Powered By Blogger

4/11/2008


ENCONTRO DE SECRETÁRIOS

Secretários de Saúde da Região Norte do País se encontraram em Belém no inicio da semana participando do 1º Seminário de Gestão Estratégica e Participativa no SUS da Região Norte. O evento teve como tema “A Sociedade no SUS fazendo um Brasil com mais Saúde”. Nesse encontro foram debatidas fazendo um Brasil com mais Saúde”. Nesse encontro foram debatidas as práticas que integram a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa voltadas à qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde. A realização do seminário, que aconteceu no Hangar, foi do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. De Santarém, participaram do encontro, além do Secretário Municipal de Saúde, Emmanuel Silva, duas integrantes da Divisão de Planejamento da SEMSA, Elci Matos e Helna Henn, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Valdir. Os temas abordados foram; Reforma Sanitária, Gestão Estratégica e Participativa (Avanços e desafios nos 20 anos do SUS) – Política Nacional de Estratégica Participativa no SUS e Construção dos Eixos para a Agenda da Política de Gestão Estratégica e Participativa para a Região Norte.

AVERMELHOU

Durante reunião com a cúpula do PC do B do Pará, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, deixou claro que o partido deve seguir a orientação do presidente Lula e apoiar o ex-deputado José Priante (PMDB), candidato a prefeitura de Belém. Como fica a situação dos companheiros Neuton Miranda, Paulo Fonteles Filho e Socorro Gomes, todos integrantes do governo Ana Júlia? Uma boa pergunta.

ALERTA

A epidemia de dengue fez emergir de uma só vez a situação crítica que vem sendo denunciada há muito tempo na área de saúde no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Sem atendimento, remédios e até com falta d’água em unidades hospitalares para hidratar os pacientes, a população vive um drama, sobretudo nas capitais. Milhares de pessoas, muitas com crianças de colo, passam a noite nas filas. Conforme a orientação do Ministério da Saúde, é preciso fazer o exame de sangue específico para comprovar a doença e não haver falhas no tratamento.

ALERTA II

Depois de ter a doença, a pessoa pode contaminar-se novamente? Sim, mas nunca com o mesmo tipo de vírus, já que existem quatro sorotipos: 1,2,3 e 4. No Rio de Janeiro, os casos mais freqüentes são provenientes dos vírus 2 e 3. Qual o principal alerta para quem tem os sintomas? Procurar uma unidade de saúde rapidamente. Observar os sintomas, principalmente nas crianças, já que têm sido as maiores vítimas. Os inseticidas são eficazes no combate ao Aedes aegypti? São importantes, mas com o tempo o mosquito cria resistência a eles. Há proliferação do mosquito só em grande quantidade de água? Mesmo em quantidades mínimas, o mosquito tem capacidade de procriar até em pequenas tampinhas. Quanto tempo, em média, após ser picado, a doença se manifesta? Há um período de incubação de até sete dias.

SETOR PRODUTIVO

O Deputado Federal Lira Maia (DEM/PA), presidente da Subcomissão Especial Destinada a Discutir as Políticas de Desenvolvimento Sustentável, implantação de Zoneamento Econômico-Ecológico e o Combate ao Desmatamento na Região Amazônica, bem como, acompanhar as ações do Governo Federal na Amazônia, Órgão vinculado à Comissão da Câmara dos Deputados, apresentou na última terça-feira/08, requerimento que foi subscrito pelo Deputado Zenaldo Coutinho, solicitando o envio de uma Comitiva de Deputados ao Município de Paragominas para acompanhar as ações da Operação “Arco de Fogo”. Irei acompanhar todas as ações que forem realizadas na Amazônia, no Pará e em especial no Oeste do meu Estado. Serei intransigente com as ações que visam o engessamento do setor produtivo, até porque, defendo um modelo de desenvolvimento sustentável que seja capaz de viabilizar economicamente a Região Norte do País, valorizando principalmente, o maior patrimônio daquela região... O ser humano que ali vive”, concluiu o Deputado Lira Maia.

TURISMO

Ontem, quinta-feira/10, às 9h00, o navio "Royal Princess" esteve novamente em águas santarenas. A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo e Integração Regional (SEMTUR), como de costume, recepcionou os turistas no Porto da Companhia Docas do Pará. Dessa vez, a apresentação foi ao rebolado do grupo de dança "Carimbó do Pará". Nesta sexta-feira/11, às 12h00, quem chega é o transatlântico "Discovery", o penúltimo desta temporada, que será recebido pela "Filarmônica Professor José Agostinho da Fonseca". Cerca de 1.400 turistas dos dois navios devem deixar alguns milhares de dólares na Pérola do Tapajós, os comerciantes agradecem.


TUCANATO

Dentro da programação definida no âmbito do Diretório Estadual do PSDB do Pará, de realizar oito seminários regionais em cidades-pólo e um seminário estadual em Belém, ao longo do primeiro semestre do ano em curso, o partido estará realizando nesta sexta-feira/11, o Seminário Regional do Oeste do Pará, em Santarém. Já confirmaram presença o ex-governador Simão Jatene, os senadores tucanos Sérgio Guerra (Presidente Nacional do PSDB), Arthur Virgílio, Flexa Ribeiro (Presidente Estadual do PSDB) e Mario Couto, deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças municipais do PSDB e de legendas partidárias parceiras. Na oportunidade, serão debatidos temas focados no fortalecimento partidário, tais como: o processo eleitoral de 2008, o papel do Instituto Teotônio Vilela, a Juventude do PSDB e o PSDB Mulher. O Seminário será realizado na Fun House, no horário de 08:00 às 18:00 horas.

MUDANÇAS

Muita gente não entendeu a nova programação da Rede Globo. Conforme exigência do Ministério da Justiça, que desde a última segunda-feira/7, obrigou a Rede alterar sua programação em seis Estados das regiões Norte e Centro-Oeste (Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Mato-Grosso). Na prática, a novela Duas Caras, que a Globo começa a transmitir às 21h em rede nacional, ia ao ar às 20h ou às 19h, no caso do Acre. Agora, o País inteiro verá a novela às 21h. A Globo e as outras Redes não estão conformadas com as novas regras, e esperam barrá-las no Judiciário. As emissoras aguardam uma decisão do STF. O custo para a Globo adaptar sua programação aos fusos horários regionais, foi de 5 milhões de dólares.


MOTINHAS

_________________________________

O ex-governador Simão Jatene está a vontade para decidir sobre a sua candidatura a prefeito de Belém. O sinal verde foi dado por senadores e deputados federais do PSDB. Na próxima semana Jatene estará em Brasília, quando deverá resolver a questão. ●●● Confirmado. Este ano teremos a disputa mais acirrada da história política santarena. De um lado a prefeita Maria do Carmo (PT), com apoio do presidente Lula e da governadora Ana Júlia, do outro, deputado federal Lira Maia (DEM/PA), o maior fenômeno de votos no município. Façam suas apostas. ●●● No domingo/13, será realizada a abertura do Primeiro Campeonato de Futebol Feminino Cidade da Gente, promovido pela Prefeitura de Santarém, através da Assessoria de Esporte e Lazer. A programação será realizada no Estádio Dr. Everaldo de Sousa Martins (São Raimundo), a partir das 8h da manhã. ●●● O senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), que ganhou de graça seis anos de mandato do prefeito Duciomar Costa, vai ter que batalhar muito para continuar no Senado. Na tentativa de se eleger de fato e de direito, faz constantes viagens ao interior em busca de votos. ●●● Vereador José Maria Tapajós (PMDB), cobrou da empresa OI o restabelecimento da linha telefônica da comunidade de São Pedro, região do Rio Arapiuns, que se encontra sem comunicação há mais de 30 dias. Alertou que outras comunidades como: Boim, Curuai e Vila Gorete, também estão sem telefones, que segundo o vereador, não é luxo e sim necessidade. ●●● Se o Ministério Público levar mesmo a sério, como parece, as investigações contra o esquema há muito tempo existente para fraudar o seguro-desemprego dos pescadores, o ex-vereador Antônio Monteiro da Silva Ferreira, o chamado Antonico Monteiro, quase vitalício presidente da Colônia dos Pescadores de Ponta de Pedras, tem os dias contados para ficar em liberdade. A informação é da articulista Sandra Rebelo. ●●● Você pode acompanhar as notícias do Jornal da Manhã e os comentários do Padre Edilberto Sena (Rádio Rural), através do site –
www.amazoniaempauta.blogspot.com ●●● Av. São Sebastião, uma das mais importantes via de acesso ao centro da cidade, está precisando urgente da operação tapa-buracos, com a palavra o grande secretário Petterson Diniz. ●●● Não entendi a matemática de uma repórter. Ela disse ao vivo, que com as obras, e a geral interditada, a capacidade do Barbalhão, seria reduzida de 8 para 10 mil torcedores. ●●● Domingo vamos prestigiar o São Raimundo contra o Paissandú, acompanhado da gostosa loira gelada (Nova Schin), bela ruiva destilada e a exuberante morena quente. Fui.

Nenhum comentário: