Powered By Blogger

5/07/2010

Lula, Ana Júlia e Odair Corrêa no lançamento do programa Biodiesel em Tomé-Açu


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançou ontem/06 em Tomé-Açu o Dendepalm (Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma no Brasil), às 9 horas, no Parque de Exposições da AAVA (Associação Agropecuária do Vale do Acará). O programa é direcionado à agricultura familiar e pretende incentivar a assistência técnica, o crédito para o pequeno produtor e a pesquisa na área de dendeicultura.
Lula anunciou na cerimônia o plantio de três milhões de mudas em todo o Brasil e investimentos de R$ 38 milhões no Dendepalm, que ficará sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da Republica e dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrário, de Minas e Energia e do Meio Ambiente. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vai dar suporte ao programa por meio da pesquisa e já está com a determinação de encontrar novas culturas que possam ser utilizadas nos novos processos de conversão de óleos e resíduos.
O Pará deve ficar com boa parte dos investimentos porque é responsável por 90% da produção de dendê do Brasil, em uma área de 60 mil hectares, segundo o presidente da Embrapa, Pedro Arraes. O programa estará direcionado para levantar estratégias e logística de produção e de mercado de óleos e co-produtos. Além do lançamento do programa, o presidente da República participou da cerimônia de entrega de títulos provisórios de terras e licenciamento ambiental para agricultores familiares da região.
Vice-governador Odair Corrêa (PDT) - foto - participou do evento e falou com entusiasmo do mega projeto do Governo Federal que vai mudar a realidade da região fixando o homem na zona rural, proporcionando milhares de empregos diretos e indiretos, criando nova perspectiva econômica e melhor qualidade de vida para a população. Concluiu.

Nenhum comentário: