Powered By Blogger

5/11/2010

Orla de Icoaraci ganha policiamento ciclístico


A segurança pública da orla do distrito de Icoaraci foi reforçada com a implantação do policiamento ciclístico implantado, nessa sexta-feira/ 07, pela Polícia Militar, em parceria com a Agência Distrital (ADIC) e a Associação Comercial e Industrial de Icoaraci.
Nove policiais divididos em três duplas e um trio vão patrulhar toda a extensão da orla das 07h às 23h, garantindo mais segurança aos trabalhadores e freqüentadores do local, que é considerado o ponto turístico mais procurado de Icoaraci.
Segundo o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Icoaraci, Ten.Cel.PM Hilton Benigno, o policiamento ciclístico vai reforçar o efetivo que já faz a segurança na orla, com policiais a pé e motorizados. Segundo o comandante, os policiais estão aptos a realizar qualquer tipo de abordagem. Ele destaca a facilidade de locomoção como a principal vantagem do policiamento ciclístico.
"O policiamento ciclístico cria uma aproximação muito maior com o cidadão também", destacou. "Um local seguro tende a ser um local feliz", completou Benigno. Ele informou ainda que levará para Icoaraci, uma experiência de sucesso implantada pela PM, na rua Triunvirato, no bairro da Cidade Velha, e que deve ser entendida para a Ilha de Outeiro.
Os policiais terão a sua disposição um aparelho celular, doado pela Associação Comercial e Industrial de Icoaraci, cujo número será divulgado para os comerciantes e donos de restaurantes da orla para que possam ajudar a diminuir o índice de violência no local, com denúncias de delitos que estejam ocorrendo no local.
Também será criado o projeto Padrinho das Bicicletas, em parceria com os donos de restaurantes da orla que ficarão responsáveis pela manutenção das bicicletas. "Se um pneu de uma das bicicletas furar ou qualquer outro dano que ela possa sofrer, os donos dos restaurantes se responsabilizaram pelo conserto", informou Luiz Otavio Monteiro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Icoaraci.
Os comerciantes da orla aprovaram a iniciativa. Maria Portal, de 48 anos, que trabalha há 17 anos com a venda de comidas típicas na feirinha de artesanato, ficou satisfeita. "Como a orla é muito procurada por turistas, é importante que eles se sintam seguros", destacou.
A implantação do policiamento ciclístico contou com a presença do comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital), de líderes comunitários de Icoaraci, diretores da ADIC, e a população do distrito.


________________
Ronaldo Quadros

Nenhum comentário: