Powered By Blogger

2/21/2008

SUPLÊNCIA

É impressionante, como as discussões parlamentares ocorridas no inicio de 1982, estão aos poucos se tornando realidade. Lembro-me de um pronunciamento que fiz, contrário a eleição de suplente de senador, na época, não entendia como um cidadão poderia assumir um cargo tão importante no País, sem receber um único voto, nem o dele. O pior é que o escolhido, é sempre um parente próximo, exemplo; o suplente do então senador Jader Barbalho, era o seu pai, Laércio Barbalho, em outra ocasião o suplente do Helio Gueiros era o seu filho, Helio Gueiros Júnior. No Pará, dos três senadores, dois são suplentes, Flexa Ribeiro (PSDB), que assumiu no lugar do prefeito de Belém Duciomar Costa, ganhou de graça seis anos de mandato, o outro é José Nery (PSOL), recebeu de mão beijada, quatro anos da governadora Ana Júlia Carepa. Uma pergunta no mínimo curiosa: qual a representatividade que esses dois políticos tem em Brasília? Foram eleitos pelo povo paraense? Quem votou neles? Isso é uma vergonha, como diria o jornalista Boris Casoy. Após 26 anos, o Congresso voltou a discutir a necessidade de eleição também para os suplentes de senadores. Dos 81 senadores, quase 20% do plenário (15 senadores) alcançaram o salão azul do Congresso, volto a repetir, sem terem tido um voto sequer.

SAÚDE
Tomou posse, na última quarta-feira/20, a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Santarém, para o biênio 2008/2009. O Conselho Municipal de Saúde tem como atribuições a deliberação e a formulação de políticas de saúde para o município, a definição de prioridades, a fiscalização da aplicação dos recursos financeiros e o acompanhamento e a avaliação dos serviços. Para que se possa cumprir o que a Lei determina, o Conselho deve exercer o controle social do SUS. Isso significa dizer que cabe ao Conselho fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área de Saúde no Orçamento do Município. Do mesmo modo o Conselho deve exercer o controle, o planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, destinatário dos recursos a serem gastos com a saúde no município.

PROMESSA
Nossos pais já diziam, estudem meus filhos, caso contrário, no futuro, vocês vão comer o pão que o diabo amassou. Será que era uma profecia? – Não, era uma realidade que só chegaria no século XXI. Nas grandes capitais sobram vagas nas empresas e industrias, precisamos hoje de mão-de-obra qualificada, exigência do mercado atual. Aqui no Pará, estamos carente de escolas profissionalizantes, entra governo, sai governo, a oratória é a mesma, vamos construir escolas para formação profissional nas principais cidades do interior. Desde que cheguei em Santarém, há 08 anos, ouço o mesmo lari - lari, como diria o nosso Pinduca, rei do carimbó. Encontramos essa realidade nos setores da construção civil, agropecuária, mineração, siderurgia, eletricidade, hotelaria, comercio e até mesmo no setor de serviços. O que é lamentável, poucas empresas no Estado investem na qualificação profissional. Como estamos vivendo um ano eleitoral, quem sabe, se não aparece um candidato cara de pau, prometendo mais uma vez, uma escola para o nosso município. A esperança é a última que morre, e com ela, o povo brasileiro, de fome.

CAMPEÃO
Como é do conhecimento de toda população brasileira, o topo do ranking em conflitos agrários está com o Estado do Pará. A violência é mostrada freqüentemente por importantes redes de televisão em todo o Mundo. Em determinados momentos, temos a impressão que vivemos numa terra sem lei. Para muitos, corrupção e grilagem de terras virou moeda em nossa País, onde poucos ganham muito e muitos ganham pouco. Recentemente, um fazendeiro no município de Paragominas foi surpreendido por autoridades mantendo 17 trabalhadores como escravos, em situação sub humana, se alimentando de vísceras, e matando a sede com água contaminada, imagens mostradas pela Globo, Bandeirantes e Record. Será que o fazendeiro está preso? Claro que não. Acorrentados em tamanha monstruosidade, estão os trabalhadores que foram humilhados e enganados por um cidadão que só pensa em enriquecer, as custas da desgraça do próximo e quando morrer, não vai levar absolutamente nada, até porque, caixão não tem gaveta. As nossas autoridades precisam urgentemente implantar em nosso Estado, políticas públicas mais eficazes para os graves problemas das questões fundiárias, que a cada dia estão longe de serem resolvidas.

DENGUE
Apesar de estar em Brasília, o deputado federal Lira Maia (DEM-PA), está preocupado com a dengue em nosso município e já enviou ofício ao Ministro da Saúde, José Temporão, solicitando que seja enviada uma força tarefa para Santarém, reunindo os órgãos de saúde, no sentido de evitar a proliferação do mosquito Aeds Aegypti transmissor da doença. O deputado argumenta que em virtude das fortes chuvas, que aumentam nesta época do ano em nossa região e que na semana passada um tenente da Marinha e uma criança de 7 anos, faleceram de dengue hemorrágica.

HOSPITAL REGIONAL
A Secretária de Saúde do Estado, Laura Rossetti, acompanhada do vice-governador Odair Corrêa, esteve em Santarém na última quarta-feira/20, com o objetivo de organizar os serviços que estão sendo oferecidos pelo Hospital à população do Oeste do Pará. Segundo a Secretária, estão em pleno funcionamento os serviços de diagnósticos por imagem, UTI adulta e infantil, cirurgias eletivas, otorrino e fonoaudiologia, fisioterapia e clinica médica. Os outros serviços de urgência e emergência continuarão sendo realizados pelo Hospital Municipal. “Seria uma irresponsabilidade muito grande colocar o Hospital Regional para funcionar no momento, vamos aguardar, breve estaremos oferecendo tratamento para o câncer”, disse Laura Rossetti.

MOTINHAS
______________________
Através de Emenda conjunta na Lei Orçamentária de 2008, os Deputados Carlos Martins (PT), Alexandre Von (PSDB) e Antônio Rocha (PMDB), alocaram recursos financeiros destinados a pavimentação e restauração dos 10 Km iniciais da rodovia Everaldo Martins - PA 457 (Santarém-Alter-do-Chão), no valor de R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais). ●●● Vice-governador Odair Corrêa, participa nesta sexta-feira22, em Manaus (AM), de um Congresso com a participação do Ministro do trabalho, Carlos Lupi, na oportunidade, Odair apresenta a proposta para a criação do Ministério da Amazônia. ●●● Site da Câmara Municipal de Santarém está no ar. A informação é do vereador José Maria Tapajós (PMDB). Agora a população poderá reivindicar, enviar sugestões e acompanhar os trabalhos de todos os vereadores, disse o vereador.
www.camaradesantarem.pa.gov.br ●●● Av. Rui Barbosa ficou uma beleza com a operação tapa-buraco, falta a São Sebastião, uma importante via de escoamento. Com a palavra o competente secretário Peterson Diniz. ●●● Declaração divulgada pela Associação Brasileira de Imprensa (Abim), mostra 'extremada preocupação' com o conjunto de ações judiciais ajuizadas contra veículos de comunicação e jornalistas por pastores da Igreja Universal do Reino de Deus. Ainda bem que é em São Paulo. ●●● Deputado federal Zé Geraldo (PT), antecipa que as escolas técnicas profissionalizantes de Bragança, Conceição do Araguaia, Santarém, Abaetetuba e Itaituba estarão concluídas até o final de 2009. Já é um consolo. ●●● O PSDB quer definir uma aliança com Duciomar para a eleição de Belém até o final do mês. O prefeito, porém, não tem pressa, está em primeiro nas pesquisas. ●●● Vereador Valdir Matias Jr (PV), lançou esta semana seu blog – valdirmatiasjr.org – o objetivo é dar maior transparência e prestar contas de sua atuação parlamentar. ●●● Grande Jorjão está em Santarém, veio de Belém curtir alguns dias de relex na sua querida Belterra. Bem vindo companheiro. ●●● Nesta sexta-feira/22, o navio Royal Princess, de bandeira inglesa, retorna a Santarém trazendo centenas de turistas. Quando o navio chegar à cidade, será recepcionado pela Filarmônica Municipal Professor José Agostinho. ●●● Ano passado o CR anunciou com direito a Press Release o lançamento do seu cartão de crédito (Mastercard), não aconteceu. Está anunciando novamente para esta sexta-feira/22. Será novo engodo? ●●● Ufa, final de semana, nesta sexta/(22, vou curtir uma loira gelada (Nova Schin), na seresta do Fluminense, com Milton & Milena. Fui.

Nenhum comentário: