Powered By Blogger

3/14/2008

COLUNA DO HP



NOSSAS PRAÇAS

Belém é dotada de belas, amplas e bonitas praças públicas. Comecemos pela Praça Batista Campos, localizada no bairro de mesmo nome na área central da cidade. Este logradouro que podemos classificar como um dos mais bonitos e arborizados é local onde centenas de pessoas praticam o exercício da caminhada diariamente. Suas largas alamedas propiciam comodidade para quem faz o esporte.
Porém, um contra ponto se sobressai. O abandono dos lagos artificiais onde antigamente existia criadouro de peixes variados, e serviam também como pouso para o pasto de belas garças, que migravam do Museu Goeldi e do Mangal.
As lagoas estão sujas, poluídas e mal cheirosas. Praça Waldemar Henrique, ex Praça Kenedy. Outro belo espaço, que deveria ser olhado com mais carinho por quem de direito. Ali o desrespeito é maior. A sujeira impera na área e vagabundos, desocupados fazem de lá o seu paraíso. Espantam visitantes e pessoas que circulam ao longo da Marechal Hermes e da Pequena Rua Presidente Wilson. Praça da República, a mais charmosa de todas, uma extensão considerável com muito verde e monumentos apreciáveis.
Dá pena ver em seus gramados e calçamentos, barracas de vendas de comida e bebida, principalmente aos domingos e feriados. O desrespeito é tão grande que incomoda nossos turistas que se sentem mal presenciando tanta sujeira.
Parece que uma ação da SECON já está sendo colocada em prática para moralizar o espaço, e proibir os desmandos ali registrados. Praça do Operário em frente ao Terminal Rodoviário de Belém. Outrora foi ampla e atraente, depois virou um verdadeiro "mocambo", dezenas de barracas de ambulantes, entre as quais até moradia e motel.
O prefeito Edmilson Rodrigues nos anos 90 interferiu pesado por lá e fez uma limpeza geral. A praça voltou a ser o que era. Mas hoje, a sujeira se faz presente, não tem segurança e os ambulantes fazem de lá o seu mercado persa.
Na periferia, a Praça Tancredo Neves na Marambaia, Dalcídio Jurandir, na Cremação, e Carneiro da Rocha, no Arsenal, merecem ser vistas com outros olhos. Vamos zelar por estes logradouros, porque são locais onde podemos levar nossos filhos e amigos para desfrutar de lazer e momentos de reflexão.
Nessas praças citadas, além da limpeza, a segurança se faz necessária. Apenas República e Batista Campos têm postos da Guarda Municipal. Vamos policiar estes locais, Senhor Prefeito. Vamos colocar a GBel em ação companheiro Pio Neto e assim dar mais garantias para quem deseja desfrutar de nossas maravilhas.
Prossiga Comandante...

Haja
Paz, sempre

hamiltonpinheiro_1@hotmail.com

Nenhum comentário: