Powered By Blogger

4/23/2009


MENSAGEM

É com grande pesar que esta coluna comunica o falecimento de MARIA OTÍLIA TAPAJÓS, mãe do Prefeito Interino de Santarém, José Maria Tapajós, ocorrido no dia 20, na UTI do Hospital Municipal de Santarém. Maria Otília tinha 74 anos e estava internada há um mês, vítima de AVC. Ilustre amigo José Maria Tapajós: aquele que tem esperança sabe que nenhuma tristeza é eterna. Sabe que, após a chuva, virá o sol; que amanhã será outro dia e poderá ser repleto de boas surpresas. Caminhe com esta confiança: a fé unida ao empenho pessoal consegue remover montanhas. A experiência da dor nos faz descobrir nossa fragilidade. E ao mesmo tempo, é uma oportunidade para buscarmos o sentido do sofrimento e renovarmos o sentido da vida. Meu irmão eu já passei por isso, você é um guerreiro, vai superar a falta da sua querida mãe, lembre-se - o caminho dos vencedores é sempre palmilhado com esforço, suor e, muitas vezes com lágrimas.

AVALIAÇÃO

O Colégio Tapajós/ FIT foi selecionado para participar do PISA - Programa Internacional de Avaliação de Alunos - desenvolvido conjuntamente pelos países-membros da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), com a participação de países convidados; entre esses, o Brasil. O Pisa é a 4ª edição do Programa iniciado em 2000 e envolve mais de 65 países. Esta ação é coordenada pela OCDE e INEP/MEC (Instituto Nacional de pesquisas Educacionais) Dentre os objetivos do PISA tem o de colher informações sobre o desempenho e as condições de aprendizagem de alunos de 15 anos, com foco nos discentes do 1º ano; e o de subsidiar as escolas, os sistemas educacionais e o governo na identificação de quais áreas deverão ser implementadas. O PISA irá ocorrer entre 25 e 29 de maio de 2009 e avaliará a competência dos alunos em Português, Matemática e Ciências.

PROJETO NASCER

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), através do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada – CTA/SAE, quer estender às maternidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS/Santarém, as ações do Projeto Nascer. O projeto foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2003, com o principal objetivo de diminuir os casos de recém-nascidos que adquirem a Aids ou sífilis via transmissão vertical (de mãe para filho), além da redução da morte associada à sífilis congênita e melhoria na qualidade do atendimento ao parto. Em Santarém o projeto é executado somente no Hospital Municipal de Santarém.

PROJETO NASCER II

As medidas preventivas voltadas para a gestante no pré-natal e principalmente durante o trabalho de parto ajudam a reduzir a transmissão do vírus HIV e da sífilis congênita da mãe para o bebê, já que 70% da transmissão do vírus HIV ocorrem durante o trabalho de parto. A história natural da AIDS vem sendo alterada pela terapia antiretroviral que retarda a evolução da infecção até o seu estado final, em que surgem as manifestações definidoras da doença. A transmissão vertical vem sendo reduzida com a instituição do tratamento/quimioprofilaxia. Contato para mais informações: Osmarina Pires – Coordenadora do CTA/SAE – 3523-1041 e 9122-7975.

BABY HOTEL

Um empreendimento inédito acaba de ser lançado em Belém. A jovem e dinâmica empresária Marilene Resende que já é proprietária da escola Colibri, inaugurou o Colibri Baby Hotel para crianças de 0 a 3 anos de idade com funcionamento 24 horas por dia de segunda a segunda. Uma opção oportuna e inteligente para os pais que querem deixar seus filhos com segurança, tratados por uma equipe altamente qualificada. Os casais oriundos de outras cidades que chegam a Belém para resolver problemas, têm no Hotel, uma opção para deixar os filhos enquanto resolvem problemas na capital do Estado. O Colibri Baby Hotel fica localizado na Trav. São Pedro 851, bairro Batista Campos, Belém-Pará. Fones (91) 3241 1975 // 8159 5906 E-mail: colibrinet@colibrinet.com.br

HOSPITAL REGIONAL

A tecnologia A-15, um novo equipamento de bioquímica e coagulação, foi implantada no laboratório de análise clínicas do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, com o objetivo de trazer mais segurança, agilidade e qualidade em exames laboratoriais, os técnicos do HRBA e outras unidades de Santarém receberam treinamento nos dias 14 e 15 de abril, sob a orientação do Farmacêutico-Bioquímico e Biomédico, Emerson da Costa Andrade. O novo equipamento é conhecido como A-15. Seu lançamento mundial ocorreu há dois anos e traz com aliado a seu excelente desempenho (150 ensaios/hora), facilidade de utilização, interatividade com o usuário e ótima relação custo/benefício. Para o assessor científico da IMUNOTECH, Emerson Andrade, a inovação da tecnologia A-15 vai trazer um ganho significativo na qualidade, confiabilidade, operacionalidade e precisão para o laboratório.

REFLEXÃO
Estar sozinho é ótimo para refletir a respeito da vida e descansar dos problemas do dia a dia. Já a solidão faz tão mal à saúde quanto o cigarro, segundo pesquisa da Universidade de Chicago (nos Estados Unidos), divulgada em fevereiro, podendo levar à depressão, ao estresse e ao aumento da pressão sanguínea e dos riscos de mal de Alzheimer. O mesmo estudo indicou também que, de cada cinco norte-americanos, um sente-se só. “A solidão é uma característica específica do ser humano, que nasce, morre e toma as decisões mais importantes sozinho. Ao mesmo tempo, a vida nos bombardeia com tantas coisas que, quando estamos sozinhos, sentimos um vazio existencial. Essa é a solidão negativa, assim como a exclusão e o isolamento, muitas vezes vivida pela pessoa famosa que a sociedade esquece e que acaba recorrendo ao álcool e às drogas”.

SEM MULTA

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) informa aos proprietários de veículos com placas terminas em 72, 82 e 92, que não receberam o boleto do licenciamento via Correios, que acessem o serviço ofertado pelo site www.detran.pa.gov.br para emitir o documento para quitação em qualquer agência bancária. O Detran também oferece, gratuitamente, acesso ao site no hall de entrada da autarquia, no horário de 8h às 14 horas. Vale destacar que a data de impressão do documento deve ser obedecida. Até nesta sexta-feira/24, os proprietários podem quitar o tributo livre de multa e sem preocupações com as blitzs dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Em todo Estado, existem 18.929 veículos. Quem tiver interessado em parcelar o valor do IPVA, imposto da Sefa, pode solicitar a comodidade por meio do portal www.sefa.pa.gov.br, observando o prazo de três meses de antecedência à data estabelecida no calendário de licenciamento.

SERESTA
Nesta sexta-feira/24, tem a tradicional Seresta no Fluminense com a dupla mais romântica do Oeste do Pará, Milton & Milena. Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas românticas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob a administração da competente Diretora Social, minha amiga Jocilene Fonseca. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.

MOTINHAS________________________________

A Secretaria de Educação, a UEPA, com a interveniência da FADESP celebram convênio objetivando a execução de projeto de capacitação de professores do ensino médio e da educação profissional da rede estadual de educação nos municípios de Belém, Altamira, Santarém e Marabá ●●● Deputado Carlos Martins doou a escola Diocesana São Francisco um COMPUTADOR para atender a classe estudantil no projeto político-pedagógico da Rádio Escola naquela unidade educacional de ensino, proporcionando aos alunos e à direção trabalhar todas as áreas consernentes ao projeto, além de estimular sua criatividade e senso de responsabilidade, baseado no principio da Educomunicação ●●● Comissão representativa liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Nélio Aguiar (PMN), cobrou do presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Eduardo Ribeiro, investimentos imediatos na ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água de Santarém. A comitiva que esteve em Belém, era formada por outros vereadores, deputados estaduais, representantes da UNECOS, FAMCOS e lideranças comunitárias do bairro da Nova República ●●● Santareno Luiz Aurélio Imbiriba, que esteve semana passada em Santarém, chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro e nosso leitor via internet. Obrigado ●●● O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa, estará segunda-feira/27 em Uruará e terça-feira/28) em Rurópolis. Vai entregar microcréditos para pequenos empreendedores, com recursos do CREDPARÁ ●●● Prefeito Interino de Santarém, José Maria Tapajós, sendo elogiado até por vereadores da oposição. Está em alta na Câmara Municipal ●●● Salão de Beleza Bella Bia, todo reformado e decorado, continua sendo encontro das mulheres bonitas de nossa cidade. Rua Floriano Peixoto 612, centro, em frente ao Supermercado Sândis. ●●● O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal, feito dentro do mais alto padrão de higiene ●●● Dedé o Rei do Frango, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Entrega em domicílio. Atendimento nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Degenaro e Patrick ●●● Acompanhe as finais dos campeonatos Paraense, Carioca e Paulista, no BAR DO NILO. Ambiente saudável e papo gostoso, sempre ao lado da cerveja gelada e tira-gosto de qualidade. Barjonas de Miranda próximo a Rui Barbosa ●●● A capital federal Brasília (DF), completou 49 anos no último dia 21, feriado de Tiradentes Com 2 milhões e 500 mil habitantes, o presidente Juscelino Kubitschek deve estar arrependido no túmulo, de construir a cidade que hoje abriga ilustres picaretas e corruptos ●●● Comandante Navarro voltou a voar no céu Amazônico, está trabalhando na Empresa de Aviação Piquiatuba. Um dos melhores pilotos da América Latina ●●● Vereador Nélio Aguiar está com seu blog na praça. http://nelioaguiar.blogspot.com ●●● Meu amigo Sebinho, grande craque do futebol no passado está sumido. A galera do Senadinho e Garapeira está sentindo a sua falta ●●● Ultimo final de semana de abril, começa maio o mês das flores, vamos comemorar com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e a Morena Quente. Fui.

Nenhum comentário: