Powered By Blogger

5/20/2008

Cooperação técnica avança entre Belém e Pontassieve

Foto Antônio Silva
Fortalecer e avançar a cooperação técnica, econômica, social e cultural entre Belém e Pontassieve foi o motivo da reunião entre os gestores políticos Duciomar Costa e Marco Mairagui. O gabinete do Palácio Antônio Lemos foi o cenário escolhido para receber a comitiva italiana, que integrou também o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Alessandro Sarti.
Entre os representantes que compuseram a comitiva do município de Belém, estiveram presentes a diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Belém (Codem), Rosa Cunha, o secretários municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Carlos Cunha, o coordenador geral do Fundo Ver-o-Sol, Elder Mello, o diretor-presidente da Fumbel, Raimundo Pinheiro e o presidente do Saaeb, Raul Meireles.
Cada um deles apresentou um projeto de relevância com a finalidade de ser contemplado com a parceria e em busca de novos investimentos junto aos visitantes da cidade de Pontassieve, localizada na região de Toscana, no centro-norte da Itália. Marco Mairaghi, após ressaltar sua satisfação em estar na cidade, falou sobre o quanto considera importante o fortalecimento das relações institucionais em torno de projetos públicos e ações sustentáveis que contribuam com o combate as desigualdades sociais, com o avanço nas relações culturais entre ambas as cidades e com a troca de experiência entre profissionais qualificados, principalmente, entre especialistas em recuperação de patrimônios históricos. Um dos objetivos de Mairagui é trazer para Belém uma escola especializada em restauração através do estabelecimento de uma filial do Instituto Ítalo Brasileiro (IBRA). “Temos como garantir uma cooperação técnica forte voltada para preservação, revitalização e recuperação do patrimônio histórico local, e a geração de mão-de-obra qualificada”, ressaltou o prefeito de Pontassieve.Em referência a vinda do Instituto Ítalo Brasileiro para Belém, o prefeito Duciomar ressaltou que será de grande valia, uma vez que, será possível trocar experiências e garantir aprendizado junto a pessoas que trazem experiências históricas seculares. “Precisamos aprender muito em como cuidar do nosso patrimônio histórico”, disse o prefeito.

_____________
Heloisa Huhn

Nenhum comentário: