Powered By Blogger

6/16/2008

COLUNA DO HP



Cadê a Festa de São João?


Estamos na metade de junho de 2008.
Hoje é o dia 16 do mês em curso. Voltando no tempo, durante este período era muita alegria que se via em nossa cidade. Costumávamos percorrer os bairros e encontrar diversos espaços onde eram realizadas as tradicionais festas na roça. Lá se reuniam grupos juninos como bois bumbas, pássaros e cordões de bichos, que agitavam a população, e principalmente a garotada.
O “Boca de Ferro” devidamente instalado no alto de um poste, bradava para os quatro cantos, divulgando a programação, e tocando músicas da época: Forró, xaxado, baião e arrasta pé.
Era muito bacana vermos a exibição das quadrilhas juninas com seus marcadores falando: “ Aí vem chuva, lá vem o pai da noiva, é mentira”. As garotas devidamente trajadas de caipira esbanjavam beleza e sensualidade. Geralmente a “Miss Simpatia” arrancava inúmeros aplausos da platéia.
Hoje, por conseqüências que nós já sabemos, como violência, globalização e a perca de nossas tradições, já não vemos mais estas maravilhas em nossos subúrbios.
Programações oficiais da PMB e do Estado tentam manter viva a manifestação folclórica , organizando concursos em espaços como CENTUR e praça Waldemar Henrique, que apesar de livre para o público, torna-se inacessível para aqueles que residem em locais mais distantes e que têm dificuldades de locomoção.
Mesmo assim louvamos a atitude.
Já perdemos por motivos óbvios o costume de acender fogueiras nas portas da casas: os tempos mudam, os valores também. E Santo Antônio, São João e São Pedro, já não têm sem seus dias, (noites), o calor das belas fogueiras que eram acesas nas festanças e que faziam a alegria da garotada, que se divertia em volta soltando seus foguetinhos, estalinhos e rojões.
Vale recordar sim...

Haja Paz.
Sempre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 13/06/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.

Grata e à disposição,
--
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514