Powered By Blogger

8/29/2009

INSEGURANÇA

Os números são alarmantes. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social, a cada três horas uma pessoa morre em decorrência de um acidente no local de trabalho. A cada dia, 31 trabalhadores tornam-se incapazes de trabalhar devido a acidentes fatais ou que levam à invalidez. E os dados podem ser ainda piores, já que as estatísticas não registram os trabalhadores sem carteira assinada, que representam 38% da força de trabalho brasileira, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O drama das famílias que perdem um ente querido é incalculável. Já as despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o pagamento de benefícios são mensuráveis – e passaram dos R$ 46 bilhões em 2008. “Não é um problema exclusivo deste Governo”, ressalta Nelson Agostinho Burille, presidente da Associação Ibero-Americana de Engenharia e Segurança do Trabalho: “O empregador não se importa com a segurança do trabalhador. Ele instala ar-condicionado para o conforto dos computadores, mas não se importa com o conforto do funcionário”, avalia.

PV

Apenas um quarto das propostas dos deputados do PV tem relação com o meio ambiente. Bancada heterogênea e falta de afinidade de parlamentares com a questão ambiental são desafios que Marina Silva terá de enfrentar. O verde do partido que abriu as portas para a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva é mais forte na bandeira da legenda do que nas proposições apresentadas no Congresso. Das 305 propostas em tramitação na Câmara formuladas pelo PV na Câmara, 81 (26%) estão relacionadas ao meio ambiente. Três dos 14 parlamentares que compõem a bancada não propuseram sequer um projeto de lei envolvendo questões ambientais, principal diretriz do programa da legenda. Cinco deputados são autores de, nada menos, do que 65 (80%) dessas iniciativas. Depois do meio ambiente, as áreas do trabalho e da defesa do consumidor são as mais visadas pelos parlamentares do PV. Uma é objeto de 26 projetos; a outra, de 25. Mudanças na legislação penal e nas regras da radiodifusão vêm logo a seguir na lista de preocupações dos representantes do partido, com 21 e 17 proposições respectivamente.

PV II
Tão diversificada quanto o repertório legislativo da bancada é a origem dos parlamentares. Três empresários, dois médicos, um cantor de forró, um pedagogo, um jornalista, um comerciante, dois advogados, um bacharel em direito e um “consultor empresarial em comportamento humano” formam o diversificado grupo ao qual a senadora Marina Silva (AC), recém-desfiliada do PT, deverá se juntar, a partir do próximo 30, no Congresso. As diferenças não param por aí. Somente três parlamentares têm o PV como seu único partido até o momento, de acordo com registros disponíveis na página da Câmara: o mineiro Antonio Roberto, o baiano Edigar Mão Brana e o paulista Marcelo Ortiz. A sigla reúne egressos dos dois principais partidos de oposição – DEM (ex-PFL) e do PSDB – e dos governistas PTB, PMDB, PR, PSB, PDT, PCdoB e PT.

JORNALISMO
Encontro em Lima mostra o triunfo e os limites do jornalismo em uma América Latina perigosa e ainda refém da violência, da corrupção e da impunidade Desde 2002 o Instituto Prensa y Sociedade (Ipys), entidade independente criada por jornalistas peruanos, e a Transparência Internacional premiam as melhores investigações jornalísticas sobre casos de corrupção na América Latina e no Caribe. Na semana passada, as duas instituições deram um passo adiante ao realizarem pela primeira vez a Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación, em Lima (Peru), sede do Ipys, com o apoio financeiro da Fundação Ford, do instituto Open Society e de outras instituições. Foram quatro dias em que jornalistas da América Latina, e também dos Estados Unidos e da Espanha, se encontraram para relatar suas experiências profissionais e saber o que de melhor andam fazendo colegas de outros veículos ou nações. Tomaram conhecimento da realidade dos países da região, discutiram novas técnicas de pesquisa jornalística, e fizeram uma fascinante viagem por um território que ainda esconde muitos mistérios mesmo para nós, latino-americanos. Encararam, ao longo de uma jornada de quase 40 horas de atividades, temas como corrupção, transparência, assassinatos de jornalistas, internet, narcotráfico, medo e democracia.
JORNALISMO II

Na América Latina, fazer jornalismo investigativo é, muitas vezes, arriscar a vida. Logo na palestra inaugural, Alejandro Salas, diretor da Transparência Internacional para as Américas, chamou atenção para o grande número de assassinatos de jornalistas no mundo e em especial de regiões como a América Latina. A jornalista mexicana María Idalia Gómez, especializada na cobertura do crime organizado e autora do livro Com la muerte en el bolsillo, que mapeou os principais grupos de narcotráfico do seu país, fez o depoimento mais tocante sobre o assunto. “No México, a vida não vale nada, e a vida de um jornalista vale menos que nada”, resumiu ela. O poder do narcotráfico permite que seus comandantes e serviçais usem abertamente de intimidação contra profissionais de imprensa para impedi-los de cobrir certos fatos ou impor os limites para sua cobertura. Um cenário em que são freqüentes as mortes encomendadas a pistoleiros, os assassinatos de jornalistas, as decapitações e as deserções no Exército. “Pode-se publicar sobre qualquer tema, mas não há garantias quando se publica sobre o crime organizado e a corrupção. Existe liberdade de imprensa, mas não garantias para investigar”, contou María Idalia.

BAILE
Nesta sexta-feira 28/08. tem o Super Baile da Saudade no Fluminense. Uma noite especial de total romantismo com a Banda Raízes da Terra. Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob nova e dinâmica administração. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.

AGENTES
Ontem dia 27/08, completou um mês que a prefeita Maria do Carmo e o Secretário de Saúde José Antonio Rocha efetivaram os Agentes Comunitários de Saúde. A regulamentação beneficiou 372 profissionais que atuam nas zonas urbanas e rurais do município no dia a dia das comunidades. Sem dúvida foi um passo super importante no setor da saúde, com isso, o governo demonstrou a sua preocupação com a saúde da população.

MOTINHAS
___________________________________________________________
A Universidade do Estado do Pará (UEPA) torna público que realizará Processo Seletivo Especial/2009-1, com inscrições até o dia 07 de setembro de 2009, para cursos de graduação ofertados em municípios do interior do Estado para atender às demandas do Planejamento Territorial Participativo do Governo do Estado. ●●● Neste domingo/30, o time do São Raimundo enfrenta o Cristal (AP). Vamos lotar o Barbalhão para que o Pantera saia com certa vantagem em gols, assim fica mais fácil lá em Macapá. ●●● Os alunos de jornalismo, das Faculdades Integradas do Tapajós, deram início às aulas práticas de telejornalismo, ministradas pela professora Flávia Abtibol, nas dependências da TV Encontro, afiliada à Rede Nazaré - Canal 16. Semanalmente os alunos estão presentes, em escala de revezamento, participando de todos os serviços realizados pela emissora, como: produção, reportagens, redação entre outras. ●●● Acompanhe os campeonatos brasileiro, italiano, espanhol e copa Brasil, no BAR DO NILO. Ambiente saudável e papo gostoso, sempre ao lado da cerveja gelada e tira-gosto de qualidade. Barjonas de Miranda próximo a Rui Barbosa. ●●● O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal com Clementino de Assis, Fone 3522 7201, feito dentro do mais alto padrão de qualidade e higiene. ●●● Dedé o REI DO FRANGO, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Atendimento Nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Digenaro e Patrick. Aos sábados tem a suculenta Maniçoba Especial, uma delícia. ●●● O Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves comemorou, no dia 25, seu 126º aniversário. Para marcar a data, a Prefeitura de Belém organizou uma programação que aconteceu no espaço ambiental a partir das 8h, com a participação da 'Galera Jogo Limpo', da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). ●●● Santa Beer, distribuidora da Skol está com propaganda enganosa em cima dos humildes comerciantes de bares e similares. Prometem uma grade de bonificação para cada 30 vendidas. No final vem a enrolação. Vamos investigar se a maracutaia vem da gerência ou de alguns vendedores. ●●● O primeiro prefeito de Belterra foi o Advogado e Radialista Otti Santos, que deixou seu nome na história do Município. Quem será em Mojuí dos Campos? Pretendentes... tem uma porrada. ●●● No dia 22 de agosto passado, a Universidade da Amazônia, localizada na capital do Estado, esteve outorgando o Grau para 42 concluintes da primeira turma de Bacharelado em Administração de Empresas, à distância, Pólo Santarém, este sob responsabilidade das Faculdades Integradas do Tapajós, Turma Porto Trombetas. ●●● Parabéns com saúde, paz de espírito, sucesso e muitas felicidades ao Vice-governador Odair Corrêa, que aniversariou ontem 27/08. ●●● Último final de semana do mês vamos comemorar com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e Exuberante Morena Quente. Fui

Nenhum comentário: