Powered By Blogger

2/09/2008

Turismo & Cia


Carnaval 2008

Muito animado o carnaval paraense. Belém, Mosqueiro e Barcarena estavam encantadoras neste período.

Estatísticas

Em 2007 o Estado do Pará passou a ofertar 408 estabelecimentos, 9.859 unidades habitacionais e 22.187 leitos. Em 2006 registramos 392 estabelecimentos, 9.177 unidades habitacionais e 21.105 leitos. Os dados são da Paratur


Origem do turista

Dados da Paratur revelam que a participação relativa e absoluta dos hóspedes estrangeiros em estabelecimentos de hospedagem do Pará em 2007 teve origem na França, (17,56%), Estados Unidos (13,25%), Itália (6,22%) e Alemanha (6,05). Os demais percentuais ficam com Chile, Espanha, Japão, Canadá, Holanda, Suriname, Portugal, Inglaterra, Argentina, Áustria, Bolívia, Bélgica e países não identificados.

Divulgação

Matéria escrita por esta colunista, em parceria com a jornalista Ieda Ferreira, assessora da Secon, sobre a escolha do Ver-o-Peso como uma das Sete Maravilhas Brasileiras e sobre a retirada dos ambulantes da Avenida Presidente Vargas circula nos principais portais de notícias turísticas do mundo, entre eles o Viajes & Turismo, do Uruguai (www.apttur.com), o Jornal Turismo do Mercosul (www.sierramar.com.br ) e o Mercado e Eventos, ligado à Folha do Turismo (www.mercadoeeventos.com.br)

Ver-o-Peso

Todo mundo já sabe, mas vale a pena repetir: O Ver o Peso é uma das Sete Maravilhas Brasileiras. A votação no mundo virtual foi realizada pela Revista Caras e pelo HSBC. Artistas como Fafá de Belém e Ana Maria Braga votaram. Até a ministra do turismo, Marta Suplicy deu sua contribuição. O paraense deveria aproveitar o mês de março, que marca a fundação do complexo e dar uma big festa.

Vagas

O Rio Grande do Sul está oferecendo cinco vagas para turismólogos. Confira mais detalhes no site www.sierramar.com.br ApoioImportante o apoio dado pelo setor de turismo ao prefeito Duciomar Costa para a retirada dos trabalhadores informais da Av. Presidente Vargas. Como estava não era possível continuar. Nenhum turista se arriscava caminhar por ali. Agora, só falta o Estado reforçar a segurança.

Prevenção

A Funpapa está de parabéns pelo trabalho de prevenção ao trabalho e exploração infanto-juvenil durante o carnaval 2008. Com várias parcerias, concentrou esforços principalmente em Mosqueiro.

Alter-do-Chão

Quem manda notícias para nossa coluna é Irene Belo, simpática empresária do turismo de Santarém. A proprietária do Belo Alter tem um carinho especial com a imprensa especializada e está com a casa sempre de portas abertas ao turista e à imprensa.

Agradecimentos

Mando um abraço especial aos amigos José Croelhas, diretor do jornal O ESTADO e Aldemyr Feio, jornalista e editor que abriram espaço para mim em seu jornal.
Ao Feio, especialmente, por me acolher em seu blog.

Press Trip

O amigo Francisco Rocha, proprietário da Travel In Turismo, expande suas fronteiras cada vez mais no cenário regional e nacional. Já reservou para o mês de março duas vagas para jornalistas especializados de São Paulo que queiram conhecer seus roteiros. A Abrajet Pará já está fazendo a seleção.

Fomentur

No final do mês os membros do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur) darão continuidade à oficina que visa definir o principal produto turístico do Pará. Os trabalhos foram iniciados em 28 de janeiro sob o comando de Ann Pontes, presidente do Fórum e da Paratur.

Prêmio de Jornalismo

A presidência da Abrajet Pará começou o diálogo com a Paratur para a segunda edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo. Deve ser lançado em junho, durante a Fita 2008, repetindo experiência bem sucedida do primeiro prêmio.FSMVamos ficar atentos. O Fórum Social Mundial está na porta. Não podemos fazer feio. Vamos mobilizar!!

Fita 2008

A Paratur prepara cenário para a Feira Internacional de Turismo da Amazônia – Fita. Todos os países da Amazônia se apresentam no evento, que conta com diversos convidados de todo o mundo.
_______________________________

Sábado próximo, um novo encontro.
_______________________________

Benigna Soares

Presidente da Abrajet Pará
Assessora de Imprensa da PMB
(Belemtur / Funpapa)

Um comentário:

Anônimo disse...

Benigna, seja bem-vinda. Venha somar conosco.
Ass. José Wilson Malheiros