Powered By Blogger

2/25/2009

Antônio Cavalcante


OBRA DE GUSTAVE EIFFEL EM BELÉM, A NOSSA TORRE EIFFEL
Segue mais uma produção da minha safra literária para o blog mais famoso de Belém

É meus amigos! Belém de vez em quando surprende a gente. Depois de James Bond ter passado por aqui deixando a sua marca, implantando na metropole da Amazônia o serviço de transporte urbano, agora descubro nessas minhas pesquisas na internet, que um outro estrangeiro famoso mundialmente, também deixou sua marca na Cidade das Mangueiras, antes mesmo carimbar seu nome na história com a construção da famosa torre parisiense em 1888. Isso mesmo! Gustave Eiffel teve uma obra sua instalada em solo paraense.
Adquirida em 1884 na fase áurea da borracha, através da Casa de Comécio Tony Dussieux, na época em que era moda a importação de produtos, como materiais de construção, estruturas metálicas além de outros ícones da chamada arquitetura de ferro da Europa, notadamente de paízes como a França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Belgica, dentre outros para embelezar e transformar a cidade de Belém na Metropole da Amazônia.
Construída em forma cilindrica em ferro forjado e sustentado por colunas de ferro fundido com cerca de 20 metros de altura, além de ter capacidade de mais de um milhão e meio de litros, a Caixa D’água de São Brás como é conhecido o elegante e centenário reservatório da cidade, teve sua obra concluída em abril de 1885, sendo a água captada nos mananciais Aureliano, Buiussuquara e Antão todos localizados e protegidos pelas matas do Utinga para abastecer os bairros de São Brás, e áreas adjacentes quando Belém possuia pouco mais de 100 mil habitantes. Atualmente é um patrimônio estadual tombado como monumento histórico, turístico e paisagístico compondo com outros ícones como o também centenário Mercado de São Brás, e a Praça Floriano Peixoto a marca registrada do Bairro.
Hoje em dia através da Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA abastece os Bairros de São Brás, Canudos, Terra Firme sendo referência no tratamento de água potavel que chega nas torneiras das casas desses logradouros da cidade.

●●●●●
Tatá Cavalcante

Rua Boaventura da Silva nº 361 Apto. 803 CEP: 66.053-050

Nenhum comentário: