Powered By Blogger

9/28/2008

José Wilson Malheiros



O FORUM MUNDIAL


O Estado do Pará, como um todo, já está em plena expectativa da chegada, no início do próximo ano, do Forum Mundial que será realizado em Belém.
Inegavelmente as portas de nosso Estado ficarão abertas a novas perspectivas, no campo empresarial, social, cultural etc.
A oportunidade é excelente. Não se pode negar que o Pará estará na vitrine e está se tornando, aos poucos, verdadeiro polo turístico e dos melhores.
A oportunidade é ímpar.
Mas, segundo dizem os técnicos, temos, historicamente (não é de hoje, não) um déficit aproximado de dezesseis a dezessete mil vagas nos hotéis da capital.
É preciso que gradativamente possamos tomar providências para consolidar o mercado já existente e incrementar o crescimento, preparando-nos para as oportunidades que virão.
É necessário divulgar mais e mais nossas potencialidades, nossas riquezas turísticas. Quem costuma viajar sabe que existem locais badalados e que quase nada têm a oferecer ao turista além da propaganda em massa.
O nosso Estado, ao contrário, foi brindado pelo Criador com uma natureza portentosa e até certo ponto ainda semi desconhecida.
A isenção de impostos é um dos caminhos clássicos para chegarmos ao ponto desejavel.
Olhemos o exemplo da Bahia que há muito tempo vem divulgando o que a bahiana tem e mais parece uma agência de turismo do que uma unidade da Federação, propriamente dita.
A meta almejada passa, necessariamente, pela qualificação dos profissionais do ramo, tais como garçons, recepcionistas, gerentes de hotel, guias turísticos, motoristas de praça, conservação de patrimônios e lugares de beleza natural etc.
Quando em falo em motoristas de praça, é bom lembrar que eles têm uma importância fundamental nesse processo todo.
Eles são a primeira propaganda, os primeiros recepcionistas para que o turista tenha uma boa impressão dos locais que visita.
Muita gente guarda a lembrança de motoristas grosseiros, desinformados, descuidados da aparência pessoal etc.
É bom que a valorosa e tão necessária classe também passe por uma checagem para melhorar seu desempenho.
Bastante desagradável, também, é quando você chega a um hotel e é mal atendido.
Nada mais deprimente do que um guia de turismo que não fala outra língua (nem pelo menos inglês ou espanhol!) – e já vi gente assim – e fica fazendo mímica diante daquelas pessoas que vêm trazer dinheiro e circulação de riquezas.
Sem pretensões didáticas ou críticas, lembramos os incentivos fiscais que a cada dia são mais um chamariz para que investimentos da iniciativa privada aqui venham aportar.
São alguns pontos a refletir que ora enunciamos, sem pretensão, é verdade, ao ineditismo ou à crítica a quem quer que seja, já que a hora é de trabalhar, de investir, de crescer como um todo.

________________________
jwmalheiros@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Malheiros, esse forum é uma aposta em nossa maturidade. Gostei da matéria.