Powered By Blogger

2/24/2008

Coluna do HP



Corpo sarado. Obesidade Mórbida. Dietas


O que você leu aí em cima, são frases que estão na ordem do dia. Aqui no Brasil, é grande o número de pessoas obesas o que causa uma certa apreensão por parte das autoridades sanitárias; mas estamos longe de alcançar os Estados Unidos, o país mais avançado do mundo, que detém o maior número de obesos do planeta.
Comenta-se que o americano está inserido neste contexto por causa da irregularidade nos horários das refeções, e valendo-se do “fast food”, alimentação rápida a base sanduíches carregados nos condimentos como kathchups, maionese, e outros. O bacon também tem grande atrativo para os yankes.
Aqui no Brasil, nossos jovens estão atentos e tentando fugir do sobre peso e entrando a todo vapor nas academias de ginástica. Mas será que esta sería a melhor solução? Não faríamos melhor negócio com uma reeducação alimentar, exercícios leves (caminhar, nadar), aumentar o consumo de frutas e legumes e diminuindo os carboidratos? São perguntas não tão fáceis de responder, porque existem casos diferenciados para a implantação de uma dieta (palavra que está na atualidade, mas que remonta os tempos bem antigos.
Ela nasceu na Grécia, onde se cultuava o corpo esbelto, e que deriva da palavra diaita – modo de viver). Pois bem, noticia-se e denuncia-se no sul do país, que pessoas bem jovens e com peso ideal, querem mesmo reduzir suas medidas e estão na fila para fazer a cirurgia de redução estomacal. Médicos especialistas condenam a prática porque a operação’’ é recomendada para quem realmente necessita, além de ser um procedimento de alto risco. Nutricionistas aconselham que os pais devam ter consciência, para que desde o berço proporcionem uma alimentação saudável para seus bebês, não tranformando-os em criança gordinhas e futuros adultos obesos e doentes.

Haja
Paz, sempre.


Nenhum comentário: