Powered By Blogger

4/06/2008

José Wilson Malheiros



Panorâmica do Mundo Atual

Para você, leitor, que me honra com sua preferência, uma breve mensagem de Páscoa.
Na sociedade contemporânea, observamos que é inegável o progresso, seja no campo tecnológico, no pensamento acadêmico, na ética, etc.
Vultosos recursos financeiros são generosamente investidos em projetos de investigação de remédios que consigam ou minorar ou curar as mazelas do ser humano e até mesmo de nossos irmãos animais.
Destacamos, por exemplo, o conhecido Projeto Genoma, que visa fazer o mapeamento de todos os genes do ser humano, virando-o do avesso, o que evidentemente, tem seu lado ótimo.
Se por um lado a humanidade se esmera em melhorar sua condição de vida, por outro viés vemos exatamente o oposto, isto é, ainda não conseguimos, como espécie, eliminar ou pelo menos melhorar a um patamar menos cruel, a situação dos chamados menos favorecidos pela sorte.
Vejamos o caso de nosso país, onde existem pessoas vivendo no primeiro mundo e outros ainda na idade da pedra da desnutrição, falta de instrução, saúde pública compatível etc, a exemplo dos países africanos.
Esse estado de coisas deprimente ocasiona o inevitável. O mundo atual parece estar, sem exagero, canceroso.As pessoas têm medo de sair às ruas, em face dos assaltos e seqüestros relâmpagos que têm ocorrido a todo momento, não mais se escolhendo a classe social.
Tanto sofre o pobre como o rico ou a classe média e os poderes do Estado parecem impotentes diante de tanta violência.
Estamos em tempos de muita inquietude e de grande instabilidade emocional e social.
No Brasil, há quase 30 milhões de pessoas com transtornos mentais, com neuroses e índices acentuados de demência; com epilepsia e psicoses várias. As faculdades, a ciência poderiam reservar tempo, numerário e material humano para pesquisar soluções no sentido de tentar, cada vez mais, de alargar os horizontes das pesquisas, nos domínios da alma humana, contribuindo para a solução dos enigmas que atormentam o homem contemporâneo, projetando luz nas questões, quase que indecifráveis do destino e do sofrimento do ser humano.
A realidade, porém, é bem outra. Vemos todo dia e a toda hora os contrastes de uma suprema tecnologia no campo da informática, da genética, das viagens espaciais, dos supersônicos, dos raios laser, ao mesmo tempo em que ainda temos que conviver com a febre amarela, a tuberculose, a AIDS, e com todos os tipos de droga (cocaína, heroína, skanc, ecstasy, o crack, etc.).
Estamos na Páscoa e nunca é demais relembrar. Nesse panorama a mensagem de Jesus Cristo é um elixir miraculoso, o mais seguro para a redenção social, que haverá de penetrar em todas as consciências humanas, como um dia penetrou no desprendimento de Vicente de Paulo, na majestosa solidariedade de irmã Dulce, na bondade de Francisco de Assis, na suprema dedicação de Teresa de Calcutá, no amor de Chico Xavier e tantos outros ícones.Chegou a hora de toda a humanidade parar e pensar.
Precisamos cultivar a compaixão sem pieguismos, exercitar generosidade que começa na arte de doar coisas, para culminar no dom de nos preocuparmos com o próximo.
Fazer algo de bom, e que ninguém saiba, por um desafeto qualquer.
Chegou a hora de praticarmos a principal mensagem do Redentor: Fora da Caridade Não existe Salvação.


Nenhum comentário: