Powered By Blogger

3/03/2008

Coluna do HP



ADIOS EL COMANDANTE


Sierra Maestra, 1959, Região do Caribe, Ilha de Cuba. Um idealista de 39 anos aliando-se a outros jovens que tinham como ideal libertar seu país do jugo ditatorial, invadiram a Baía dos Porcos fixando ali suas forças e marcharam contra Santiago de Cuba e Havana.
A meta era por fim ao regime do Ditador Fulgêncio Batista, que segundo os cubanos governava com mão de ferro o pequeno país da América Central. Juntamente com o Comandante Fidel, estava um jovem médico oficial do Exercito Boliviano que também apoiava as causas de libertação era Ernesto Che Guevara, que após colaborar com Fidel Castro ainda viajou por boa parte da América Latina no seu trabalho de guerrilheiro. Foi morto em. 9 de outubro de 1967, por forças bolivianas denominadas Boinas Verdes, movimento armado patrocinado pelos Estados Unidos.
Guevara transformou-se num verdadeiro mito da à juventude da época simbolizando liberdade e determinação. Sua boina foi multiplicada aos milhares e passou a ser usada por todas as pessoas que emblemavam uma causa de rebeldia. Sua figura tomou conta de capas de cadernos, camisas e chaveiros, era uma verdadeira febre ser fã do CHE.
Pois bem Fidel, conseguiu derrubar Fulgêncio e se tornou presidente da ilha estratégica que chamava a atenção e aos interesses dos Estados Unidos e da Rússia, que na época viviam a tensão da guerra fria. A situação cubana acirrou mais os ânimos entre as duas potências colocando o nosso planeta no fio de um rastilho de pólvora prestes a explodir a qualquer momento.
Dezenas de anos se passaram e os americanos e seus aliados resolveram fazer um bloqueio econômico e financeiro contra Cuba enquanto seu comandante-em- chefe estivesse à frente do país.
Saía presidente, entrava presidente nos EEUU, e nada mudava politicamente quanto aos cubanos, porque Fidel não aceitava as determinações do país Yanke. A Russia passou por uma grande reforma "Perestroyka", e abandonou um pouco o parceiro cubano, contra o regime americano que tanto Rússia como Cuba na ápoca classificavam de regime imperialista.
Mesmo sem as benesses dos paises ricos do Ocidente Cuba marchou durante 49 anos contando com seus próprios recursos, com o trabalho de seu povo e pequena ajuda de paises simpáticos a ao Comandante.
No ano de 2007, Fidel ficou doente e afastou-se temporariamente do poder deixando na presidência do pais, seu irmãos mais novo Raul Castro. Um ano após sua enfermidade, fraco e combalido Fidel toma a decisão de renunciar ao cargo, mas manter a família Castro no poder, indicando Raul para sucedê-lo. Houve eleição da Assembléia Nacional Constituinte e o nome de Raul foi referendado para a presidência do pais. Já anuncia que vai implantar alguma reforma e quem, sabe até concordar com ideais americanos e assim abrir suas portas para a invasão (no bom sentido) ocidental, com seu dinheiro, seus costumes, sua tecnologia.
Mas observadores políticos acham que Raul será apenas uma marionete e que El Comandante será a iminência parda do governo dando as cartas principais do jogo.
Vamos ver o que acontece nos próximos dias, meses ou anos, torcendo para que haja um encontro feliz entre as nações e que a paz e o apoio à pequena ilha seja sacramentado levando paz e tranqüilidade a todos.

Haja
Paz, sempre.


hamiltonpinheiro_1@hotmail.com

Nenhum comentário: