Powered By Blogger

9/14/2009

Portal do Trabalhador capacita jovens em Outeiro

Foto: Alzyr Quaresma

Oportunidade de qualificação profissional e disponibilidade de emprego são as vantagens que 16 estudantes de escola pública da comunidade de Itaiteua, em Outeiro, afirmaram ter encontrado no curso de floricultura promovido pelo Portal do Trabalhador, um programa de capacitação fruto da parceria entre a Prefeitura de Belém e governo federal.
As aulas ocorrem à beira do rio Maguari e a paisagem inspira nos aprendizes as melhores maneiras de preparar as flores que servirão para ornamentar quaisquer ambientes. “Eles têm aulas teóricas e ao mesmo tempo práticas. Esse é um modo mais dinâmico de aprendizagem”, explica a professora e florista Edilene Rodrigues.
Técnicas de arranjo e decorações para eventos são algumas das disciplinas ministradas aos jovens de 14 a 24 anos, todos moradores da ilha. “Fiquei sabendo da oficina através da minha avó, que foi quem me inscreveu. Como eu estava procurando por uma qualificação profissional, aceitei participar”, disse o estudante André Lucas, 14, que, após um sorteio, ganhou um buquê de flores preparado pelos próprios alunos. O curso de floricultura para os jovens de Outeiro iniciou no último dia 31 e tem duração de 45 dias. Além desse, o Portal do Trabalhador oferece outros 17 cursos de qualificação profissional e social para trabalhadores autônomos, rurais e portadores de necessidades especiais de Belém, dentre os quais: Arte Culinária, Eletricista Hidráulico e Predial, Horticultura e Gerência de Organização Social de Interesse Público. Para fazer inscrição nos cursos de qualificação, os interessados devem se dirigir à sede do Portal, que fica na Tv. Piedade, nº 708, esquina com a avenida José Malcher, de 08h às 18h, portando os seguintes documentos: RG, CPF, PIS, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de habilitação (se possuir), comprovante de escolaridade, certidão de nascimento ou casamento e carteira de trabalho.

____________
Dennis Raiol

Nenhum comentário: