Powered By Blogger

4/06/2008

Presença de Luiz Lima Barreiros


ASTROLOGIA


Para nós, que somos educados e estudiosos do Cosmos (astrônomos amadores, até), e com formação científica, é difícil saber como reagir aos tolos que ainda levam à sério essa antiga superstição, que é a astrologia.
Vamos direto ao assunto. Uma circunferência tem 360º graus,e dividida por doze, temos os 12 meses do ano,e os 12 símbolos zodiacais. Dito isto, entremos no assunto.Somente dois astros influenciam mesmo nos destinos dos seres humanos: o SOL (motor da vida) e a LUA (num papel menor e coadjuvante). Vocês acham que 1/12 avos (inclusive os tolos que desprezam a análise das relações de classe social,e digo isto historicamente) da população mundial (atualmente composta de 7 bilhões de pessoas, a maioria em condições de vida sub-humana, mal nutrida e analfabeta) esteja tendo o mesmo tipo de vida, todos os dias ? Quase 600 milhões de pessoas terão o mesmo tipo de vida, diariamente ?
É isto que a baboseira horoscópica, tão vaga e a mais generosa possível, embora tremendamente conflitiva entre si, destila diariamente em suas colunas, não é verdade ? (Nas redações de jornais, chega a ser pilhéria: está faltando o horóscopo, chuta aí qualquer coisa, é fácil...).
Por que a hora do nascimento, e não a da concepção, nove meses antes, chega a ser a mais crucial da astrologia? (Talvez seja embaraçoso, para muita gente, identificar o momento da concepção de uma pessoa). Se os astrólogos são tão bons quanto afirmam, por que eles não são mais ricos,e nem prevêem a própria morte? Ou um simples acerto nas loterias ? Se os planetas Urano, Netuno e Plutão (já rebaixado),somente foram descobertos, respectivamente, em 1871, em 1846 e 1930, todos os horóscopos (alguns com pretensões seculares, como os do mistificador Nostradamus, sobre o qual ainda vamos falar) antes de 1930, estavam errados? Se combatemos as intolerâncias religiosas, sexuais, raciais, nacionais e outras, estaria certo alguém deixar de empregar alguém por ser do signo de Leão, ou de empregar outro por ser do signo de Virgem (e, sem fazer o teste do sofá)? E, por que as escolas de astrologia divergem tão frontalmente entre si ? Por que não existe astrologia de estrelas (bilhões), galáxias (idem) e quasares ?
O psicólogo Bernard Silverman, da Universidade de Michigan, estudou as datas de nascimento de 5.956 pessoas que estavam se casando e , de 5.956 que estavam se divorciando, e não viu nenhuma correlação por signos: homens e mulheres com signos incompatíveis casaram e se divorciaram com a mesma freqüência de casais com signos compatíveis. O físico John Mcgervery, da Universidade de Cleveland, analisou biografias e datas de nascimento de 6000 políticos, e 7000 cientistas para ver se seus membros se agrupavam em certos signos, e comprovou que os signos de ambos os grupos se distribuíam completamente ao acaso.
Pouco anos atrás, o estatístico francês Michel Gauquelin enviou a 150 pessoas o mapa astral de um dos piores assassinos da história francesa, e perguntou se elas se identificavam com aquela descrição: 94% das pessoas responderam que se reconheciam naquele mapa. Os astrônomos Cluver e Ianna verificaram mais de 3000 previsões de astrólogos conhecidos (sobre políticos, artistas,pessoas famosas),e somente 10% deram certo.
Portanto, nós que amamos a Astronomia, devemos nos manifestar também contra as superstições astrológicas, debatendo suas deficiências, falta de metodologia, e encorajando um real interesse pelo estudo do Cosmo (Universo), um estudo de mundos e sóis remotos, que piedosamente não estão nem um pouco preocupados com as vidas e os desejos das criaturas do planeta Terra, este pontinho azul , na infinitude cósmica.
Não devemos permitir que mais uma geração de jovens cresça, algemada a uma antiga fantasia, resquício de um tempo em que o homem se encolhia perto do fogo, com medo da noite, não é verdade ?

PS: 2009: 150 anos da publicação de A ORIGEM DAS ESPÉCIES ,de Charles Darwin
E, pelo avanço nas pesquisas com células tronco !


LUIZ LIMA BARREIROS

e-mail:
clicluizlima@yahoo.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

BABOSEIRA É O DESRESPEITO PARA COM AS IDÉIAS ALHEIAS. VOCÊ NÃO É DONO DA VERDADE. ENTÃO NÃO ESCREVA NO JORNAL.

Anônimo disse...

Bruxos e estelionatários espirituais, nunca estarão perto de quaisquer verdades... a não ser pertos das mediocridades e aleivosias horoscópicas.

Creio ter colocado,desta minha maneira, uma série de questões para um amplo debate cultural.
E,expresso-me como cidadão livre e consciente...exercendo sagrado direito, contra os falsos moralismos dos sepulcros caiados da incultura.
Lastimando que o jequismo, cada vez menos reinante (felizmente),composto de espertalhões da surdina, e bocozinhos, tenha se amuado, e como de praxe, se utilizado de "cortes" nos bastidores, por falta de argumentos:
AD PERPETUAM REI MEMORIAM !

LUIZ LIMA BARREIROS (OAB/PA / A.P.E)