Powered By Blogger

4/06/2008

TURISMO & CIA


Repercussão em Paris

Matéria desta colunista sobre as trilhas da Fazenda São Jerônimo, no Marajó, como inspiração para a Belemtur implantar novas trilhas em Mosqueiro e Outeiro repercutiram na França. De Paris se manifestaram Maurice Gay, jornalista que já morou em Belém e Roselena Peres, paraense que vive por lá também. Em mensagem ao proprietário do Hotel Ver-o-Peso, que recebeu da Abrajet Pará e enviou a reportagem para ela, Roselene escreve: "Ricardo agradeço teus email. Já trabalho com a Fazenda Sao Jerônimo, lendo a matéria faço questão de deixar meu comentário. Estive com meu grupo de franceses na Fazenda. A Trilha dos Mangueiros Apaixonados, localizada na Fazenda São Jerônimo, é tudo de bom! Sem esquecer de colocar em evidencia a gastronomia de D. Jeronima.... sem palavras...ela faz tudo com muito amor e o resultado final é essa maravilha de gastronomia que encontramos la!Meu grupo amou! Abraços daqui! Roselena Peres."
Nossa coluna agradece os comentários, que transmitirá aos amigos Brito e Jerônima, no Marajó. A matéria pode ser vista em
www.benignasoares.blogspot.com

Fortalecimento

O turismo paraense vive um novo momento. O trade e as instituições públicas e particulares, em parceria com as entidades do setor estão desenvolvendo inúmeros projetos. Capacitação de feirantes no Ver-o-Peso, criação de roteiro turístico e gastronômico nos principais bairros de Belém, reuniões do Fomentur nos pólos, etc. Siglas fortes como Paratur, Sebrae, Belemtur, Abrasel, BC&VB, Abav, ABIH, Fomentur, Comtur etc. estão sempre à frente dessas ações. A Abrajet Pará está de olho e conta tudo para você em
www.abrajetpara.blogspot.com e www.benignasoares.blogspot.com

França

A presidente da Companhia Paraense de Turismo, Ann Pontes, esteve em Bressuire, na França, representando o Pará em um evento turístico e cultural.

Premiação

O coordenador da Belemtur, Wady Khayat, trouxe para Belém o Troféu MG Turismo, que recebeu do jornal MG Turismo, de Belo Horizonte. A premiação aconteceu no dia 17 de março, em concorrido evento realizado pelo colunista social e membro da Abrajet MG, Claret Geurra. Um reconhecimento para o turismo de Belém.

Press Trip

O Pará recebeu visitantes ilustres da imprensa especializada neste início de mês. Valdemir Cunha, fotógrafo vencedor do Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis" executado pela Paratur em parceria com a Abrajet Pará veio pela Revista Próxima Viagem, acompanhado do repórter Luiz Fernando. Já a repórter Eliana Soares veio buscar informações para a revista Brasiltravelnews.

Linha de crédito

Estados e municípios com mais de 4 milhões de habitantes podem solicitar financiamento direto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). US$ 1,667 bilhão para o setor é o que representa a soma de investimentos do Prodetur Nacional – Programa de Desenvolvimento do Turismo, lançado este mês pelo MTur, BID e alguns estados brasileiros. O Pará está entre os 20 estados que já demonstraram interesse em participar do programa.

Pesquisa

A Região Norte aparece em último lugar em uma pesquisa do Portal Gestour que pergunta qual a região com os mais bonitos atrativos turísticos do Brasil
Em primeiro está o Nordeste, em segundo o sudeste, em terceiro o sul e em quatro o centro oeste. Por último, o Norte. O resultado com certeza reflete a baixa visibilidade que o Portal tem por aqui. Vamos votar acessando
www.gestour.com.br

Turismo de eventos

O Conselho Regional de Contabilidade irá candidatar Belém como sede do XIX encontro nacional da categoria. Deve ocorrer em 2012 e reunir 4 mil pessoas. Será lançado em agosto em Gramado

Prêmio de Turismo

Muito bem recebida pela diretoria de publicidade da Secom, recomendada pelo secretário Fábio Castro, a comitiva da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará), que apresentou projeto do Prêmio Amazônia de Jornalismo em Turismo. Será a segunda edição do prêmio, realizado em 2006 pela Paratur, Abrajet e antiga CCS. Deve ser lançado em junho, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia. A Abrajet já protocolou na Paratur pedido de audiência com Ann Pontes para definições sobre o Prêmio, reconhecimento ao apoio da imprensa na divulgação do turismo paraense.

Aniversário

O Ver-o-Peso, uma das sete maravilhas brasileiras, completou aniversário na ultima semana. Belemtur, Secom, Ama Belém e Sesma trabalharam em parceria com Sebrae e Abrasel Pará um projeto de capacitação para 600 feirantes do local. Foi um dos presentes da Prefeitura de Belém para o Ver o Peso.

Cronograma nos Pólos

O Cronograma de reuniões do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará até o final do ano ficou assim definido: 25 de fevereiro no Pólo Marajó – (Salvaterra), 31 de março, Pólo Tapajós – (Santarém), 28 de abril, Pólo Amazônia- Atlântica – (Salinas), 26 de maio Pólo Araguaia- Tocantins – (Marabá), dia 30 de junho, Pólo Xingu – (Altamira), dias 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 27 de outubro, 24 de novmbro e 29 de dezembro, Pólo Belém – (Belém).

Empreendedorismo

Irene Belo, proprietária do Belo Alter Hotel, em Santarém, percorre este mês os estados do Amazonas, São Paulo e Brasília divulgando o pólo Tapajós, em especial seu equipamento, um dos melhores em Alter-do-Chão.

Press Trip

Paralela à participação na reunião do Fomentur, dia 31, em Santarém, a Abrajet Pará editará uma matéria especial sobre o Pólo Tapajós, com destaque para a vila de Alter-do-Chão. A equipe é formada por Benigna Soares (presidente da Abrajet), Elivaldo Pamplona (fotógrafo da Abrajet) e Nilton Guedes (associado da Abrajet). O trabalho tem apoio da Setran, Belo Alter Hotel e Travel In Turismo.

Araguaia–Tocantins

O Forum Regional do pólo Araguaia Tocantins está com nova diretoria e novo espaço de divulgação. Isis Mourão preside o Fórum cujo endereço virtual é
www.forumtur.blogspot.com

Capacitação

Ainda estão abertas as inscrições do Iesam para o curso de especialização em Comunicação e Turismo. A Abrajet Pará não só indica como já garantiu a inscrição de vários membros da entidade.

___________________

(*) Benigna Soares é especialista em Midiologia e Cultura (UFPA), membro do Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Pará (Fomentur) e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet Pará)
www.abrajetpara.blogspot.com

Nenhum comentário: