Powered By Blogger

11/29/2008

Jornalistas e políticos discutem o turismo em Brasília


Brasília – Expressiva participação de jornalistas de turismo de vários pontos do País e da imprensa internacional, como o português Salvador Dias, além da presença de parlamentares e palestras de alto nível foram os pontos de destaque no XXV Congresso Nacional da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – que se encerra neste domingo, em Brasília.
O presidente nacional da ABRAJET, jornalista Cláudio Magnavita, que comandou o evento, foi referendado mais uma vez pelos associados da entidade. A prova inconteste deste reconhecimento está na reeleição do atuante profissional de Comunicação para mais um mandato à frente da entidade que congrega jornalistas especializados em Turismo.
Durante o jantar de gala, que teve como palco o restaurante do Naoum Plaza Hotel, onde ficaram hospedadas as delegações de outros Estados, o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, também recebeu homenagens por parte dos dirigentes da ABRAJET.
Na última quinta-feira, integrantes da mídia especializada em turismo participaram da abertura oficial do XXV Congresso Nacional da Abrajet promovida pela CTD (Comissão de Turismo e Desporto) e aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, espaço tombado como Patrimônio da Humanidade.
Além de jornalistas de turismo de praticamente todas as Abrajets regionais e representantes da imprensa internacional, como o português Salvador Alves Dias; o presidente da CTD, Albano Franco (PSDB-SE); e Otávio Leite (PSDB-RJ) marcaram presença na solenidade.
A ABRAJET do Pará também foi representada no evento por profissionais da área. O presidente da ABRAJET Nacional, Cláudio Magnavita, que recentemente esteve no Pará a convite da entidade local participando das comemorações do Dia Mundial do Turismo, destacou o atual momento do turismo brasileiro e da relação da imprensa especializada em turismo com o Poder Legislativo. Para ele, é necessário criar um vínculo maior com o parlamento. "O Congresso Nacional é um exemplo de como trabalhar com turismo, tanto que o orçamento do Ministério do Turismo é multiplicado por emendas parlamentares. Isso mostra a sensibilidade e percepção dos deputados em relação à importância do turismo", lembrou.
Magnavita ressaltou que a imprensa de turismo exerce papel diferenciado, com uma agenda positiva e com o objetivo de contribuir com a atividade, com divulgação de informações sem comprometimento. Segundo ele, trata-se de um momento único na história da entidade. "Nasce hoje uma nova ABRAJET, mais forte e de braços dados com o Poder Legislativo", garante.
Trabalhos - Além das homenagens à entidade, o encontro entre os deputados e jornalistas serviu também como encontro de trabalho. Palestras e discussões sobre temas relevantes foram promovidas. Entre elas, a palestra "Comissão de Turismo e Desportos como fonte de informação para a Imprensa Especializada e os projetos de interesse turístico em tramitação no congresso", ministrada pelo secretário geral da CTD, James Lewis, que atraiu a atenção dos presentes.
A diretora da Agência Câmara, Patrícia Roedel deu uma verdadeira aula sobre o trabalho da equipe na divulgação dos acontecimentos da Casa e explicou como os jornalistas podem usar o material produzido pela agência no seu dia a dia, na apuração e busca de novas pautas. Desse modo, a mídia especializada em Turismo celebra, de forma significativa, um momento histórico: as comemorações do aniversário de 51 anos da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, ABRAJET.

___________
Nilton Guedes
Diretor de Comunicação da Abrajet.Pa

Nenhum comentário: