Powered By Blogger

11/14/2008

José Wilson Malheiros


OBAMA E LOBATO

A eleição de Obama, de certa maneira, assombrou o mundo. O homem mais poderoso da terra será um irmão nosso da raça negra. Isto seria inconcebível até umas duas décadas atrás.
Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas. Eu acho que Ele escreve certo por linhas certas.
Chegou a hora de nós, como humanidade, repensarmos nosso relacionamento com o nosso semelhante. Essa eleição americana foi um símbolo, foi uma vitória dos discriminados, dos sem vez e sem voz.
O destino está sinalizando que, além de começarmos a tratar melhor do planeta em que vivemos, devemos fazer uma revisão em nossos valores sociais e econômicos.
No campo da economia está aí a enorme crise mundial que já está nos dizendo que o capitalismo individualista tem que ser repensado.
Quer queiramos ou não chegamos em uma nova era.
Há muito tempo li um livro do Monteiro Lobato. Chama-se “O Choque das raças ou o Presidente Negro” e foi escrito no longínquo 1926.
Mas o Lobato teve uma rara premonição quando anteviu um Presidente negro assumindo a Casa Branca, após uma campanha acirrada com uma mulher (Hilary, no caso), nas primárias.
O grande escritor brasileiro recebeu muitas críticas, como toda pessoa que se ressalta além dos estreitos limites da massa. Mas as premonições de Lobato não pararam aí. Às vésperas de viajar para os Estados Unidos, Monteiro Lobato visualiza a eleição de um presidente negro nos Estados Unidos. Uma assustadora semelhança entre o que acontece hoje nas eleições ianques. Será Barak Obama o Jim Roy de Lobato?Não dá para contar aqui o enredo completo da obra, mas adianto que os brancos, no livro, unem-se para evitar que Roy ( seria o Obama?) assuma o governo.
Monteiro Lobato tinha premonições. Existe até livro publicando as atas das sessões espíritas que realizou em sua casa, ele que anteriormente já fora um cético ferrenho.
Mas premonição não é privilégio de religião alguma, de credo nenhum e além dessas previsões o escritor também previu que as pessoas não teriam mais que se dirigir para seus trabalhos e de suas casas poderiam trabalhar, como se antevisse a criação da Internet.Quem leu o livro "O Poço do Visconde", publicado em 1937,viu que ali ele afirmava que havia petróleo no Brasil, mas os técnicos do governo diziam que "o Brasil não tem nem poderá vir a ter petróleo. As afirmativas do Visconde não passavam de heresia". É oportuno lembrar que a Ministra Dilma fez referência ao citado livro ao falar do pré-sal. Incompreendido, exilado e sofrido, Lobato além de possuir dons que a maioria não sabe explicar ou aceita, foi um homem muito além do seu tempo. Notamos nos dias atuais, analisando seus atos e fatos, que o maior escritor da literatura juvenil brasileira foi um grande nacionalista e que possui dons que os seus livros atestam.
Tomara que as premonições de Lobato dêem certo aqui para o Brasil e que Obama saiba conduzir a economia mundial e suas relações com o Brasil. Torcemos para isso.
______________________

Nenhum comentário: