Powered By Blogger

10/22/2010

Dom Erwin Krautler: Nobel Alternativo 2010


Dom Erwin Lrautler, bispo da Prelazia do Xingu, no Pará, recebeu o Prêmio Nobel Alternativo da Paz, concedido pela fundação sueca Right Livelihood Prize

Para a CNBB, ao conceder a Dom Erwin Krautler tão grande honraria, a Fundação Right Livelihood Prize presta inestimável apoio às causas por ele defendidas e dá-lhes uma visibilidade de grande alcance no cenário internacional, contribuindo, assim, para o reconhecimento dos empobrecidos e a restauração de sua dignidade. A entidade sueca homenageou o bispo brasileiro por causa de sua vida dedicada à defesa dos "direitos humanos e ambientais dos povos indígenas e pelo seu incansável trabalho na Região.
Quem é - Dom Erwin Kräutler nasceu na Áustria em 1939, tornou-se padre em 1964 e logo após veio para o Brasil como Missionário. Em 1978, tornou-se um cidadão brasileiro (embora também mantendo a sua cidadania austríaca). Ele trabalhou entre os povos do Xingu, que inclui povos indígenas de diferentes etnias.
Em 1980, Dom Erwin foi nomeado Bispo do Xingu, a maior diocese do Brasil. Entre 1983-1991, e desde 2006 é o presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), entidade vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nenhum comentário: