Powered By Blogger

9/24/2008

“PRC-5 – a voz que fala e canta para a planície'

Olá gente que acessa o Jornal do Feio!!!,
Eu me chamo André Brasil...voltou a temporada do meu espetáculo: "PRC-5, a voz que fala e canta para a planície", em cartaz no Espaço Cultural Cuíra de Belém.
Vejam um “release” sobre o espetáculo:

“PRC-5 – a voz que fala e canta para a planície' continua em cartaz

O espetáculo “PRC-5 – a voz que fala e canta para a planície', continua em cartaz até o dia 5 de outubro, Espaço Cuíra, às sextas e sábados (21h) e domingos (20h).
Em 22 de abril de 1928, Eriberto Pio dos Santos, Roberto Camelier e Edgar Proença, fundaram a Rádio Clube do ará, - quarta emissora do brasil. De uma simples novidade, que interessava apenas aos sócios do clube que mantinha a emissora com mensalidades, a Rádio Clube cresceu, tornando-se a Voz da Amazônia, unindo a Região, levando entretenimento e informação. Reinou solitária até 1954, quando foi inaugurada a segunda rádio em Belém.
Durante esse reinado, manteve em sua programação, uma espécie de "broadway cabocla", com apresentações de cantores, músicos, orquestras inteiras, além de comediantes e principalmente, locutores, atores, roteiristas, sonoplastas, uma equipe inteira encarregada de levar ao ar rádionovelas, que galvanizavam a atenção de Belém.
No momento em que comemora 80 anos de atividades, o Grupo Cuíra resolveu homenagear a Rádio Clube, através do espetáculo “PRC-5 – a voz que fala e canta para a planície', utilizando seu prefixo e o slogan daquela época.
Sem condições de resumir 80 anos em pouco mais de 60 minutos de espetáculo, o dramaturgo Edyr Augusto e as diretoras Karine Jansen e Wlad Lima, decidiram "clipar" uma faixa de tempo entre 1939 e 1945, reunindo momentos dessa "broadway cabocla", em uma cidade portuária que recebia informações e atualizações diretamente de Londres e Paris, num ambiente de poesia e encantamento, juntamente com o impacto da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
E nessa faixa de tempo, encenar como seria, um dia de programação da emissora, culminando com a festa de aniversário, que era festejada no palco do Teatro da Paz, com grandes artistas locais e nacionais. A Oração do Meio Dia, Calendário Social, Mensageiro para o interior, Colcha de Retalhos, Jornada Esportiva e dois capítulos de duas radionovelas, estão no espetáculo que conta com dez atores, cinco homens e cinco mulheres, além de um grupo musical e um sonoplasta, mostrando à platéia, uma equipe de rádio em ação, dentro de um estúdio.

PS: Vale a pena prestigiar e conferir este amigo de vocês que dentro do espetáculo, atua como musico do grupo musical, e canta algumas canções da época, além de ser muito engraçado...
O Espaço Cuíra fica ali na 1º de março, esquina com a Riachuelo, bem no Centro de Belém.

Um abraço a todos!!! e até lá...

Nenhum comentário: