas três redações, sendo que haverá os prêmios correspondentes em dinheiro a cada posição terá um valor monetário para incentivo aos alunos premiados. A idéia surgiu quando uma determinada comitiva de professores, comandada pela professora Maria de Belém... nas escolas levando a imagem peregrina, e observaram a importância de presentear e incentivar os alunos de cada escola de Icoaraci, desde então esse trabalho vem sendo em todos os Círios, graças a Deus.
● Luiz Fernando Pereira da Silva e Eleny Figueiredo da Silva, por eles mesmos:
- Estamos casados há 22 anos, temos três filhos maravilhosos - um rapaz e duas moças. Uma já me deu uma neta e outra se prepara para ser dentista no Cesupa; somos uma família igual a todas as outras, simples, humilde que trabalha com honestidade e dignidade para o bem de todos.
Temos uma caminhada de Igreja que já atinge há dez anos, Começamos no ECC – Encontro de Casais com Cristo na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, aqui na Vila de Icoaraci; somos Ministros Extraordinários da Comunhão, um trabalho tão belo em favor dos necessitados.
Eu, Luiz Fernando sou Técnico em Eletrônica e Eleny é Técnica em Eletrotécnica. Ela é filha de Icoaraci e eu, não. Moramos nessa mesma casa – Travessa Lopo de Castro, antiga Cristovão Colombo, há 11 anos após o falecimento dos pais da Eleny. Ah, sim, os nossos filhos têm papel na nossa vida e dos nossos semelhantes, na Paróquia, nos acompanhando. Eles fazem o seu trabalho de cristão comprometido com o Reno de Deus.
Finalmente gostaríamos de dizer que esse trabalho para com o Círio de Nossa Senhora das Graças está sendo feito com muito amor, doação. Nós entregamos de corpo e alma. Junto com os coordenadores de equipes, a nossa meta é agir, fazer, sentir, sempre respeitando a opinião de rodos; primamos pelo diálogo, acima de tudo. Essa nossa posição tem ultrapassado os obstáculos que sempre aparecem.
● Mais alguma coisa a acrescentar?
- Gostaríamos de agradecer a Deus e Nossa Senhora das Graças e Jesus Cristo, e a todos os paroquianos que rezaram muito para nós, o acolhimento de cada um foi muito importante, corajoso para que pudéssemos realizar esse trabalho, a todos os amigos da imprensa de um modo geral – em especial a Rádio Sorriso FM, O Estado, jornal aqui de Icoaraci que nos dá todo o apoio proporcionando essa entrevista; e ao jornal eletrônico Jornal do Feio que leva a nossa mensagem além das fronteiras do Estado e do País. Todos tiveram papel importante na realização do Círio de Nossa Senhora das Graças – 2010.

Participem do Círio e que a Senhora Medianeira de todas as Graças abençoe a todos.

Nenhum comentário: