Powered By Blogger

11/26/2010

Especial. Círio 2010


Icoaraci realiza o 58º Círio de Nossa Senhora das Graças

O povo católico de Icoaraci realiza neste domingo, dia 28, o 58ª Círio de Nossa Senhora das Graças.

A devoção a Nossa Senhora das Graças em Belém ganhou projeção a partir de 1949, quando um fato extraordinário aconteceu: um quadro com a imagem de Nossa Senhora verteu lágrimas na casa de uma senhora chamada Zenóbia Castro, situada à Av. Conselheiro Furtado, entre 9 de Janeiro e 3 de Maio. Este episódio sacudiu o povo de Belém, pois se repetiu várias vezes atraindo um grande número de fiéis que, em caravanas, chegavam de várias partes do interior do Estado. Segundo testemunhas, até milagres aconteceram.
Esse episódio sacudiu o povo de Belém, pois se repetiu várias vezes atraindo um grande número de fiéis que, em caravanas, chegavam de várias partes do interior do Estado. Segundo testemunhas, até milagres aconteceram.
Em Icoaraci, então chamada “Vila do Pinheiro”, com uma população estimada em 10 mil habitantes, a comunidade católica apesar de ter como padroeiro São João Batista, reverenciava também dois outros santos: São Raimundo Nonato e São Benedito a tal ponto de lhes dedicar uma festividade com arraial em frente à matriz, procissões, etc. que durava cerca de 15 dias, do final do mês de agosto à primeira semana de setembro.
O ponto forte do arraial eram os leilões de objetos doados pela comunidade destinados a angariar fundos para o trabalho evangelizador e social da Paróquia. Havia também as barraquinhas de comidas e bebidas, jogos, brincadeiras como roda gigante, barquinhos puxados à corda, pescaria, mão na cumbuca e bandas de música para alegrar os devotos, o que atraía muita gente, sobretudo nos fins de semana.
O episódio do “choro da imagem” mudou a face da devoção em Icoaraci.
“Muitas romarias passaram a ser organizadas desde o Pinheiro para a residência de D. Zenóbia, lideradas por devotos como José Maria Cunha (Braga), Bento Castro (falecido), Orlando Cunha, José Sobral e outras tantas pessoas iam de trem até São Brás e de lá a pé, até o local do “milagre Ali presenciavam curas e outros fatos extraordinários operados, segundo os devotos, pela Santa”. A devoção em torno e N. S. das Graças cresceu tanto que no local foi construída uma capela, até hoje ali existente.
A partir daí surgiu a idéia de trazer a devoção para a Vila. Nesse tempo a paróquia era dirigida pelos Missionários da Sagrada Família. O pároco era o padre José Edmundo Endres e o Vigário padre Jacob Schiller. Ouvindo os apelos da comunidade, programaram para o ano de 1952 uma grande procissão que passaria a denominar-se CÍRIO, bem ao estilo do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
O primeiro Círio foi realizado no 2º domingo de novembro de 1952, ocasião em que foi construída na lateral direita da Matriz uma capela especial com um nicho para colocar a imagem de Nossa Senhora das Graças. A procissão foi acompanhada por um grupo expressivo de pessoas que participaram com fé e devoção. Esse acontecimento se deu na gestão do senhor José do Couto Rodrigues (“Zé Papudo”) que juntamente com os diretores Edilberto Santos Dumont e Leandro Plácido Ferreira organizaram a procissão sob a coordenação geral do Pároco. Foi o senhor Leandro que compôs a letra do Hino de Nossa Senhora das Graças, que todos conhecem.
Carro Fúnebre - A primeira berlinda da Santa foi doada pela direção da Santa Casa de Misericórdia do Pará. Na verdade foram dois carros fúnebres que, depois de desinfetados foram adaptados para colocar sobre ele o nicho-berlinda. O outro serviu para o Carro dos Anjos. O carro da berlinda foi usado até o ano de 1989, quando foi substituído por um maior doado pelo senhor José da Silva Barros.
A festividade de Nossa Senhora das Graças conviveu com a de São Benedito e São Raimundo Nonato durante vários anos. Porém, o crescimento da devoção e da festividade de Nossa Senhora, que também durava 15 dias, aos poucos foi esvaziando à dos dois santos até ser encerrada nos meados da década de 1960. Dos dois santos apenas as suas imagens na Igreja Matriz guardam a lembrança de sua festa e devoção.
Ao substituir os padres da Sagrada Família, Mons. José Maria Azevedo, sacerdote diocesano e paraense, desde 1959, incrementou ainda mais a festa, colocando à frente dela pessoas de sua estima e amizade que se dedicavam totalmente à sua organização. Esses abnegados ficaram organizando a festa até 1977.
Fatos - Ao assumir a Paróquia em 1977 o padre Jaime Sidônio procurou dar-lhe um cunho mais pastoral e evangelizador, dando início aos terços da alvorada (às 05h30m da manhã), motivando também para uma preparação mais intensa do Círio.
Em 1989, tendo a frente o administrador João Waldemir de Sampaio, foi criada a Guarda de Nossa Senhora das Graças com o objetivo de ajudar e apoiar a organização da romaria do Círio juntamente com a diretoria da festa.
Em 1990 a chamada “Barraca da Santa” que funcionava ao lado da Matriz passa a para o Salão Paroquial; Em 1983, na administração de Evandro Cunha, a frente da Festividade, a procissão contou com a presença de D. Vicente Zico, Arcebispo de Belém, e de D. Zenóbia Castro, proprietária do quadro milagroso. Foi uma das últimas aparições em publico. Dois anos após, ela faleceu.
Em 1994, foram introduzidas as peregrinações nas capelas e residências de Icoaraci e ilhas adjacentes; Em 1995, a imagem da Santa que saía da Capela do Colégio de Lourdes no dia da Trasladação para a capela de São Sebastião, passa ser levada na antevéspera do Círio para a Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Agulha, em carreata. De lá, após celebração da Santa Missa sai a Trasladação para a Capela de São Sebastião, no Cruzeiro.
Nova denominação - Em 2002, foi celebrado o 50º Círio. Alguns eventos marcaram esta data. A denominação da Paróquia, por força da grande devoção a Nossa Senhora passa a ser Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, por uma concessão de D. Vicente Zico. Também foram iniciadas as novenas de Nossa Senhora. No dia 27 de cada mês, a começar de fevereiro se celebra a Novena de Nossa Senhora. Até 2005 as novenas eram celebradas na Matriz, passando em 2006 a ser celebradas nas comunidades.
Também foram iniciadas em 2003 as peregrinações da imagem nas escolas e empresas de Icoaraci, o que tem proporcionado um incremento na devoção. As escolas encerram as celebrações na sexta-feira antes do Círio com uma expressiva participação.
Todos os anos, desde 1977, se reflete sobre um tema durante as celebrações em torno da festa. A partir de 2003 serviram de base para essas reflexões o Catecismo da Igreja Católica. No ano de 2007, o tema relacionou Maria com a juventude. Em 2008, o tema é “Maria, eis teus filhos que clamam por vida e paz” o tema foi abordado com mais profundidade na Mensagem dos Párocos, na parte especial sobre o círio desse ano.
Todas essas mudanças só serviram para melhorar o aspecto do Círio em todos os sentidos e a melhorar a fé do povo de Icoaraci. Percebe-se isso através do aumento da participação das pessoas nos eventos relacionados à festividade: Semana Mariana, peregrinações, trasladação, Círio, quinzenário e homenagens. Agora em 2010, vamos vivenciar o tema "Como Maria buscamos o verdadeiro sentido da vida”.
O Círio de Nossa Senhora das Graças, de Icvoiaraci, é considerada a segunda maior romaria de Belém. A primeira é o Círio de Nazaré.

Origem da devoção à N. S. das
Graças (da Medalha Milagrosa)

No dia 18 de julho de 1830 a Irmã Catarina Labourè, do convento das Irmãs Filhas da Caridade de Paris, é acordada por um anjo convidando-a para ir até a capela do convento pois a Virgem Maria a esperava. Na capela toda iluminada a Virgem Maria aparece e assenta-se em uma cadeira. Catarina ajoelha-se e coloca as mãos em seus joelhos e ouve a Mãe de Deus anunciar os acontecimentos que viria sobre o mundo e a França.
Nossa Senhora confia à vidente a missão de transmitir tudo ao seu confessor e pede ela se preparar para sofrer muito como sua mensageira.
No dia 27 de novembro do mesmo ano, Catarina tem outra visão da Mãe de Deus, que lhe pede para cunhar uma medalha igual a que lhe apresentava.
Na Medalha, Nossa Senhora está sobre o globo terrestre, esmagando com os pés a cabeça de uma serpente. As mãos estendidas projetam feixes de luz, símbolo das graças que quer derramar sobre seus filhos. Em torno da Virgem há a inscrição: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
No verso da Medalha, está o monograma de Maria, em cima uma cruz, em baixo dois corações: o de Jesus cercado por espinhos, o de Maria transpassado por uma espada. Em torno uma coroa de 12 (doze) estrelas.
E a Mãe de Deus disse:
“Fazei cunhar uma medalha com este modelo. Todas as pessoas que a usarem receberão grandes graças, trazendo-a ao pescoço. As graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança”

Diretoria do Círio de Icoaraci 2010

PRESIDENTES : Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata/Padre George Jenner/Evangelista França
Cordenação Geral - Eleny Figueiredo da Silva/Luiz Fernando Pereira da Silva;
Coordenação de secretaria - Leonor de Paula Ribeiro; Coordenação de Tesouraria: Reginaldo Garcia Pena/Narja Dalmélia Conte de Oliveira;
Assessoria Jurídica: João Paulo Monteiro: Coordenadores de Setores:
Setor de Liturgia - Coordenação: Padre Ednaldo Soares Ferreira/ Odilena Maria Magalhães/Ana Cristina Feitosa
Equipe: Altina Lopes da Silva, Cleide Damasceno, Fátima Gomes, Eulina Silva Pereira, Gerson Afonso Lobato, Rosinete Baia Ribeiro, Raimundo Nonato Silva, Rodrigo Portal, Ana Gomes Ferreira, Ivone Gomes Ferreira, Marlene Lombaerd, Socorro Leal Beno Batista e Iodete Gomes Moreira.
Setor de Peregrinações - Coordenação: Maria de Belém Lessa/Maria Rosa Soeiro Neta/Marilene Pena/Maria das Graças Santos.
Equipe: Kátia Conceição Tavares, Áurea Loureiro, Ivaneide Oliveira, Izabel Cristina, Edileida Maria Mesquita, Renata Moraes, Leila do Socorro e Adriano Oliveira; Coordenadores de Comunidades: Rita Terezinha da Mata, Júlio Campelo, Maria Elza dos Santos, Maria Eunice Tenório, Jucilene Machado, Ivonete Tavares, Raimunda Rosa Barbosa e Raimunda Morais.
Setor de Comunicação e Eventos Culturais - Coordenação: Raimundo Barreto (Telha)
Equipe: José Alves Neto, Nely de Souza Alves, Rodrigo Limaverde Amaral, Camilla Cristina R. da Costa, Getúlio Dias Mota Sobrinho, Rafael Abraão, Rodrigo Abraão, Bruno Campos Freitas, Felipe Barreto, Ademar Junior Francoso e Francisco Lobato (França).
Setor de Ornamentação - Coordenação: Luzia Maria Lavor Pena/Sandra Corrêa
Equipe: Telma Suelly Paulo dos Prazeres, Ivaneide Galiza Loureiro, Maria Olívia Lobato, Maria das Graça Silva da Silva, Selma Helena Ferreira Assis, Conceição de Maria Oliveira Risuenho, Maria de Nazaré Pereira, Raimunda Eunice Marques Pereira, Maria das Graças Cruz Silva, Vânia Xavier, Tânia Nascimento e Marcelina Cunha Barros.
Setor Patrimonial -Coordenação: Rouse Farias Brasil/Raimundo Matheus Tavares (Gato)/ Margarida de Nazaré Tavares.
Equipe: Carlos e Millê de Nazaré Souza, Aluízio Santos e Marinete Souza(Nete), Branco e Mariza, Antônio e Cléo, Nelson de Jesus M. Souza e Maria de Fátima S. Farias, Zeca e Jamba, Luiz Leno Melo de Souza e Fernanda Fernandes de Souza, Bernardo e Benedita, João Focinho Caldas (Cocó) e Jovina Ferreira Caldas (Neta), Maria Cristina Barbosa, Hugo Nazon Barbosa, Francisco Barbosa de Araújo (Maranhão), Jailson Marques Magalhães (Baito) e Izabela Carolina M Freitas, Emerson Andrey, Marcos, Millete do Socorro M. Souza, João Dantas da Silva.
Setor de Procissões - Coordenadores: Rubens José Garcia Pena/Osmaltino Rodrigues de Leão (Osmar)
Equipe: Paulo Victor Ferreira Assis, Valdir Rufino Noleto, Raimundo Rodrigues dos Santos, Armando Carlos Costa de Barros, Manoel Correa da Silva, Rubiedson Miranda de Alcantara, Reginaldo Barnardes Pacheco e Renato Vitor Garcia Pena.
Setor de Arraial - Coordenação: Paulo César da Silva Santos/ Fátima Andrea da Costa Santos
Equipe: Leopoldo Machado da Silva Filho, Lília Marly Campos da Silva, João Maria Ferreira Guimarães, Maria de Jesus Amorim Pantoja, Élcio Monteiro Barbosa, Benedita do Socorro da Costa, Armando Bispo, Ângela Maria B. Sarges Bispo, Antônio Sousa Santos, Paulo Sérgio Raad Assis, Antônio Pinheiro de Freitas, Maria Marta da Silva D. Freitas, Rosenildo Leão de Miranda, Grace de Sousa Silva de Miranda.
Setor de Guardas Nossa Senhora das Graças - Carlos Alberto Ambé Júnior/ André Vilhena dos Santos/ Álvaro Augusto Silva Junior.
São João Batista: Sônia Maria Silva da Mata e Edna Marília Navegantes Coutinho.
São Geraldo: Daniel Barros Teixeira, Arlison Jean da Silva Motta, Carlos Eduardo Almeida, Elton Carlos Amaral e Elton das Neves Simas.
Setor de Eventos e Salão Paroquial - Coordenação Salão: Hélio Tavares Júnior
Equipe: Márcio Cléber de Souza e Elizabeth Napoleão Silva( Bebete), Paulo Sérgio F. Cravo e Cristiane de Fátima de S. Cravo (Cris), Aldemar Felix da Costa Junior e Kelly Oeiras de Souza, Sandro e Julia, Marcelo e Aninha, Guilherme da Silva Santana e Marli de Souza Santana, Iracema, Jaime e Socorro, Nilda, José e Maria, Ramoy dos Santos Araújo e Fanny Santos de Miranda, Nivaldo e Ane, Zeca e Lene, Carlos Alberto B. Pinto e Cristiane Duarte Pinto, Manoel Porfirio S. Monteiro e Rosa do Socorro T. Monteiro.
Coordenação Cozinha - Carmem Lúcia Cunha Monteiro/Edna Figueiredo Franco
Equipe: José Paulo Monteiro, Olga Mara Damasceno de Vasconcelos, Emmy de Fátima Figueiredo da Silva, José Luiz da Silva Sousa, Waldineia Costa Sousa, Cleide Vitória da Silva e Maria Arlete Baia da Silva.
Coordenação Lanche - Manoel Ribeiro da Silva/Rita Camargo de Oliveira
Equipe:Ailton Bezerra Leal, Adriana da Silva Leal, Edilena das Graças Palheta Simãos, Luzamira Vilhena de Farias, Divaldo dos Santos, Maria Deusimar Matos dos Santos.

Nenhum comentário: