Powered By Blogger

8/02/2008

Governo inaugura transmissor da TV Cultura e garante qualidade de imagem

Agência Pará

A nova imagem da TV Cultura já será vista com a qualidade que a população do Pará merece, nos próximos 15 dias, graças ao novo transmissor da emissora pública de televisão, inaugurado nessa sexta-feira/01, na sede da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa). A inauguração contou com a presença da governadora Ana Júlia Carepa, funcionários da Funtelpa e representantes das emissoras públicas brasileiras, que estão na capital paraense participando do Encontro da Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec).
Com capacidade de 44 kilowatts, o novo transmissor substituirá o atual de 5 kilowatts, e terá um sinal que aumentará em mais de dez vezes o controle de manipulação, o que significa, na prática, melhor qualidade de transmissão. O novo transmissor custou em torno de R$ 4,5 milhões, incluindo obras físicas na sede da Funtelpa e equipamentos.
Antes de descerrar a placa de inauguração, a governadora concedeu entrevista ao vivo no Jornal da Tarde da Rádio Cultura FM, apresentado por Elvis Lira, para falar dos investimentos em comunicação pública no Pará. “Já investimos cerca de R$ 1,5 milhão na recuperação da TV Cultura, para levar o Pará a conhecer o Pará, recuperando os sinais cedidos anteriormente. A meta é atingir 60 municípios até o final de 2008. Temos a obrigação de levar informação de qualidade com uma imagem de qualidade através de uma rede pública. Isso significa promoção da educação e da informação, que é o que a população tem direito”, informou Ana Júlia Carepa.
Ela destacou ainda aos ouvintes da Rádio Cultura FM que os investimentos na TV Cultura são fundamentais para integração do Estado. Para governadora, o sentimento de divisão do Pará passa pelo desconhecimento da população sobre as diversas regiões. “Em Salinas, por exemplo, foi possível assistir aos jogos dos três times paraenses na terceira divisão pela TV Cultura. O torcedor quando não pode estar no estádio também quer acompanhar o desempenho do seu time”, exemplificou.
No primeiro semestre, a TV Cultura já inaugurou 21 repetidoras em todo o Estado, em municípios como Abaetetuba, Igarapé-Miri e São Miguel do Guamá.
Jornal da Cultura – A história de crescimento e expansão na maioridade da TV Cultura foi contada na edição desta sexta-feira (01), no Jornal da Cultura, por seus funcionários como Rosana Rodrigues – primeira apresentadora – e Graciano Almeida – arquivista com 40 anos de atividades em televisão. As reportagens mostraram os investimentos do governo do Estado e a valorização da cultura regional nos programas da emissora, que teve limitações para cumprimento do papel social, porque tinha dificuldades de acompanhar o avanço tecnológico.
O programa, apresentado por Cássia Mesquita e Geise Menezes, também teve a participação da governadora. “Decidimos investir em respeito à população. A imagem e qualidade é a tradução do nosso respeito. Agradeço também aos funcionários que contribuíram para este momento acontecer”, elogiou.
_____________________
Fabíola Batista/Secom

Nenhum comentário: