Powered By Blogger

8/01/2008

Regina Lima fala sobre a nova imagem da TV Cultura


A partir de hoje, 1º de agosto, Belém conhecerá a nova imagem da TV Cultura no Pará. O evento marcado por um show com a cantora Lia Sophia e banda, será transmitido ao vivo pela TV, Rádio e Portal Cultura, além de telões montados no Mercado de São Brás e nas praças Dalcídio Jurandir, na Cremação e Eduardo Angelim, na Sacramenta, a partir das 20h.
O novo equipamento, com capacidade de 44 kilowats, vai substituir o atual, de 5 kilowats, e terá um sinal que vai aumentar em mais de dez vezes o controle de manipulação, o que significa, na prática, melhor qualidade da transmissão, que desta maneira chegará mais longe e com mais qualidade. A presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), Regina Lima, se manifesta a sua satisfação sobre esse “momento histórico” para a Rede Cultura de Comunicação e toda região metropolitana de Belém.
Inauguração
"A inauguração desse novo transmissor não é uma ação isolada. Faz parte de um projeto maior de reestruturação da Funtelpa. Nós partimos do seguinte pressuposto: não adianta você fazer o melhor conteúdo do mundo se os municípios do interior não recebiam o sinal da TV e Belém recebia muito mal. A nossa proposta de gestão é de reestruturar a instituição para que ela possa ser vista, e a partir daí, começar a trabalhar os novos conteúdos, e trazer satisfação não só para o público, mas também para o profissional que trabalha na TV Cultura, pois o que vale para o profissional é alguém chegar e dizer: ‘Adorei o trabalho que você fez."
Ações
"A gente está lançando uma série de ações, expandindo o sinal da TV Cultura para que o grosso da população possa assistir a nossa programação. É ela que vai nos dizer se a programação que está recebendo é boa. Isso não é ganho pra mim como gestora. Eu estou fazendo o que vim pra fazer. Nós já chegamos a 21 municípios dos 143 que o Estado possui. A nossa meta é chegar a 80 municípios, mas o alcance do sinal vai cobrir cerca de 110 municípios." Recepção nos municípios
"Nós estamos recebendo manifestações positivas isoladas, mas depois da inauguração do novo transmissor nós vamos fazer uma pesquisa de audiência para saber como a população desses municípios está recebendo a nossa programação."
Logística
"É uma logística muito pesada. Semana passada foi uma dificuldade para mandar um container para (o município de) Bagre. Foi utilizada uma balsa, que ficou um dia parada em pleno mar, porque deu problema. Então, é uma logística muito complicada. Fazer televisão em um Estado com as características do Pará, não é muito fácil, não. E você manter essa TV também não é fácil, mas está sendo uma experiência muito grande pra gente."
Momento histórico
"A inauguração desse transmissor é um momento histórico para a TV Cultura. É claro que isso também trás mais responsabilidade, porque muito mais gente vai nos ver e isso nos trás um grau de responsabilidade muito maior. Nós temos que ter uma responsabilidade muito maior também com a qualidade desse conteúdo que estamos produzindo. Nenhuma TV local tem a quantidade de produção que tem a TV Cultura. Esta é a possibilidade que você dá à população de se ver representada na telinha, de se ver, de ver o seu vizinho, a sua região. Qual outra TV ela vai ter a possibilidade de ver isso? Esse é o nosso papel."
Qualidade
"Nós estamos saindo de um transmissor de 5 kilowats, para um de 44 kilowats. Se ele não for o mais potente, com certeza é um dos mais potentes da região norte do Brasil. Ele é o top de linha na área de transmissor."
Transição
"Nós vamos fazer uma migração gradual para ajustar o sinal do antigo transmissor para o novo. Serão feitos testes para ajustar o sinal. Isso pode levar até duas semanas." Inovação
"O que tem de inovador é a compreensão que o governo está tendo da importância da comunicação para um Estado com as dimensões do Pará. Nós vamos poder levar informações sobre saúde e educação para a população do Pará por meio da TV Cultura. Nós queremos, em alguns municípios pólo, ser geradores de informações, e isso está dentro da nossa proposta de reestruturação da Funtelpa."
Projetos
"Nós temos o projeto de criar quatro mini-geradoras em quatro municípios: Xinguara, Marabá, Santarém e Altamira. Ela será não só uma retransmissora da Cultura, mas será essencialmente uma geradora de conteúdo local, até mesmo de um telejornal produzido na própria região."
Investimento
"A proposta geral de reestruturação da Funtelpa chega a quase R$ 40 milhões para investimentos na TV e Rádio e o próprio Portal Cultura, que desde que foi reformulado, vem apresentando um número crescente de acessos. Esse valor passa pelo prédio novo, que vamos nos mudar no final do ano, assim como investimentos na migração para TV digital e compra de novos equipamentos tecnológicos para a Funtelpa. Inclusive Já compramos dois teleprompters, uma grua e vamos comprar um up link móvel."
_________________
Andréia Rezende
e Ronaldo Quadros

Nenhum comentário: