Powered By Blogger

2/06/2008

Outeiro mostra que também tem carnaval



Mais de 25 mil pessoas assistiram na noite dessa terça-feira/5, o desfile carnavalesco de blocos e escolas de samba de Caratateua/Outeiro, que inaugurou a nova pista da avenida Franklin de Menezes. Participaram do espetáculo nove agremiações, sendo seis blocos carnavalescos; “Encanto da Ilha” “Coringa do Samba”; “Gaviões do Samba”; “Arco-Íris do Outeiro” E “O Sindicato”, bicampeão, e três escolas de samba – “Raio X”, ”Estação 1ª do Samba” e “Parafuseta da Caratateua”, pentacampeão.
Apresentações - O desfile foi aberto com o Grupo do Grupo Italemi Sinavuru, do próprio Outeiro, que fez uma participação especial com coreografias, carros e adereços afro-brasileiros.
Em seguida deu-se a apresentação da Associação Carnavalesca “Encanto da Ilha”, com as cores amarelo e vermelha e 250 brincantes; “Coringa do Samba’ – Homenageou com os seus 200 componentes, a cerâmica amazônica e tapajônica através de um carro com dois vasos gigantes e tendo no alto um artesão/folião estilizado; o “Gaviões do Samba”, levou para avenida, além de três alas – uma delas com baianas – no abre alas um gavião gigantesco branco.
O bloco “Arrastão da Ilha’ criticou os políticos corruptos e desonestos, com o tema “Pega eu, que sou ladrão”. Na frente 12 jovens vestidos a caráter em preto bailavam suavemente.
De acordo com Eronildes da Conceição, presidente da agremiação, “esses rapazes bem afeiçoados, representavam os políticos almofadinhas que roubam e se mandam para os Estados Unidos vivendo nababescamente dando uma banana para o que os elegeram”. O “Arrastão’ apresentou também três alas de presidiários nas cores azul, verde e rosa; e outra ala de menores vestidos de branco, “representando o Brasil de amanhã, na esperança de se contar com políticos mãos honestos e compromissados com o povo”,
“Arco-Íris do Outeiro”, penúltimo bloco a desfilar apresentou “A Natureza é o meu lugar’, tendo como subtema ‘Sua Majestade o Carnaval’, comandado pessoalmente pelo presidente Olavo Araújo junto com 300 componentes e dois carros;A Associação Carnavalesca e Cultural “O Sindicato” - o mais novo do Outeiro e bicampeão do Carnaval - com 400 brincantes apostou nas duas maiores torcidas de Belém Paysandu e Remo com o tema “Re/Pa – Clássico-Rei da Amazônia”, de autoria do carnavalesco “Dino”.
Na comissão de frente 12 jovens bailarinas e quatro alas. uma com a uniforme do Remo e outra com a camisa do clube estilizada; o mesmo aconteceu com o Paysandu, além de duas gigantescas bandeiras das duas torcidas a hasteadas no último carro, cuja apresentação levantou o público presente, Inaldo Gonçalves, presidente do “O Sindicato”, representante do bairro da Água Boa – o segundo mais populoso do Outeiro – circulava de um lado para o outro “no afã de mostrar que na Água Boa se faz Carnaval da melhor qualidade”
Abrindo o desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Caratateua/Outeiro, apresentou-se a Associação Carnavalesca RX, com o enredo "Sol, Luz, Raça e Cor, Sou Amazônia Sou Boto Sinhô", com 450 brincantes, cinco alas e dois carros, um deles com enorme arara azul móvel e reluzente, numa criação de Paulo Pimentel.
O Grêmio Recreativo Beneficente e Cultural “Estação 1ª do Samba”, tendo o dirigente Fernando Pastana (SAM), foi o seguindo a se apresentar. Lindo, maravilhoso e cadenciado – de acordo com os espectadores ouvidos ao longo da avenida, Seus 480 brincantes defenderam o enredo “Conta de Fadas. Um sonho” com seis alas e seis carros magnificamente ornamentados.
Final - Walcyr da Silva Monteiro - sociólogo, professor, escritor, folclorista e jornalista e membro de várias entidades culturais e da Academia Paraense de Jornalismo (foto) usando traje branco brilhante, no alto de um carro cercado de livros, abriu o desfile da última escola de samba da noite - o Grêmio Beneficente, Cultural, Recreativo e Carnavalesco “Parafuseta de Caratateua – bicampeão do Carnaval Caratateuense. A agremiação apresentou o enredo “Walcyr Monteiro, Lendas, Mitos e Assombrações”.
Dois carros com ricas fantasias, seis alas, 500 brincantes, a porta-bandeira Anne, o Mestre Sala Baeti, o Porta Estandarte Edimar Leandro, e o samba defendido pelo jornalista, cantor, poeta e compositor Messias Lyra, além dos 60 integrantes da bateria, comandado pelo Mestre Leandro ajudaram a apresentar o enredo. Por minutos a“Parafuseta” fez com o publico da avenida Franklin de Menezes mergulhasse no mundo do sobrenatural.
Nota 10 - Heitor Pinheiro, presidente da Fumbel aprovou a nova passarela do samba do Outeiro: “Foi uma excelente atitude do administrador Elinaldo Ferreira junto com os carnavalescos do Outeiro” (…) “O público – nosso alvo principal – foi o mais beneficiado: ganhou mais espaço, mais conforto no deslocamento do ir e vir; assim como as agremiações que ganharam mais espaço tanto na concentração como na dispersão” (…) ‘Quero me congratular com os carnavalescos outeirenses pelo avanço”. O Desfile Carnavalesco do Outeiro foi prestigiado por Gizele Amoras – “Rainha das Baterias das Escolas de Samba de Belém’ – eleita no passado dia 27 de janeiro no concurso realizado pela Fumbel no Largo da Sé. Gizele representou a Escola de Samba Unidos da Baixada, de Icoaraci.
Também José Croelhas, Agente Distrital de Icoaraci, e sua esposa Juliana, se fizeram presentes,
O Desfile de Carnaval de Caratateua, em nova pista, começou bem. Segundo a Defesa Civil – que atuou com 26 voluntários, entre paramédicos e socorristas, nas quase dez horas de realização, só atendeu três casos, sem gravidade.(A.F.)

Nenhum comentário: