Powered By Blogger

7/17/2009

Governo inaugura retransmissoras da TV Cultura em Aveiro e Bagre


O Governo do Estado, por meio da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), inaugura nesta sexta-feira/17 e sábado/18 duas novas retransmissoras da TV Cultura do Pará no interior paraense. Na sexta-feira /17, a inauguração será no município de Aveiro, na Região de Integração do Tapajós. No sábado/18, será inaugurada a retransmissora de Bagre, no arquipélago do Marajó.
Com as inaugurações em Aveiro (canal 9) e Bagre (canal 8), a TV Cultura do Pará alcança a marca de 47 antenas retransmissoras no interior paraense, além da emissora, sediada em Belém, que transmite para toda a Região Metropolitana (Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara, além da capital). O sinal da TV Cultura passa a atingir mais de 3,3 milhões de habitantes, fato marcante nos 22 anos de existência da emissora pública paraense.
Tem mais - Em julho, o ritmo de inaugurações está acelerado. Nos dias 4 e 8 deste mês, ganharam retransmissoras, respectivamente, os municípios de Parauapebas e Anajás (ambas canal 5). Até 2010, a TV pública do Pará reunirá 80 retransmissoras em todos os cantos do Estado, exibindo uma programação de qualidade, com foco na cultura e na identidade do paraense.
Feita por e para os paraenses, a TV Cultura do Pará destaca-se em âmbito nacional como uma das emissoras públicas que mais produzem conteúdo. Atualmente, estão no ar 15 programas, como o Jornal Cultura (1ª e 2ª Edições), Direto da Redação (com três edições diárias), Esporte Cultura, Sem Censura Pará, Cultura Paidégua, Sementes, Brasil da Amazônia, 7 Set Independente, Cinerama, Moviola, Cena Musical e Catalendas, além das interprogramações.
Os municípios - Com 18.830 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2007), Aveiro tem na festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, sua principal manifestação religiosa. Outras festas também movimentam a população da cidade durante o ano, como a festa de São José do Sagrado Coração de Jesus, a de São João Batista e a do Balão Vermelho.
Cidades - Localizado às margens do rio Tapajós, Aveiro foi elevado à categoria de município, desmembrado de Santarém e Itaituba, pela lei estadual nº 2.460, de 30 de dezembro de 1961. É constituído de três distritos: Aveiro, Brasília Legal e Pinhal.
Fundado pelos portugueses, o município compartilha seu nome com a segunda cidade mais populosa do centro de Portugal e um importante pólo turístico, portuário, ferroviário e universitário. A inauguração da retransmissora será nesta sexta-feira (17), às 10h, na avenida Maria Pitinga de Santana, S/N (Centro), em uma solenidade que contará com a presença de técnicos da TV Cultura, diretoria da emissora e comunidade local.
Bagre é o sétimo município do arquipélago do Marajó a receber o sinal da TV Cultura, que já está presente em Anajás, Breves, Melgaço, Portel, Santa Cruz do Arari e Soure. Com 18.580 habitantes (IBGE, 2007), Bagre deve seu nome a uma espécie de peixe, típica da região, pertencente à família dos teleósteos, que não possui escamas nem dentes.
A memória cultural e histórica do município de Bagre está intimamente ligada ao município de Oeiras do Pará. A razão está no fato de que Bagre foi desmembrada do antigo município de Oeiras, ganhando autonomia municipal em 1961. Como expressão religiosa, destaca-se a festa de Santa Maria, padroeira do lugar, realizada no período de 20 a 30 de maio, com Círio fluvial, arraial, ladainha e festa dançante. A inauguração em Bagre será na travessa Alrino Vulcão, S/N, esquina com Estrada B.
Sintonize a TV Cultura em seu município

Abaetetuba - canal 11; Acará - canal 9; Alacilândia (Conceição do Araguaia) - canal 5; Anajás - canal 5; Baião - canal 8; Bragança - canal 11; Brasil Novo - canal 5; Breves - canal 10; Cametá - canal 3; Capanema - canal 9; Capitão Poço - canal 8; Castanhal - canal 8; Curionópolis - canal 3; Curuá-Una (Santarém) - canal 8; Curuçá - canal 5; Floresta do Araguaia - canal 3; Goianésia - canal 13; Igarapé-Açu - canal 12; Igarapé-Miri - canal 9; Ipixuna do Pará - canal 9; Irituia - canal 3; Mãe do Rio - canal 11; Marapanim - canal 11; Medicilândia - canal 7; Melgaço - canal 11; Monte Alegre - canal 13; Óbidos - canal 5; Oriximiná - canal 11; Ourém - canal 12; Parauapebas - canal 5; Portel - canal 13; Rondon do Pará - canal 12; Salinópolis - canal 8; Santa Cruz do Arari - canal 9; Santa Luzia do Pará - canal 13; Santa Maria do Pará - canal 5; São Félix do Xingu - canal 9; São José Porfírio - canal 11; São Miguel do Guamá - canal 10; Soure - canal 9; Terra Santa - canal 3; Tomé-Açu - canal 12; Vigia - canal 12; Vila de Porto Alegre (Breves) - canal 3; Vila Mainardi (Breves) - canal 8.
Serviço - Na sexta-feira (17), às 10h, inauguração da retransmissora da TV Cultura do Pará no município de Aveiro (av. Maria Pitinga de Santana, S/N - Centro). No sábado (18), a inauguração será no município de Bagre (trav. Alrino Vulcão, S/N, esquina com Estrada B).
____________
Agência Pará

Nenhum comentário: