Powered By Blogger

4/17/2009

TABAGISMO

No ano passado, 172 pessoas por hora procuraram ajuda do Ministério da Saúde para parar de fumar. Há dois anos, as ligações em busca de informações para largar o vício estão em segundo lugar entre as recebidas pelo Disque-Saúde (0800 611997). Em 2007, 1.393.729 pessoas procuraram o serviço. Em 2008, até novembro, foram 1.385.983. Pesquisa recente do ministério, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população são fumantes (22,7% dos homens e 16% das mulheres). Em São Paulo, onde foi aprovada lei esta semana que bane totalmente o fumo de locais públicos e privados fechados e parcialmente fechados, estima-se que existam 6 milhões de fumantes.

TABAGISMO II
O Disque-Saúde é a porta de entrada da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) para apoiar fumantes que buscam meios para deixar o vício por intermédio de uma intervenção rápida. Trata-se de uma abordagem psicológica que tenta mudar o comportamento do indivíduo com técnicas que levam as pessoas a obterem mais rapidamente progressos sensíveis. Com isso, o Ministério da Saúde espera reduzir a demanda por procura na rede pública de saúde para tratamento do tabagismo. O serviço possui atualmente uma central de teleatendimetno com 160 atendentes, além do serviço de uma unidade de resposta audível. Os cidadãos são orientados por telefone e, caso haja necessidade, encaminhados a coordenações estaduais de combate ao tabagismo, por meio de ouvidorias estaduais, ou para o Inca.

GIOVANNI QUEIROZ
Diante da grave crise porque passa o Distrito Industrial de Marabá (DIM), o deputado federal Giovani Queiroz (PDT-PA), apresentará na próxima semana a proposta de criação de uma Zona de Processamento de Exportação contemplando o município, a exemplo de Santarém. A iniciativa do parlamentar é justificada como solução para os graves efeitos da crise econômica que abala os principais mercados das maiores economias do mundo, após a eclosão do problema com os papéis sub-prime a partir dos Estados Unidos e que contaminou o ambiente financeiro internacional, reduzindo drasticamente a atividade industrial dos principais mercados importadores dos produtos siderúrgicos fabricados no DIM de Marabá (ferro guza e aço).

ÁGUA
O relatório da UNESCO, produzido e divulgado a cada três anos, informa que cerca de 80% das doenças nas nações em desenvolvimento estão relacionadas com a água e, ainda segundo a UNESCO, causarão três milhões de mortes precoces por ano. Os números também impressionam quando analisamos no documento as mortes de crianças relacionadas à diarréia, onde cinco mil crianças morrem de diarréia por dia no mundo, sendo que deste total 10% poderiam ser evitados através de melhores condições de saneamento básico. Realisticamente, o futuro de todos nós não será promissor se a população e os governantes de todas as partes do mundo não se conscientizarem sobre o uso racional da água. O relatório, que a UNESCO divulgou na última semana, informa que, sem ações concretas em prol do consumo sustentável e contra o desperdício, o acesso à água potável será cada vez mais restrito e cerca de cinco bilhões de pessoas sofrerão com falta de saneamento até 2030, agravando a situação atual que já não é boa.

ÁGUA II
Acreditamos que seja um momento para reflexão deste tema vital ao futuro da humanidade. Afinal, a água está diretamente ligada à vida, não só por representar a maior parte da composição de nosso corpo, mas por ser a fonte da produção de alimento, de energia, de transporte e de saúde. É um patrimônio de todos os seres vivos e o mais precioso existente em todo nosso planeta. A busca desta consciência sustentável quanto ao uso nacional de água é, portanto, pauta do momento e será do futuro no mundo, no País, nosso Estado e Município.

ÁGUA III
O vereador Valdir Matias Jr., líder do Partido Verde na Câmara Municipal de Santarém, convidou a todos para participarem do VII Encontro de Estudos e Debates sobre: Águas Doces do Baixo Amazonas que está acontecendo em Santarém nos dias 16 e 17 de Abril de 2009. Tema: Gerenciamento de Águas Urbanas: Degradação, Saneamento e Meio Ambiente. O evento está sendo no Auditório do CEULS – ULBRA/Santarém, você ainda pode participar.

VACINAÇÃO
No período de 22 de abril a 07 de maio será desenvolvida em todos os municípios do Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, voltada a pessoas com mais de 60 anos de idade. A Campanha pretende melhorar a qualidade de vida dos idosos, reduzindo o número de mortes por doenças como gripe, tétano, difteria e pneumonia, bem como diminuir os custos com internação. A Prefeitura Municipal de Santarém, através da Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA), pretende vacinar este ano 22.178 idosos. A vacina é gratuita e estará disponível em todas as unidades básicas de saúde. O slogan da campanha será: Vacinando os Idosos de Santarém.

VACINAÇÃO II
Dia D será dia 25 de abril, sábado. Nesse dia, 91 postos de vacinação estarão à disposição dos idosos em Santarém, sendo 55 na zona urbana e 36 na zona rural, que irão funcionar das 08h às 17h. A abertura do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso acontecerá às 08h30, no Centro de Convivência do Idoso Reviver, localizado no Aeroporto Velho, às proximidades da FIT. Contato para mais informações: Jorge Eymar Chefe da Divisão de Vigilância em Saúde e DIVISA 3524-3655.

PERDÃO
Quem é que nunca teve que enfrentar a difícil situação de ter que decidir se perdoa ou não alguém que o feriu, magoou ou o decepcionou de alguma forma? A tarefa é árdua, difícil. Mas o ato de perdoar traz muito mais do que bem-estar e paz interior. Segundo a ciência, o nobre gesto de se livrar do rancor e perdoar o próximo e a si mesmo traz benefícios para a saúde, como melhorar os batimentos cardíacos e a tensão muscular, além de evitar náuseas, perda de apetite, tontura e dores de cabeça, no peito e no estômago. A raiva crônica, que é o rancor, está sempre acompanhada de ansiedade crônica e pode fazer com que a pessoa libere mais cortisol, o hormônio do estresse, repetidamente, o que pode prejudicar o funcionamento do sistema imunológico e, depois de meses ou anos, provocar mais infecções, alergias, além de, por outros mecanismos, gastrites crônicas, sintomas depressivos leves e insônia. Por essas e outras razões estou perdoando todo mundo e não guardo rancor de ninguém.

SERESTA
Nesta sexta-feira/17, tem a tradicional Seresta no Fluminense com o melhor grupo musical do Oeste do Pará, Delson & Caetano. Imperdível. Ambiente tranqüilo para as pessoas românticas de alta sensibilidade, imperdível. O Fluminense está agora sob a administração da competente Diretora Social, minha amiga Jocilene Fonseca. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.

MOTINHAS___________________________
Durante a programação de abertura do Campeonato dos Bairros, o governo municipal homenageou Pedro Moreira de Sousa, ex-goleiro do São Raimundo e atual professor de educação física, e Manoel Waldenor Ferreira (in memorian), conhecido por Tostão, que era jogador da equipe do São Raimundo. O Prefeito Municipal José Maria Tapajós e a Assessora de Esporte e Lazer, Rita Peloso, marcaram presença no evento. ●●● A Rádio Guarany FM vai transmitir ao vivo direto do Mangueirão Clube do Remo e São Raimundo, neste domingo. Reportagens do competente Bena Santana. O evento conta com o apoio do Vice-governador Odair Corrêa. ●●● Presidente do Congresso senador José Sarney, tenta calar jornalistas. A mais recente decisão tomada para restringir o trabalho da imprensa foi anunciada na semana passada pela Diretoria-Geral, depois de seguidas reuniões a portas fechadas com membros da Mesa Diretora. A partir de agora, informações administrativas internas só serão concedidas de maneira formal, mediante ofício assinado pelo órgão de imprensa ao qual o jornalista presta serviço. ●●● Meu amigo cardiologista. Eduardo Augusto Costa, professor da Faculdade de Medicina da UFPa, retornou dos EUA após participar da reunião do 'American College of Cardiology', em Orlando, que teve a participação de renomados especialistas em cardiologia. ●●● Fama Auto Peças mudou de endereço. Está agora na Av. Magalhães Barata 832 Fones (93) 3522 3471 // 3522 0606. ●●● Recebi e agradeço brinde da Companhia Paraense de Refrigerantes (Grupo Simões), na pessoa do Gerente Geral Marcelo Costa, por ocasião do Dia do Jornalista. ●●● O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa, chegou a Santarém na madrugada do último domingo/12, exclusivamente para assistir a vitória do São Raimundo por 3 X 2 no Águia de Marabá. O vice retornou na noite de domingo. Neste domingo/19, vai estar no Mangueirão torcendo mais uma vez pelo Pantera Negra contra o Clube do Remo. ●●● O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal, feito dentro do mais alto padrão de higiene. ●●● Dedé o Rei do Frango, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Atendimento Nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Degenaro e Patrick. ●●● Acompanhe as finais dos campeonatos Paraense, Carioca e Paulista, no BAR DO NILO. Ambiente saudável e papo gostoso, sempre ao lado da cerveja gelada e tira-gosto de qualidade. Barjonas de Miranda próximo a Rui Barbosa. ●●● Hoje é sexta-feira, vamos curtir no Fluminense com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e Morena Quente. Vamos nessa que é bom demais. Fui

Nenhum comentário: