Powered By Blogger

5/29/2009

PROSTITUIÇÃO

Infelizmente, o Brasil está entre os países em que mais mulheres são aliciadas para exploração sexual no exterior. Segundo a Polícia Federal, entre 2007 e 2008, mais de 200 brasileiras foram vítimas de tráfico para fins sexuais. Boa parte delas é de Goiás, mas há inúmeros casos em todo Norte e Nordeste do País, principalmente no interior dos estados. “Temos vários fatores que colaboram para o crime. Primeiro, as aliciadas vêm de cidades do interior, com nível cultural baixo. O biótipo da brasileira agrada os europeus e, além disso, Goiás serve de passagem para mulheres que vêm de outros lugares, como o Maranhão. E o passaporte aqui sai rápido”, diz o delegado da Polícia Federal de Goiás, Luciano Dornelas.

PROSTITUIÇÃO II
São casos como o de uma quadrilha deflagrada na Europa há 2 meses. Um grupo de albaneses foi preso porque explorava brasileiras em cidades próximas à Barcelona, na Espanha. Uma fonte policial contou o caso à agência “BBC”: “Elas eram obrigadas a exercer a prostituição sob ameaça, surras e vigilância absoluta. A cada 3 ou 4 meses algumas eram vendidas a outros cafetões.” Na ocasião, 28 brasileiras foram libertadas e voltaram ao País. “A Europa é o continente que mais recebe brasileiras. Nos Estados Unidos é mais difícil por causa do visto”, diz Felipe Seixas, delegado da Polícia Federal de Brasília, que por 2 anos foi chefe da área que cuida do tráfico de seres humanos. O problema existe há muito tempo, somente agora as autoridades estão com a finalidade de pelo menos diminuir a incidência. Já é alguma coisa, a maior contribuição está sendo dada pela imprensa.

POLÊMICA

O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, afirmou que é um equívoco considerar que a medida provisória (MP) que acelera o processo de regularização fundiária na Amazônia Legal estimula a grilagem. Mangabeira rebateu críticas de ambientalistas e disse estar preocupado com as distorções a respeito do tema. A MP, aprovada pela Câmara, deve ser votada nos próximos dias no plenário do Senado. “Tenho ficado preocupado com as distorções quanto à regularização. Primeiro, é um equívoco dizer que a regularização estimula a grilagem. É o oposto: a grilagem se beneficia com a falta de regularização”, protestou Mangabeira. “Não me cabe avaliar o trabalho do Congresso. Mas posso dizer que a regularização trata do problema prioritário da Amazônia. Se não resolver esse problema, não avançaremos”, acrescentou.

POLÊMICA II
O ministro se reuniu com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para discutir o assunto. Após o encontro, ocorrido no gabinete da presidência da Casa, Mangabeira classificou como um equívoco a afirmativa de que a regularização vai beneficiar grandes proprietários de terra. Segundo ele, as regras foram traçadas para beneficiar os pequenos e médios proprietários. “Pela primeira vez na história, traremos um modelo de organização baseado no pequeno agricultor. As posses maiores ficarão em evidência. As que estão acima de 2,5 mil hectares serão passíveis de retomada pelo estado”, considerou. Mangabeira criticou também o argumento de que esse processo de regularização vai estimular o desmatamento. O ministro avalia que a falta de regularização é que “cria o ambiente propício ao desmatamento”. “Ninguém sabe quem tem a posse. Sabendo de quem é a terra, o posseiro será impelido a não desmatar”, afirmou.

POLEMICA III
A senadora Marina Silva acompanha com atenção as discussões em torno da Medida Provisória 458, feita pelo governo federal para acelerar a regularização de terras na Amazônia Legal. Ministra do Meio Ambiente durante cinco anos, a parlamentar simboliza como poucos a luta pela preservação da maior floresta do planeta. Marina demonstra preocupação com as idéias expostas pelo relator da MP 458, deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA). A ex-ministra defende a manutenção do percentual de 80% de reserva legal nas terras amazônicas. Asdrúbal quer reduzir essa exigência para 50% em áreas ocupadas antes do estabelecimento do limite atual. A senadora argumenta que a preservação ambiental não se contrapõe às idéias desenvolvimentistas e alerta que a sociedade deve ficar vigilante, pois é o interesse de todos os brasileiros que está em jogo.
SÃO JOÃO
A Polícia Civil do Estado do Pará lançou a portaria 244, que disciplina os eventos da quadra junina de 2009. As festas deverão encerrar às 2 horas, de segunda a sábado, e meia-noite aos domingos. O responsável pela promoção da festa deverá procurar a Divisão de Polícia Administrativa (DPA) 48 horas antes da realização do evento, para que seja efetuado o registro e a vistoria especializada pelo órgão. Em seguida, deverá ser solicitado o Licenciamento Especial de Fonte Sonora expedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Não será permitida a realização das festividades em vias públicas, canteiros centrais, calçadas, áreas de passeios, vilas, alamedas, praças e outros logradouros, a não ser que o local seja reconhecido como cunho cultural ou folclórico.

TRAGÉDIA
Em proporções bélicas, os acidentes de trânsito no Brasil matam quase 35 mil pessoas por ano, ou seja, 95 pessoas por dia. Motoristas embriagados, velocidade acima do limite, falta de fiscalização e de respeito entre as pessoas são diariamente listados por entidades e autoridades envolvidas na luta contra os acidentes como as causas do problema que, até agora, não teve solução. De acordo com o secretário executivo do Conselho Estadual para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte (Cedatt), Fábio Racy, a resposta para a diminuição dos acidentes será encarar a questão como caso de saúde pública. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil gasta R$ 30 bilhões por ano no atendimento das vítimas.
BAILE
Nesta sexta-feira/29, tem o Super Baile da Saudade no Fluminense com a Banda Stillus (Delson & Caetano), a dupla mais romântica da região Oeste do Pará. Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob a administração da competente Diretora Social, minha bela amiga Jocilene Fonseca. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.

SAÚDE
O Secretário Municipal de Saúde, José Antonio Rocha, solidário com a população ribeirinha enviou equipes no sentido de prestar assistência médica, às comunidades de Saracura, Santa Maria, Costa do Tapará, Barreira, Correio, Boa Vista e Santa Ana que receberam também cestas de alimentos, roupas, toalhas e cobertores. Na última terça-feira (26/05), outra equipe da Defesa Civil Municipal viajou para a região do Ituqui para distribuir roupas e alimentos às famílias das comunidades de São José, Nova Vista, São José I e II, Conceição, Fé em Deus, São Benedito, São Raimundo e Aracampina.

MOTINHAS _____________________________
O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa, participou do evento que marcou os 30 anos de fundação do Sistema Tapajós de Comunicação. Parabenizou o empresário Joaquim Pereira, diretores e funcionários pelo brilhante trabalho que está sendo realizado ao longo dos anos, sempre divulgando a nossa região Oeste do Pará. ●●● Lamentamos profundamente a saída do Jornalista Udirley Andrade da Assessoria de Comunicação do Município, um dos melhores. Com a palavra a competente amiga Nelma Bentes. ●●● Câmara Municipal de Redenção, Sul do Pará, foi palco de matéria nacional pela Band, (TV Santarém). O que era para ser um evento de beleza transformou-se em um show de striper. Como diria Boris Casoy, isso é uma vergonha. ●●● Existem alguns “colegas” que derrepente se transformam em Judas. Se vendem por 30 moedas. O que é lamentável. Perdem o maior patrimônio do jornalista: a credibilidade. ●●● Senador Mário Couto (PSDB-Pa), pediu a assinatura dos senadores do PDT no requerimento que solicita a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). ●●● Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia, senador Magno Malta (PR-ES), comemorou no Plenário a prisão do ex-deputado estadual Luiz Afonso Sefer, ocorrida na última terça-feira/26, no Rio de Janeiro, acusado de ter abusado sexualmente de uma menina de nove anos. ●●● Dona Ana esposa do amigo Raimundo proprietário da Peixaria Rayana, a melhor da cidade, fez uma comparação interessante. Para buscar um filhote de Peixe-Boi no município de Aveiro, o IBAMA mobilizou um helicóptero. Para transportar uma criança morrendo em qualquer município de nossa Região, aí não tem transporte. Uma colocação realística. Parabéns. ●●● Acompanhe os campeonatos brasileiro, italiano, espanhol e copa Brasil, no BAR DO NILO. Ambiente saudável e papo gostoso, sempre ao lado da cerveja gelada e tira-gosto de qualidade. Barjonas de Miranda próximo a Rui Barbosa. ●●● O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal, feito dentro do mais alto padrão de higiene. ●●● Dedé o REI DO FRANGO, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Atendimento nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Degenaro e Patrick. Entregas em domicílio. ●●● Último final de semana do mês. Vamos curtir a Loira Gelada, Ruiva Destilada e a linda Morena Quente. FUI.

Nenhum comentário: